🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Boas, Eu não andei no ESEP nem enfermagem.
Contudo namorei com uma pessoa formada no ESEP em Enfermagem.
Segundo ela é uma universidade muito exigente e rigorosa. Formou-se em 4 anos e meio, porque não era bem aquilo que ela queria. E pressão e stress fez com que ela desistisse de um estágio.
Acabou por se formar em enfermagem no inicio de 2022 e ir para um hospital em Gaia primeiramente e depois mais tarde foi aceite no hospital de S.João. Ficou lá 1ºano e saiu, mudando de área.
No final do curso muita gente desistiu da área (ganha-se mal e é capaz de se fazer 16 horas seguidas).
Se queres ir para Enfermagem tens que gostar mesmo... ou então com visão para ir para fora um dia.
Enfermagem é algo que sempre quis , no entanto estou com muitas duvidas onde me candidatar ,sempre pensei que não conseguiria media suficiente para entrar em enfermagem no Porto ,por isso as minhas opções sempre foram em Aveiro ou Vila Real ,entretanto consegui a media suficiente , mas pelo que entendi a ESEP é muito teórica e exigente , já nas outras que referi os primeiros anos são logo muito práticos. Acham que em aveiro ou vila real o curso é menos exigente ?
Boas, Eu não andei no ESEP nem enfermagem.
Contudo namorei com uma pessoa formada no ESEP em Enfermagem.
Segundo ela é uma universidade muito exigente e rigorosa. Formou-se em 4 anos e meio, porque não era bem aquilo que ela queria. E pressão e stress fez com que ela desistisse de um estágio.
Acabou por se formar em enfermagem no inicio de 2022 e ir para um hospital em Gaia primeiramente e depois mais tarde foi aceite no hospital de S.João. Ficou lá 1ºano e saiu, mudando de área.
No final do curso muita gente desistiu da área (ganha-se mal e é capaz de se fazer 16 horas seguidas).
Se queres ir para Enfermagem tens que gostar mesmo... ou então com visão para ir para fora um dia.
Enfermagem é algo que sempre quis , no entanto estou com muitas duvidas onde me candidatar ,sempre pensei que não conseguiria media suficiente para entrar em enfermagem no Porto ,por isso as minhas opções sempre foram em Aveiro ou Vila Real ,entretanto consegui a media suficiente , mas pelo que entendi a ESEP é muito teórica e exigente , já nas outras que referi os primeiros anos são logo muito práticos. Acham que em aveiro ou vila real o curso é menos exigente ?
Aloo,
Eu sou estudante de saúde (não de enfermagem) e digo-te que qualquer profissão na área da saúde é exigente, tanto o trabalho como o/a licenciatura/mestrado wtv. Não sei como são as exigências de cada faculdade que referiste, mas creio que quanto maior a exigência, maior a preparação que tens para o mercado de trabalho. Mas acho que não deves selecionar uma faculdade apenas por um fator, quando fui eu, para além de querer uma faculdade que me desse boas bases para o futuro, procurei por sítios não muito longe da minha área de residência, mas também não muito perto uma vez que quis ter alguma independência e autonomia e também tive sempre em conta o custo de vida.
Não tenhas medo da exigência, parece um bicho de 7 cabeças agora, mas vais ver que no futuro vais agradecer por teres encarado isso desde cedo.
Boa sorte e se tiveres dúvidas manda mensagem <3
Post automatically merged:
Olá! Candidatei-me na ESEP este ano e tenho uma dúvida em relação aos horários das aulas. Li que os horários são atribuídos aleatoriamente na altura das matrículas (tanto posso ficar de manhã como de tarde) e a minha dúvida era se eu por acaso poderia trocar nessa altura o horário. Imagina, ficava com o horário da tarde mas queria trocar para o de manhã…É possível ? Obrigada !
Olá! Candidatei-me na ESEP este ano e tenho uma dúvida em relação aos horários das aulas. Li que os horários são atribuídos aleatoriamente na altura das matrículas (tanto posso ficar de manhã como de tarde) e a minha dúvida era se eu por acaso poderia trocar nessa altura o horário. Imagina, ficava com o horário da tarde mas queria trocar para o de manhã…É possível ? Obrigada !
Olá, sim é possível, contudo tens de arranjar outro aluno que tenha o horário contrario ao teu para poderes fazer a permuta. Por exemplo se fores de tarde e quiseres ir para o horário da manha tens de fazer permuta com alguém que seja da manha e queira ir para a tarde.
Sinceramente sou neste momento aluna da esep porém estou a pensar mudar seriamente pois não estou achar que tenho uma experiência positiva pelo contrário a minha experiência é bastante negativa os 2 primeiros anos (que são teóricos) vais fazendo porém quando começam os estágios as coisas complicam bastante mas bastante mesmo eu apanhei professores completamente insanos e sinceramente nada agradáveis nos 2 primeiros anos porém quando cheguei aos estágios é que vi muita realidade péssima lá está tanto a nível de professores como de locais de estagio foi mal tratada diversas verses em situações diferentes por todos tanto enf tutores, como por professores tutores sem contar que quando tentava tirar duvidas as vezes parecia mais uma ofensa e alguns deles nem respondiam mandavam-me pesquisar o que era estupido porque se estava a perguntar é porque pesquisei antes e não encontrei... em geral eles não te tratam como se fosses aluno mas sim como já fosses profissional quando não és, sem contar que passas os 2 primeiros anos a dar teórica mas não aprendes praticamente nada do que de verdade precisas para a realidade de trabalho, sem contar que além de dares as horas que estágio que são sempre entre 6h/8h/13h por dia dependendo do local de estagio (ucc, ucci, hospital, etc...) eles ainda te enchem de trabalhos de pesquisa para fazeres e ainda mais um relatório que a meu ver é complexo numa plataforma própria da esep que exige muito de ti também, ou seja não tens tempo para nada porque fazes turnos nos estágios, chegas a casa e ainda tens muito trabalho para fazer é horrível e se fores deslocado e fores e vieres todos os dias ou até fores trabalhador estudante isso ainda te entala mais até não poderes mais....sem contar que podes calhar em qualquer lado do porto e se não tiveres carro próprio e dependeres de transportes públicos ainda pior porque vais demorar ainda mais a ir para os locais e a chegar a casa depois dos turnos. Depois eles tem um fator importante que é se não tiveres nota positiva nesse relativo feito na tal plataforma deles especial apenas da esep chumbas a estágio mesmo que tires alta nota no estagio em si porque sim eles dividem as coisas ou seja tens 2 notas que depois se juntam e formam uma nota só . Para quem pretende ir para a esep tem de pensar muito bem aquilo é engraçado la esta 2 nos primeiros anos e mesmo assim precisas de sorte porém depois disso é de matar literalmente ou és uma pessoa muito decidida, organizada que tens todo o tempo do mundo e mais algum que estas disposto a aturar muitas atitudes questionais e a viveres 100% para o curso acredito que te corra bem porem se isso não for a tua realidade aconselho a analisem bem o que querem fazer mas lá está não é por a minha experiência ser assim que vai ser todas assim não é! mas é algo a considerar e a pensar bastante bem. Sei que tem pessoal a falar mundos e fundos da esep porem a realidade é que a esep e cheia de pessoas (alunos) com problemas mentais derivados a pressão do curso a exigência absurda e a falta de noção e volto a repetir a falta de consideração e atitudes muito questionáveis de pessoas que la trabalham (professores e afins).
Eu nao acho que as poucas coisas boas da esep sobressaiam em relação a quantidade de coisas más que la tem. Foi para lá iludida pela fama que a esep tem e tudo mais porém se hoje em dia pudesse voltar atras nunca teria entrado lá ou então no final do meu 2º ano teria trocado porém ainda vou a tempo e como disse gostaria de mudar. A esep tem muito boa fama porem eu ainda hoje nao entendo o porque disso além que acredito que essa fama esteja em decadência pois de profissionais que tenho contacto tanto dentro como fora da área da enfermagem as pessoas já tem a noção do que nos últimos anos se anda a passar dentro da esep e ja ouvi muitas vezes "coitada anda la" ou "tadinha sei que não é facil" ou "tu consegues mas e complicado" ou "infelizmente sei como é porem eles não mudam" entre outras diversas frases. Porém repito não e por eu ter esta experiencia e vivências que é sempre com vcs vai ser assim porem la esta quero deixar claro o que acontece muito também.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.