Opções de candidatura vs média

InêsFranco99

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2017
Olá!
Vou agora candidatar-me à 2a fase de candidatura, dado que não me pude candidatar à 1a.

As minhas primeira e segunda opções são cursos cuja média de acesso é superior à minha média de candidatura, mas são mesmo os cursos que eu desejo. As minhas 3a,4a e 5a opção são cursos cuja média de entrada é-me acessível.

A minha dúvida é: Eu sou prejudicada se puser em primeiras opções cursos que me são um pouco inalcançáveis, mas que são os cursos que quero mesmo e só depois colocar cursos para os quais tenho média e que prefiro menos?

E, se eu me candidatar em 2a opção a um curso com uma média pessoal elevada, "passo à frente"de alguém que tenha colocado esse mesmo curso em 1a opção, mas com uma média mais baixa do que a minha?

Obrigada!

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESEC
Olá!
Vou agora candidatar-me à 2a fase de candidatura, dado que não me pude candidatar à 1a.

As minhas primeira e segunda opções são cursos cuja média de acesso é superior à minha média de candidatura, mas são mesmo os cursos que eu desejo. As minhas 3a,4a e 5a opção são cursos cuja média de entrada é-me acessível.

A minha dúvida é: Eu sou prejudicada se puser em primeiras opções cursos que me são um pouco inalcançáveis, mas que são os cursos que quero mesmo e só depois colocar cursos para os quais tenho média e que prefiro menos?

E, se eu me candidatar em 2a opção a um curso com uma média pessoal elevada, "passo à frente"de alguém que tenha colocado esse mesmo curso em 1a opção, mas com uma média mais baixa do que a minha?

Obrigada!
Não és prejudicada de todo na ordem que colocas as tuas opções se não estiveres a usufruir da preferência regional, caso não seja esse o caso, não fará diferença a ordem das tuas escolhas.

Sim, se tiveres uma média mais elevada que outra pessoa não importa se é a tua primeira ou última opção "passas à frente" da pessoa mesmo que esta tenha colocado o curso na sua primeira opção :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Não és prejudicada de todo na ordem que colocas as tuas opções se não estiveres a usufruir da preferência regional, caso não seja esse o caso, não fará diferença a ordem das tuas escolhas.
Na 2ª e 3ª fases de candidaturas já não há preferências e contingentes especiais, nomeadamente a regional.

• Like
Reactions: Jessica P. M.
Matrícula
22 Junho 2016
Na 2ª e 3ª fases de candidaturas já não há preferências e contingentes especiais, nomeadamente a regional.
Olá. Para o ano quero concorrer para Medicina mas quero ficar na Madeira (sou da Madeira) e gostava de saber se quem é da Madeira e quer ficar cá usufrui do contingente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @catarina vieira77777
Olá. Para o ano quero concorrer para Medicina mas quero ficar na Madeira (sou da Madeira) e gostava de saber se quem é da Madeira e quer ficar cá usufrui do contingente?
Não, mas tens algo melhor: a preferência regional. 50% das vagas na Madeira estão reservadas para alunos da RAM.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Bea M Soares Como organizar as opções de candidatura quando não se tem uma média extraordinária? Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Escolha das opções na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 7
Ritacatitalimaleite Candidatura e opções Concurso Nacional e Locais - Público 0
S Organização das opções de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 4
Sofiav As opções de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 72
S Engano na ordem das opções de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
Catarina Tomás 6 opções na candidatura online Concurso Nacional e Locais - Público 94
Mara Mota Qual devo colocar em primeiro nas opções de cursos? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Zé :D Opções para um licenciado em Línguas Aplicadas/LLE Humanidades, Secretariado e Tradução 0
Ana Daniela Branco Quais vão ser as vossas opções? 2020/2021 Candidatos 2020/2021 173
B UMinho Preciso de ajuda nas minhas 6 opções!! Uminho Universidade do Minho 6
Leonardo Camargo Ferreira FLUP e Sociologia - opções Humanidades, Secretariado e Tradução 21
themimi Quais são as vossas 6 opções? 2019/2020 Candidatos 2019/2020 161
A Opções para concluir módulos do curso profissional Ensino Secundário 1
P Duvida sobre as opções Concurso Nacional e Locais - Público 13
L Opções de mestrado Ensino Superior 4
C Conflito entre Opções de Ingresso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
Marco L. Quais são as vossas 6 opções? (2018/2019) Candidatos 2018/2019 382
S Opções par instituição/curso Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Más opções Ensino Secundário 18
Catarinaam UMinho Como escolher opções mestrado Universidade do Minho 0
F opções livres e condicionadas Ensino Superior 0
D Quais as vossas 6 opções? (2017-2018) Candidatos 2017/2018 890
D Opções de 12º ano - Línguas e Humanidades Ensino Secundário 11
Kappa Truque para escolheres infinitas faculdades nas opções Arquivo 2
D Indecisão quanto a opções - Engenharia Biomédica Arquivo 1
Filipa Teixeira Ano Zero ou que tipo de outras opções? Ensino Superior 20
G Pré-candidatura Candidatos 2020/2021 0
M medias e notas de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
Yuut Candidatura Ano letivo 2020/2021 Candidatos 2020/2021 2
C Notas e médias para Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Concurso Nacional e Locais - Público 0
S Candidatura a vários cursos Concurso Nacional e Locais - Público 2
joaovicente Candidatura a novo curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
P Recibo de candidatura DGES como substituto da Ficha ENES? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
DiogoQueiros Candidatura ESEP 2020/2021 Candidatos 2020/2021 4
C Candidatura a Nova Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 1
Rainbow Dash Candidatura Concursos Institucionais – Privado 1
S Candidatura Online e Pré-requisito E Pré-Requisitos 4
C ISCAP Candidatura Mestrado Instituto Politécnico do Porto 0
S Média da Candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 4
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 9
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 25
E Candidatura a titular de ensino superior + realização dos exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
Carlos_Costa Nota de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 2
V Candidatura ao Ensino Superior com SAT Concurso Nacional e Locais - Público 0
M Média de candidatura ao Ensino Superior Estrangeiro - Inglaterra Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1