Opiniões sobre o curso de Línguas, Literaturas e Culturas

ines.pds.bettencourt

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2025
Olá!
Gostava de saber a vossa opinião sobre o curso de Línguas, Literaturas e Culturas.
É um curso muito difícil ou cansativo a nível de leituras, trabalhos e avaliações? A carga teórica é muito pesada?
Também gostava de saber se acham que é um bom curso para quem pensa em seguir a área da educação mais tarde.
Acham que vale a pena? Há boas oportunidades depois do curso?
Obrigada a quem puder partilhar a sua experiência ou opinião!

Olá!
Gostava de saber a vossa opinião sobre o curso de Línguas, Literaturas e Culturas.
É um curso muito difícil ou cansativo a nível de leituras, trabalhos e avaliações? A carga teórica é muito pesada?
Também gostava de saber se acham que é um bom curso para quem pensa em seguir a área da educação mais tarde.
Acham que vale a pena? Há boas oportunidades depois do curso?
Obrigada a quem puder partilhar a sua experiência ou opinião!
Olá, Ines!!

Não frequentei esse curso, mas conheço bastantes pessoas que fizeram esse percurso. Tanto quanto sei, tal como a generalidade dos cursos de Letras, as cadeiras vão exigir que faças leituras, mas na minha opinião não é particularmente cansativo. Todos os semestres terás cadeiras com programas definidos e os professores costumam indicar as leituras que dão especial atenção e em que alturas as deves fazer. São cursos maioritariamente bastante teóricos, mas que se traduzem em testes e trabalhos, pelo que não acho que exista um grande choque ao que provavelmente já estás familiarizada.

Eu diria que é um curso indicado para o percurso de educação se o teu interesse for ser professora do 3º ciclo e Ensino Secundário, particularmente das disciplinas de PT e línguas estrangeiras. Se o teu interesse for outros ciclos ou outras disciplinas, outros cursos são mais indicados.

Quanto a oportunidades, o mercado de trabalho está um pouco desconexo do curso, pelo que é muito difícil averiguar que opoertunidades terás porque conheço tanto pessoas que acabaram por ser hospedeiras de bordo, como gente que está a trabalhar na área de tradução e outros a dar aulas.

Espero que ajude :)

• Like
Reactions: davis