Opinião sobre cursos

Filipan21

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2021
Olá!
Estou indecisa entre seguir estudos clássicos ou direito na FDUC.
Sempre quis seguir direito, pois é algo que gosto, mas às vezes ouço certas coisas de estudantes nesse curso que me fazem recuar nesta decisão e penso se realmente Direito seria o melhor curso para mim e se iria ser feliz em exercer algo ligado a essa área.
Vi o curso de estudos clássicos e sempre me interessei bastante pela antiguidade clássica e em vários aspetos nesse campo, mas sempre levei apenas por um lado de "gosto" e não como algo que pudesse seguir na Universidade, visto que achava que queria realmente Direito.
Estou indecisa entre esses dois cursos, se me pudessem dar uma opinião sobre um deles (por exemplo) agradecia.

Solução
Olá!
Sempre quis seguir direito, pois é algo que gosto, mas às vezes ouço certas coisas de estudantes nesse curso que me fazem recuar nesta decisão e penso se realmente Direito seria o melhor curso para mim e se iria ser feliz em exercer algo ligado a essa área.
Vi o curso de estudos clássicos e sempre me interessei bastante pela antiguidade clássica e em vários aspetos nesse campo, mas sempre levei apenas por um lado de "gosto" e não como algo que pudesse seguir na Universidade, visto que achava que queria realmente Direito.
Estou indecisa entre esses dois cursos, se me pudessem dar uma opinião sobre um deles (por exemplo) agradecia.
Olá, Filipa! Não frequentei...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!
Olá, Filipa! Não frequentei nenhum desses cursos, pelo que a informação que te vou passar é de conhecimento de colegas meus que andaram num ou noutro desses cursos (conheço pessoas tanto que foram para Direito como para Estudos Clássicos). A opinião geral é que, entre os dois cursos, Direito acaba por ser aquele que tem maior flexibilidade nas saídas profissionais. Há uma panóplia enorme de funções que podes desempenhar com um curso de Direito, muito para além da advocacia. Quanto a Estudos Clássicos, é um curso mais restrito e não oferece tanta diversidade de saídas profissionais, o que não faz dele necessariamente um curso inferior a Direito, de todo. Conheço algumas pessoas na área e, infelizmente, apesar das coisas estarem lentamente a melhorar, não é uma área muito recompensadora. Acompanho com frequência artigos escritos por um professor da FLUL da área, os artigos já têm uns anos mas são bastante informativos para saberes como tem andado a investigação na área: A Fundação para a Ciência e a Tecnologia e os Estudos Clássicos O triunfo da incompetência: a avaliação dos Estudos Clássicos em Portugal

Espero que ajude!

• Like
Reactions: Filipan21
Solução

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Curso
Línguas Modernas
olá! não sei o que ouviste de direito, mas a experiência dos outros não necessariamente será a tua.
concordo com a ariana em relação às saídas, se isso for algo no qual te queres focar. infelizmente, estudos clássicos vai-te condicionar um bom bocado nessa questão... entretanto, se for realmente acho que gostas, podes sempre tirar licenciatura + mestrado, duas licenciaturas ou simplesmente calhares de ter sorte. é tudo um bocado vago, no final.
sugiro que fales com pessoal já formado ou assistas vídeos sobre as saídas de direito para veres se te encontras nalguma. não deixes que opiniões alheias te impeçam de seguir aquilo que sempre quiseste, se ainda achas que é algo que te faria feliz, e se realmente foi só isso a fazer-te reconsiderar.
eu tive algumas cadeiras em comum com estudos clássicos e conheci gente no curso. lembro-me que as aulas de latim deles eram enormes 🤣 acho um curso bastante interessante, mas tudo depende mesmo das tuas pretensões em relação a universidade e mercado de trabalho.
boa sorte!

pancakes

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá!
Ola! Estudo direito na fduc e vou dar a minha opinião. Subscrevo tudo o que as outras pessoas já disseram, direito tem de facto mais saídas profissionais e abre-te mais portas. Para além disso, se direito é realmente a tua paixão, não acho que deves desistir da ideia somente porque muita gente faz certo tipo de comentários sobre a faculdade.
Eu sou bastante crítica da minha faculdade, e se fosse hoje se calhar teria feito uma escolha diferente no que diz respeito à instituição. No entanto, sei que quero direito e faço o sacrifício de suportar coisas de que não gosto tanto para poder tirar o curso que quero. Percebo os teus receios, e é normal que os tenhas, mas também tens de pensar que nem toda a gente é igual, métodos que podem não funcionar para algumas pessoas, se calhar até funcionam para ti. E a verdade é que uma grande maioria das pessoas acaba o curso, independentemente da sua exigência. Posto isto, penso que não deves basear a tua escolha nos comentários que vais ouvindo dos estudantes, e sim naquilo que tu queres. Claro que é importante ouvirmos opinioes, mas também devemos saber filtrar a informação e separar os factos ( o funcionamento das aulas, professores, metodologias, programa, etc ) das opiniões ( dizerem “o ensino é péssimo” mas não fundamentarem não é uma ajuda prestável, por exemplo).
Em relação ao curso de direito em si, foi como já disserem e subscrevi inicialmente, abre-te imensas portas. Tens toda uma panóplia de áreas a serem estudadas no ramo do direito e não só, com uma licenciatura em direito também podes tirar mestrado nalgumas áreas transversais.
Se tiveres mais alguma questão concreta sobre o curso na fduc, posso ajudar :)

• Like
Reactions: Filipan21
Matrícula
27 Junho 2020
Olá, boa noite, alguém que me tire estas dúvidas, por favor!
- O que muda agora com a nova lei em relação à exigência dos Mestrados na entrada da Ordem?
-Quantos anos são precisos para se completar um mestrado em Direito na FDUC?
-Qual o valor das propinas num Mestrado?