Optar entre dois exames nacionais - em que circunstancias?

anamartav16

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2017
Boa tarde! Gostaria de saber em que circunstancias se pode optar entre dois exames nacionais. Estou no 12º ano de Artes e tenho o exame de Geometria Descritiva por fazer. Terminei a disciplina com 8 ou 9 e nao fui ao exame nacional no 11º ano. Penso que o exame alternativo a Geometria é o de Filosofia. A minha duvida é: se com negativa tenho obrigatoriamente fazer o exame de Geometria ou posso optar entre o exame de Filosofia e nao fazer a Geometria. Ou só é possivel optar se o aluno tiver positiva a Geometria? Sei que é um pouco confuso, mas posso tentar explicar melhor.

Agradecia a vossa ajuda, é bastante importante! :)

P.S. Estou numa situaçao em que só no 12º ano apercebi-me que a area de Humanidades era a mais adequada para mim, portanto o exame de Filosofia (e Portugues) é mais importante para o futuro que quero seguir.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @anamartav16
A minha duvida é: se com negativa tenho obrigatoriamente fazer o exame de Geometria ou posso optar entre o exame de Filosofia e nao fazer a Geometria. Ou só é possivel optar se o aluno tiver positiva a Geometria? Sei que é um pouco confuso, mas posso tentar explicar melhor.
Poderias ter optado por realizar o exame de filosofia mas teria de ter sido no ano de conclusão da disciplina, agora já não dá. Além de que na mesma terias de fazer a disciplina de geometria descritiva.

No teu curso tens de ter 2 disciplinas bienais feitas entre: Geometria Descritiva A, Matemática B e História da Cultura e das Artes, pelo que podes optar por substituir GDA pela que ainda não tens feita.

• Like
Reactions: anamartav16

anamartav16

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2017
Olá @anamartav16

Poderias ter optado por realizar o exame de filosofia mas teria de ter sido no ano de conclusão da disciplina, agora já não dá. Além de que na mesma terias de fazer a disciplina de geometria descritiva.

No teu curso tens de ter 2 disciplinas bienais feitas entre: Geometria Descritiva A, Matemática B e História da Cultura e das Artes, pelo que podes optar por substituir GDA pela que ainda não tens feita.
Muito obrigada pela informaçao! :)

• Like
Reactions: davis

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Olá, alguém me sabe dar uma opinião sincera sobre o exame de filosofia?
Estou a pensar em ir fazer este ano mas não tenho a disciplina à 3 anos e a matéria deve ter mudado muito.
Como aconselham a estudar visto que não tenho aulas nem livros porque os que tenho já não dão?
Eu acabei com 14 a disciplina mas como vou para um externo a nota do exame ia dar para substituir o de fq que é uma desgraça

anamartav16

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2017
Olá, alguém me sabe dar uma opinião sincera sobre o exame de filosofia?
Estou a pensar em ir fazer este ano mas não tenho a disciplina à 3 anos e a matéria deve ter mudado muito.
Como aconselham a estudar visto que não tenho aulas nem livros porque os que tenho já não dão?
Eu acabei com 14 a disciplina mas como vou para um externo a nota do exame ia dar para substituir o de fq que é uma desgraça

Segundo alguns amigos mais velhos que tenho, a materia nao mudou muito. Disseram que o exame é nao é dificil. Mesmo nao que nao aulas, existe a possibilidade de estudares em casa e mesmo assim conseguires uma boa nota. Por vezes as escolas tem livros atuais e da para pedires emprestado para fazeres exame, basta expores a situaçao. Vai a secretaria e a biblioteca da tua escola e informa-te sobre isso. Espero ter sido util!