Oque significado OT(orientação tutorial) e TP(teórico-praticas)

Estou no momento a ver o meu horário e gostava de saber o que é que isto significa? Assumo que TP são aulas normais mas então o que são as OT?
Supostamente é o tempo dedicado ao professor discutir com os alunos temas de trabalho ou outros assuntos relacionados com avaliação.

É obrigatório? E precisamos de várias horas todas as semanas para discutir sobre as avaliações?
De todo, isso costuma aparecer nos horários mas na prática a maioria dos profs dá aulas normais. Simplesmente aparece dessa forma porque a nível externo é preciso discriminar quantas horas são dedicadas a exposição, discussão, trabalho dentro e fora da aula para justificar as cargas de ECTS. Quando começares as aulas, os professores vão sempre explicar como é que vai funcionar a disciplina.

É obrigatório? E precisamos de várias horas todas as semanas para discutir sobre as avaliações?
Isto é algo que varia de instituição em instituição, e até mesmo de cadeira para cadeira.
Na minha experiência, as OTs nem sequer se realizavam na maior parte das cadeiras, só estava no horário para enfeitar, com a excepção de algumas cadeiras de Matemática, em que os professores esclareciam dúvidas e resolviam exercícios, mas era só para quem quisesse ir lá.
Como disse a Ariana, os próprios professores devem esclarecer como funcionam as suas cadeiras durante a primeira semana.

Só para adicionar outra perspectiva, a única cadeira onde tive tipologia OT foi no Projeto e era a aula que usávamos para discutir sobre o projeto com o orientador/trabalhar mais um bocado no mesmo.

No meu caso, as TPs eram um intermédio entre as Teóricas e as Práticas. Era uma aula com uma turma bem mais pequena que nas Teóricas e poderia haver lugar a resolução de atividades e exercícios, para além da aula normal...digamos que de certa forma eram aulas mais estilo Secundário enquanto que as Teóricas tinham mais tendencia a ser só o professor a debitar matéria.

• Like
Reactions: Ariana_