Católica Opiniões Direito Católica Lisboa

Maria Menéres

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2022
Olá! Quero seguir Direito mas estou bastante indecisa entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, logo gostava de ler algumas opiniões e/ou experiências sobre estudar Direito na Católica! Obrigada :)

Sou aluno da Católica, vou agora para o 2.º ano.
Até agora tem sido uma experiência excelente. Embora seja um ambiente mais "elitista" - uma grande diferença face à FDL -, por a maioira da malta vir de famílias de classe média/média-alta para cima, a integração é fácil, seja através de eventos da Associação de estudantes, seja graças à praxe.
Existe uma certa proximidade entre alunos e professores (são super prestáveis e acessíveis, salvo raras exceções), ao contrário do que alguns dizem da FDL, em que há um abismo gigante entre estudantes e o corpo docente. Também não temos os mesmos problemas que a FDL parece ter, relacionados com teto de notas, notas por comparação, ou assédio. As nossas queixas, comparadas com as de alunos de outras faculdades, são quase cómicas.
A exigência é considerável, especialmente a partir do 2º semestre. Existe uma grande variedade de cadeiras optativas - maior que na FDL -, e em termos de internacionalização, a Católica também é melhor: do que me lembro, a FDL restringe-se ao Erasmus, enquanto a Católica vai muito para lá disso (América, Israel, China...). Mas não te deixes enganar, fazer um semestre no estrangeiro aparenta ser difícil: é necessário apresentar bastantes documentos, e a Católica não tem equivalências às cadeiras obrigatórias (em suma, vais ter de repetir um semestre).

No fim, tanto a Católica como a FDL são excelentes opções; a grande desvantagem da Católica são as propinas (400 a 500€), algo colmatado em parte pelas Bolsas de Mérito. Eu tinha média para ambas, e não estou nada arrependido de ter escolhido a Católica. Mas com o conhecimento que tinha na altura, se não tivesse Bolsa de Mérito, provavelmente teria ido para a FDL.
Obrigada pela tua resposta!
Eu, se optar pela católica, tenho a isenção total das propinas no primeiro ano. Achas que é muito difícil manter a bolsa para o ano seguinte? Caso estejas confortável, podes falar-me do teu caso?
Tudo o que disseste são aspetos que me motivam bastante a ir para a católica, mas a verdade é que visitei a fdul e tive bastante interesse em estudar lá, a única coisa que me deixa de pé atrás são todas as injustiças e fico contente por na católica não ser esse o caso.
Resumindo, dirias que estudar na católica é, então, um bom investimento?

Obrigada pela tua resposta!
Eu, se optar pela católica, tenho a isenção total das propinas no primeiro ano. Achas que é muito difícil manter a bolsa para o ano seguinte? Caso estejas confortável, podes falar-me do teu caso?
Tudo o que disseste são aspetos que me motivam bastante a ir para a católica, mas a verdade é que visitei a fdul e tive bastante interesse em estudar lá, a única coisa que me deixa de pé atrás são todas as injustiças e fico contente por na católica não ser esse o caso.
Resumindo, dirias que estudar na católica é, então, um bom investimento?
Olá, vou decidir este ano se vou para a Católica ou para a FDUL. Sempre chegastes a ir para a Católica? Se sim, arrependestes-te ou achas que fizestes uma boa escolha?
A FDUL parece-me ser uma excelente escolha, mas o ensino lá parece-me completamente atrasado para a atualidade, mas o nome da faculdade é forte. Foi visitar a faculdade no outro dia e devo reconhecer que é imponente de facto. Mas a Católica realmente prepara para o mercado, nacional e internacional. Gosto de facto de existirem imensas disciplinas opcionais.
Uma coisa que não posso aceitar é um mau ambiente. Acho que para terminar um curso superior, ainda por cima Direito, é preciso mesmo gostar da faculdade e das pessoas (colegas e professores). E, sendo sincero, aquilo que menos estou disposto a tolerar são atitudes de arrogância ou superioridade. Não me refiro a estilos de vida ou posses, mas sim a comportamentos típicos de “meninos mimados”, que acham que estão acima dos outros. Levar com esse tipo de postura durante quatro anos constantemente, cinco dias por semana, acredito que seria algo que me ia desgastar eventualmente.

Preciso de ajuda, por favor. Estou muito interessada na católica mas estou com receio quanto ao ambiente. Dizem que é muito eletista. Sonho com a licenciatura em Psicologia, mas também quero ser feliz na universidade. É mesmo verdade que o ambiente é tóxico para quem não pertence às ditas classes média/alta?

A FDUL parece-me ser uma excelente escolha, mas o ensino lá parece-me completamente atrasado para a atualidade
Olá. Deixa me só discordar quanto a este ponto. O currículo da FDUL altera-se, tal como o de todas as outras faculdades e atualmente, tens um currículo abrangente e moderno com abertura para todas as vertentes do Direito.

Só não tens cadeiras em inglês e estrangeirismos desse tipo (nem na FDUL nem na FDUC) por serem instituições viradas para o Direito Português (daí serem aquelas de onde vieram os melhores juristas nacionais).

Quanto ao mau ambiente, sou honesto, está em todas as faculdades. A minha experiência na FDUL foi muito positiva quanto a isso mas se perguntares a outros, de certeza que alguns te vão dizer que foi horrível.

Tenho uma amiga que estuda Ciência Política e RI na Católica e diz que esse estigma de ter um ambiente elitista e com más relações entre alunos é verdadeiro, mas não faço ideia porque não estudo lá, não te consigo dizer.

Olá. Deixa me só discordar quanto a este ponto. O currículo
Boas, as médias subiram imenso nas listas do últimos colocados nas universidades que saiu ontem (deram leak), não sei se é verdadeira ou não.. amanhã vão sair os resultados oficiais. Qualquer das maneiras, tudo indica que não consegui entrar na FDUL na 1º fase.

Se não entrar não fico propriamente infeliz com o resultado. O Direito na Católica parece-me uma excelente opção.

Tenho conhecidos na Faculdade de Medicina da Católica, e são as pessoas mais simpáticas, humildes e humanas que conheço. Espero encontrar pessoas assim na Católica em Lisboa.

Tenho a sensação que seria mais fácil fazer amigos na FDUL. Vamos ver... Mas estou feliz por ter entrado em Direito numa boa universidade.

Preciso de ajuda, por favor. Estou muito interessada na católica mas estou com receio quanto ao ambiente. Dizem que é muito eletista. Sonho com a licenciatura em Psicologia, mas também quero ser feliz na universidade. É mesmo verdade que o ambiente é tóxico para quem não pertence às ditas classes média/alta?
Eu tambem entrei para psicologia na catolica
Post automatically merged:

Tambem vou entrar este ano em psicologia na catolica nao conheço ninguem para poder ter opiniao sobre o ambiente

Última edição:

Eu tambem entrei para psicologia na catolica
Post automatically merged:

Tambem vou entrar este ano em psicologia na catolica nao conheço ninguem para poder ter opiniao sobre o ambiente
Também queria estudar psicologia na católica. Sabes +/- qual é a nota de ingresso do último colocado? Ou então quanto foi a tua nota de ingresso, já que entraste. Obrigada

Também queria estudar psicologia na católica. Sabes +/- qual é a nota de ingresso do último colocado? Ou então quanto foi a tua nota de ingresso, já que entraste. Obrigada
Nós alunos nao temos essa informaçao da nota do ultimo colocado mas acho que devias tentar ate porque este ano está tudo muito diferente com as novas regras de candidatura.