Opinião sobre universidades

Cr18

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2021
Olá! Pretendo ingressar numa universidade porém não só o curso é importante mas também o sítio, ambiente, dificuldade, etc..

Estou hesitando entre as universidades de Aveiro, Porto e Coimbra. Poderiam falar sobre vossas opiniões/experiências sobre estas?

Ouço muito falar que a uni do Porto é mais dificil, que os stores são mais exigentes e severos, sabendo que também as notas/médias pra entrar lá são altíssimas (não sei se também é por isso). Deverei então preferir uma uni mais razoável?

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá! Pretendo ingressar numa universidade porém não só o curso é importante mas também o sítio, ambiente, dificuldade, etc..

Estou hesitando entre as universidades de Aveiro, Porto e Coimbra. Poderiam falar sobre vossas opiniões/experiências sobre estas?

Ouço muito falar que a uni do Porto é mais dificil, que os stores são mais exigentes e severos, sabendo que também as notas/médias pra entrar lá são altíssimas (não sei se também é por isso). Deverei então preferir uma uni mais razoável?
Olá! Dentro de cada universidade, há várias faculdades muito diferentes entre si (e depois cursos diferentes também), pelo que acho que não faz muito sentido generalizar uma universidade inteira.

As médias no Porto costumam ser mais altas por diversas razões, que não são de todo indicativas da qualidade ou dificuldade dos cursos.

Acho que seria mais fácil ajudar-te sabendo para que curso/área pretendes ir. Mas posso dizer-te que estou na UPorto e não sinto que o curso seja menos "razoável" do que seria noutra universidade. Gosto muito de cá estar. :)

• Like
Reactions: Cr18

Cr18

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2021
Olá! Dentro de cada universidade, há várias faculdades muito diferentes entre si (e depois cursos diferentes também), pelo que acho que não faz muito sentido generalizar uma universidade inteira.

As médias no Porto costumam ser mais altas por diversas razões, que não são de todo indicativas da qualidade ou dificuldade dos cursos.

Acho que seria mais fácil ajudar-te sabendo para que curso/área pretendes ir. Mas posso dizer-te que estou na UPorto e não sinto que o curso seja menos "razoável" do que seria noutra universidade. Gosto muito de cá estar. :)

Obrigado pela resposta, bem ainda não está certo no que irei pois dependerá de vários fatores mas pela minha intenção tendo ir para eng. Informática ou economia
Dizia mais razoável em outras secalhar, mas no sentido da dificuldade (por causa de stores, exigências e assim)

• Like
Reactions: Blasty

joaomonteir0

Membro
Matrícula
1 Junho 2018
Curso
Engenharia de Computadores e Telemática
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá, durante o último ano letivo fui caloiro na universidade de Aveiro e posso te dizer que a adaptação foi fácil. Não sou uma pessoa de falar muito ou fazer amizades com facilidade, mas, pelo menos entre os cursos do meu departamento, foi fácil conhecer as pessoas pois o ambiente académico é muito agradável. Aqui temos também os núcleos de cada curso que também são uma grande ajuda para conhecer pessoas. Sobre as aulas, todos os meus professores eram bastante acessíveis e tolerantes. Sobre a dificuldade, depende de ti. Se tiveres atento nas aulas e tirares dúvidas, deves fazer tudo sem muitos problemas (eu não sou assim, mas recomendo). Por fim, o campus é grande, mas não há nenhum problema em te orientares lá dentro pois está tudo bem localizado.
Não sei o que te posso dizer mais, a universidade de Aveiro é uma das melhores academias do país e está em constante ascensão nos rankings europeus, então, se tiver aqui um curso que gostes, provavelmente recomendo-te a UA. Qualquer dúvida pergunta.

• Like

Rodry

Membro
Matrícula
4 Dezembro 2018

no ultimo ano fui caloiro em coimbra e olha recomendo- te imenso coimbra, o nome de cidade dos estudantes não é atoa, claro que não posso generalizar porque cada universidade é diferente e também depende de stores mas uma coisa que te digo é que na minha opinião coimbra tem excelentes universidades e do que te posso dizer o clima entre caloiros e estudantes é sempre muito acolhedor.

• Like