Orçamento mensal

Estou entre estudar numa privada em Lisboa ou ir para uma pública fora de Lisboa. Apesar de dizerem que fica mais barato escolher estudar numa pública mais longe, acho que fica mais ou menos igual. Por exemplo, estudar numa pública em Leiria, pelas minhas contas ficaria no seguinte (vou dizer tudo baseado numa estimativa):
- 1 ano de curso 1050€
- Se considerar um quarto barato já com despesas em volta de 150€ p/mês ao fim de um ano dá 1800€
- Se considerarmos 100€ p/mês para alimentação ao fim de 1 ano dá 1200€
- Mais 50€ p/mês para despesas adicionais, ao fim de 1 ano dá 600€
Ao fim de um ano dá um total de 4650€ e ao fim dos 4 anos 18600€ (aproximadamente)

Se for para uma privada em Lisboa sendo que os preços andam entre os 350-400€ (ou mais) por mês, mas considerando o valor de 380€:
Ao fim de um ano dá 4560€
Ao fim dos 4 anos dá 18240€

Se juntar mais o preço da matrícula ao curso no privado, da praticamente igual ao preço numa pública.

Não sei se estou a pensar bem, mas várias pessoas disseram que compensava estudar numa pública mesmo que longe de casa a estudar numa privada...pela minha estimativa vai dar ao mesmo, ou ainda se gasta mais a estudar fora de casa. E atenção que não estou a por muito dinheiro em jogo...150€ por um quarto por mês já é um preço baixo, 100€ por mês para alimentação dá cerca de 3,30€ por dia, mesmo assim não sei se chega... Será que estou a pensar bem?

Última edição:
Será que estou a pensar bem?
Essas contas estão mal feitas.
Existem dois cenário, estudar em Lisboa (1) e estudar fora de Lisboa(2). Nessas contas, estás a deduzir que no cenário (1) não existem despesas de alimentação, transportes, material escolar ou outras. Elas existem, mas como elas são partilhadas/geridas pelo teu agregado familiar até te esqueces que existem.

Primeiro tipifica-se as despesas para ambos os cenários:
(1) habitação;
(2)electricidade, gás, aguá e TV+NET;
(3)alimentação;
(4)produtos de higiene e limpeza para casa;
(5)transportes;
(6)propinas;
(7)material escolar;

No cenário (1) deves considerar as despesas que sofrerão uma redução com a tua ausência. Por exemplo o quarto que ocupas na casa do teu agregado familiar só deve ser considerada como despesa se o quarto for cedido ou alugado após a tua ausência. Isto é, se trouxer beneficio a terceiros. Se for o caso, basta fazer uma proporção em relação ao valor total da renda da casa para saber o valor que tem o quarto.
O mesmo raciocínio deve ser feito para as despesas de tipo 2, 3 e 4. Se a despesa da TV+NET se mantiver com a tua ausencia, não deve ser considerada. No cenário 2 é importante saber se a renda do quarto já inclui todas as despesas de tipo 2 e os produtos de limpeza para casa, das despesas do tipo 4.
Na alimentação e produtos de higiene podes utilizar os mesmos valores estimados para o cenário 2, no cenário 1. Mas nos transportes deves consultar os valores em vigor para Lisboa e Leiria.

Concluindo:
Esqueceste-te de considerar algumas despesas no cenário 1. Contudo, no cenário 1, só deves considerar as despesas que sofrerão uma redução para o orçamento do teu agregado familiar em consequência da tua ausência. Ou então que tragam benefícios.É o caso de alugarem ou cederem o teu quarto a terceiros.

Sem fazer contas, mas dado os valores que apresentas-te e as despesas que não consideraste no cenário 1, concluo que o orçamento do cenário 1 ultrapassará ligeiramente o cenário 2.

É Bastante importante que se considere as despesas de alimentação/higiene etc em todas as hipóteses, como referiu o Tiago. Além disso não vais gastar apenas 100€ na parte da alimentação, mesmo que almoces e jantes numa cantina daria entre 4,80-5,00 por dia e ainda terias que acrescentar o pequeno almoço e possíveis lanches. Isto tudo também acontece na outra hipotese, claro.

• Like
Reactions: Armdco and a fish
Não, o problema é que ao estudar em Lisboa também tens despesas (alimentação, transportes e outros tipos) que não consideraste, so estas a considerar os valores das propinas.

Eu estudei no Porto e morava em casa dos pais e mensalmente gastava 120€ em alimentação, transportes e outras despesas.

@Tiago Alexandre antes de mais obrigado pela resposta.

Relativamente à despesas que deixaria de ter na minha ausência:
(1) O meu quarto não seria alugado, logo aí não iríamos ganhar dinheiro eu troca.
(2) Relativamente à net+tv iria continuar a ser o mesmo dinheiro. Água e gaz, pouco utilizo visto que tomo sempre banho no ginásio. Apenas iria haver um decréscimo na luz, mas não seria muito significativo, pois durante a semana só estou em casa à noite, tirando os fds.
(3) Penso que aqui também não haveria grandes dispesas, por acaso à pouco tempo fiquei 3 meses fora de casa por e por curiosidade falei agora com os meus pais e eles disseram que em termos de alimentação não houveram diminuições significativas. Talvez por lá está, durante a semana eu só fazer-nos refeição.
(4) Aqui também penso que não haveria alterações, porque não tenho nenhuns gastos em especial, só o essencial nada de cremes para isto é para aquilo, ou outras coisas. E em termos de limpeza da casa, ficaria no mesmo.
(5) Aqui iria haver uma redução sem qualquer dúvida, porque em Lisboa uso o meu carro e gasto cerca de 60€-70€ p/mês em gasolina, e em fora de Lisboa iria usar pass que com as condições do sub-23 iria ficar muito mais barato, talvez entre 25-30€?? Não sei bem...
(6) Aqui também iria haver uma GRANDE redução porque as propinas do público cão muito mais baratas.
(7) Os gastos de material escolar seriam os mesmos.

Concluindo com a minha ausência iria haver redução notáveis em gasolina e propinas, sendo que no resto, é falando com os meus pais, também chegamos à conclusão que não iriam haver reduções significativas. Mas é claro que isso varia de família em família. No meu caso é assim. E no meu ver, a maioria das dispesas em casa continuariam as mesmas (excluindo a gasolina e as próprias, que sim, são um valor significativo), e além das dispesas que continuariam em casa teríamos ainda as dispesas da minha permanência em outra zona do país.

Boas! A minha dúvida é o seguinte: eu gostava de estudar em lisboa mas como a situação dos meus pais não é a melhor, terei de ficar provavelmente na minha área de residência(évora). Voltando ao assunto, gostava de saber se é mesmo possível estudar em Lisboa, com uma situação económica dos pais menos favorecida e com uma bolsa de estudo, pois pelo que sei, ou pelo menos o que acho, é que a bolsa de estudo não paga as despesas todas.
Obrigado pelo vosso tempo :)

Boas!
Alguém que estude fora da área de residência me pode apontar uma estimativa do valor despendido mensalmente no que concerne à alimentação? Eu sei que pode variar imenso mas o que eu quero mesmo é ter uma ideia do quanto custa.

Boas!
Alguém que estude fora da área de residência me pode apontar uma estimativa do valor despendido mensalmente no que concerne à alimentação? Eu sei que pode variar imenso mas o que eu quero mesmo é ter uma ideia do quanto custa.

Eu gasto por volta de 50€ por mes so de alimentação

E vives fora de casa dos teus pais? É que eu acho esse valor demasiado pequeno... podes explicar-me como fazes a distribuição desse montante?

Sim, eu sou do porto e estou a viver em Lisboa na residência da minha faculdade. O que eu faço e que acho que também ajuda a não gastar tanto, é fazer as compras mensalmente. Assim acho que se consegue gerir bastante bem.
Ah e também faço refeições que dêem para mais que um dia, pqe assim é menos despesa acho...

• Like
Reactions: jsousa
Sim, eu sou do porto e estou a viver em Lisboa na residência da minha faculdade. O que eu faço e que acho que também ajuda a não gastar tanto, é fazer as compras mensalmente. Assim acho que se consegue gerir bastante bem.
Ah e também faço refeições que dêem para mais que um dia, pqe assim é menos despesa acho...
Não queria estar aqui a desmentir nada, mas 50€ apenas? Acho isso muito pouco provável, sinceramente. Tu tomas o pequeno almoço,lanchas, almoças e jantas por 50€ por mês?

Mesmo indo à cantina (que acho barato) são 2,40 por refeição . Se formos todos os dias da semana (que isso nem sempre acontece) são 2,40*60(almoço e jantar) =144€ e nem estou a contar com lanche, pequeno almoço e outros.

Ao cozinhar em casa, gastas bem menos que 2,40€. Basicamente, fazer todas as refeições em casa ou levar tudo de casa, apanhando as promoções todas dos supermercados é bem capaz de fazer esse valor

Não queria estar aqui a desmentir nada, mas 50€ apenas? Acho isso muito pouco provável, sinceramente. Tu tomas o pequeno almoço,lanchas, almoças e jantas por 50€ por mês?

Mesmo indo à cantina (que acho barato) são 2,40 por refeição . Se formos todos os dias da semana (que isso nem sempre acontece) são 2,40*60(almoço e jantar) =144€ e nem estou a contar com lanche, pequeno almoço e outros.

Nao tenho o hábito de almoçar nem jantar na cantina pqe fica imensamente dispendioso, só em situações ocasionais que preciso de ficar na faculdade a estudar ate mais tarde ou assim.

Eu gasto apenas isso e como todas as refeições todos os dias, e tenho sempre o cuidado de ver as promoções, isso é algo a ter em conta sempre.

Boas! A minha dúvida é o seguinte: eu gostava de estudar em lisboa mas como a situação dos meus pais não é a melhor, terei de ficar provavelmente na minha área de residência(évora). Voltando ao assunto, gostava de saber se é mesmo possível estudar em Lisboa, com uma situação económica dos pais menos favorecida e com uma bolsa de estudo, pois pelo que sei, ou pelo menos o que acho, é que a bolsa de estudo não paga as despesas todas.
Obrigado pelo vosso tempo :)

A bolsa de estudo que te candidatarás acho que te é atribuída, independentemente se entrares em Évora ou em Lisboa.
No caso de entrares em lisboa, tens a vantagens de teres um suplemento de residência (ou seja, se ficares na residência da tua universidade, não pagas).

Estudar for vai ficar-te mais caro porque
1) Viagens (9.5€ cada viagem entre évora-lisboa, 7.5€ se comprares com antecedência)
2) Alimentação (vai ficar mais cara, é diferente fazer mais um bocado de massa para mais uma pessoa ou fazer massa para 1 pessoa)
3) Passe (35€/mês, quem tem bolsa acho que tem desconto)
4) Se não quiseres ficar na residência, um quarto no mínimo 150€...

• Like
Reactions: miguelt1
Boas, alguem sabe os custos no porto? estou a contar com 500 euros por mes, mas alguem me poderia dar mais ou menos uma ideia de qual seria os custos por grupo (tipo alimentaçao, casa, etc)? de mencionar que sou eu e mais 2 colegas, logo arranjaria tipo um t3