Orçamento mensal

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Bom Dia,

Alguém tem alguma ideia do que se vai gastar por mês? Em transportes, alimentação, saídas, material para a universidade (a casa fica à parte, pois vai variar)

Outra coisa, alguém sabe um bom site para procurar casas na cidade de Lisboa (perto da FLUL) e na cidade Évora?

Obrigado

PSilva

Membro
Matrícula
8 Julho 2015
Isso é muito relativo. Depende de onde és e para onde vais, que tipo de casa ficas, quantas vezes pretendes sair, etc...
Tens que contar com as despesas fixas como as propinas também. O material também depende. Se fores de imprimir slides, etc... Não fica barato. Se conseguires estudar pelo pc/tablet fica barato.

• Like
Reactions: Sónia Azevedo

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Posso dar-te uma estimativa:
Alojamento - 120 - 250 euros
Alimentação: 40 - 100 euros
Transporte: 30 - 100 euros
Apontamentos: 0 - 20 euros
Despesas da casa: 10 - 30 euros

Eu gastava cerca de 350 euros por mês na UC, por exemplo.

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Posso dar-te uma estimativa:
Alojamento - 120 - 250 euros
Alimentação: 40 - 100 euros
Transporte: 30 - 100 euros
Apontamentos: 0 - 20 euros
Despesas da casa: 10 - 30 euros

Eu gastava cerca de 350 euros por mês na UC, por exemplo.
Eu estou a pensar gastar:

Alojamento: 400eur (com despesas)
Alimentação: 50eur
Apontamentos: Vou comprar um tablet para PDS em principio e sendo assim penso não imprimir muita coisa ou nenhuma
Transporte: Não sei mas muito (visto que sou de Aveiro e vou estudar para Évora ou Lisboa)

Vives em Coimbra? Dividas casa com alguém? Estou a pensar morar sozinho se for para Évora e em Lisboa dividir

D

Deleted member 2018

Guest
Eu estou a pensar gastar:

Alojamento: 400eur (com despesas)
Alimentação: 50eur
Apontamentos: Vou comprar um tablet para PDS em principio e sendo assim penso não imprimir muita coisa ou nenhuma
Transporte: Não sei mas muito (visto que sou de Aveiro e vou estudar para Évora ou Lisboa)

Vives em Coimbra? Dividas casa com alguém? Estou a pensar morar sozinho se for para Évora e em Lisboa dividir
Lisboa fica-te substancialmente mais caro do que Évora.
Alojamento: Em Évora arranjas com facilidade até aos 400€. Em Lisboa, com despesas... Talvez! Os preços são super inflacionados.
Alimentação: Vais acabar por gastar um bocado mais que isso, acho que o intervalo do @BananaPower é mais realista.
Transporte: depende muito de quantas vezes queres vir a casa por mês.

Eu vivi em Coimbra e agora em Lisboa e digo-te de longe que Coimbra é mais barato :P

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Lisboa fica-te substancialmente mais caro do que Évora.
Alojamento: Em Évora arranjas com facilidade até aos 400€. Em Lisboa, com despesas... Talvez! Os preços são super inflacionados.
Alimentação: Vais acabar por gastar um bocado mais que isso, acho que o intervalo do @BananaPower é mais realista.
Transporte: depende muito de quantas vezes queres vir a casa por mês.

Eu vivi em Coimbra e agora em Lisboa e digo-te de longe que Coimbra é mais barato :p
Sim, Coimbra é bem mais barato :) Mas eu exclui Coimbra, logo

Sobre o que disseste:
Alojamento: Daí se for para Évora ficar numa casa e se for para Lisboa, num quarto
Alimentação: 50euros não chega para alimentação só para mim? Estou a falar de apenas refeições em casa, não estou a pensar comer na cantina muitas vezes
Transporte: Se for os preços que vi, 50euros/viagem para Évora e para Lisboa, 2x mês (mas vai depender também de outras coisas, o que tenho de fazer na universidade; se for para Lisboa é mais fácil ficar no fim de semana do que se estiver em Évora, etc..)

Ainda não inclui as despesas extra: saídas, entre outras

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
50 euros não chega a 2 euros por dia... É irrealista pensar que tomas pequeno-almoço, almoço e jantar com essa quantia, e toda a gente faz mais do que 3 refeições por dia :p

• Like
Reactions: Edi Marques

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
50 euros não chega a 2 euros por dia... É irrealista pensar que tomas pequeno-almoço, almoço e jantar com essa quantia, e toda a gente faz mais do que 3 refeições por dia :p
Secalhar não tenho noção pois vou viver sozinho hahah :D

Inês Aleluia

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
Não te esqueças que quando vais ao supermercado tu não compras só comida, tu compras bens essenciais como por exemplo produtos de higiene. Tive a experiência de viver sozinha durante uns meses e 50 euros chegam-te para pouco mais de 2 semanas, talvez com 75/80 consigas gerir-te mas eu aponto para os 100. Devias fazer as contas por mais e não por menos porque depois pode faltar-te.
Quanto ao alojamento em Évora encontras alguns estúdios á volta dos 275/300 sem despesas. Quanto a Lisboa eu fiz uma pesquisa de quartos para mim própria e o menor valor que encontrei para um quarto com boas condições obviamente foi de 250.

Última edição:
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá. Sou natural de Évora e o que tenho a dizer-te é que arranjas facilmente quartos para estudantes até 200€ já com despesas incluídas (raramente ultrapassam esse preço). Aqui é tudo perto dentro do centro histórico, por isso facilmente chegas a pé a todo o lado. Sinceramente não sei se te valerá muito a pena viveres sozinho, porque além de te ficar mais caro, as casas que se encontram para arrendar são geralmente mais longe do centro histórico, o que, no teu caso, não seria muito conveniente.

Em Lisboa posso dizer-te que dificilmente arranjas quartos a menos de 300€. Especialmente agora nesta data, muitos dos quartos que arranjas são mais longe dos centros universitários. Para te deslocares basta o metro e o passe é 35€/mês. Para voltares para casa já não sei o valor, mas é questão de fazeres uma estimativa, dependendo de quantas vezes vais a casa por mês.

Espero ter ajudado. :wink:

• Like

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Depende muito do estilo de vida da pessoa, mas gastar 50 euros em alimentação é impossível como disseram. Depende também do numero de refeições por dia e o que costumas comer...

• Like

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Não te esqueças que quando vais supermercado tu não compras só comida, tu compras bens essenciais como por exemplo produtos de higiene. Tive a experiência de viver sozinha durante uns meses e 50 euros chegam-te para pouco mais de 2 semanas, talvez com 75/80 consigas gerir-te mas eu aponto para os 100. Devias fazer as contas por mais e não por menos porque depois pode faltar-te.
Quanto ao alojamento em Évora encontras alguns estúdios á volta dos 275/300 sem despesas. Quanto a Lisboa eu fiz uma pesquisa de quartos para mim própria e o menor valor que encontrei para um quarto com boas condições obviamente foi de 250.
Olá. Sou natural de Évora e o que tenho a dizer-te é que arranjas facilmente quartos para estudantes até 200€ já com despesas incluídas (raramente ultrapassam esse preço). Aqui é tudo perto dentro do centro histórico, por isso facilmente chegas a pé a todo o lado. Sinceramente não sei se te valerá muito a pena viveres sozinho, porque além de te ficar mais caro, as casas que se encontram para arrendar são geralmente mais longe do centro histórico, o que, no teu caso, não seria muito conveniente.

Em Lisboa posso dizer-te que dificilmente arranjas quartos a menos de 300€. Especialmente agora nesta data, muitos dos quartos que arranjas são mais longe dos centros universitários. Para te deslocares basta o metro e o passe é 35€/mês. Para voltares para casa já não sei o valor, mas é questão de fazeres uma estimativa, dependendo de quantas vezes vais a casa por mês.

Espero ter ajudado. :wink:
Depende muito do estilo de vida da pessoa, mas gastar 50 euros em alimentação é impossível como disseram. Depende também do numero de refeições por dia e o que costumas comer...
Obrigado pelas respostas :)

Subi para 80eur-100eur em alimentação.

Sobre o alojamento, um apartamento em Évora por 350eur, nas portas da cidade. A 3m da praça Giraldo

E em Lisboa um quarto, em Estefania por 300eur-350eur

fiwipaana

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Não sei qual é o tópico mais indicado para fazer esta pergunta, mas alguém me pode aconselhar qual é o melhor passe que posso ter para estudar em Lisboa? Queria um que tivesse incluído autocarro e metro

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

claudiasofiacatanho

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2015
Alguém me sabe dizer mais ou menos os custos de livros e fotocópias no curso de História da FLUL? Queria ter um pouco de noção sobre o assunto, porque por ser o curso de História, tenho a ligeira impressão que o que não vai faltar vão ser livros necessários :tearsofjoy:

Su123

Membro Caloiro
Matrícula
24 Agosto 2015
Olá, compensa mais ficar numa privada perto de casa ou numa pública longe? Podem dizer-me o que acham? Tendo em conta todos os gastos

• Like
Reactions: Diana Lemos

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Compensa estudar numa pública longe. As propinas das universidades privadas são, em regra, bastantes superiores às que pagarias uma pública, para além das várias taxas que tens que pagar (inscrição, etc) também são superiores.

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Olá, compensa mais ficar numa privada perto de casa ou numa pública longe? Podem dizer-me o que acham? Tendo em conta todos os gastos
Penso que numa pública longe, em termos financeiros e não só.

Em propinas o valor fala por si. Pública: 1000-1100/ano; Privada: 2500/ano