Orçamento mensal

Cito
"
O passe sub23 destina-se a estudantes do ensino superior, público ou privado, com idade até aos 23 anos, inclusive, que beneficiem da Ação Social Direta no Ensino Superior ou estejam inseridos em famílias que cumpram o critério estabelecido na alínea c) do n.º 2 do artigo 3-A da Portaria n.º 272/2011, de 23 de setembro, conforme alterada pela Portaria n.º 36/2012, de 8 de fevereiro (“Passe Social +”).

O título de transporte passe «sub23@superior.tp» terá os seguintes descontos sobre o preço dos passes mensais em vigor, designadamente os intermodais, os combinados e os passes de rede ou de linha:

• 60% para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta no Ensino Superior;
  • 25% para estudantes inseridos em famílias que cumpram o critério estabelecido na alínea c) do n.º 2 do artigo 3-A da Portaria n.º 272/2011, de 23 de setembro, conforme alterada pela Portaria n.º 36/2012, de 8 de fevereiro (“Passe Social +”)."
Podes ter o desconto de 25% desde que cumpras o critério.

Enquanto não sabemos o resultado da bolsa (no primeiro mes) pagamos o valor normal?

• Like
Reactions: Mstudent17
Enquanto não sabemos o resultado da bolsa (no primeiro mes) pagamos o valor normal?
olá! não,tens acesso ao desconto mesmo sem saber o resultado,apenas tens de apresentar na tua faculdade o comprovativo do pedido da bolsa :)

• Like
Reactions: gui5000
Mas o passe não é tratado com a operadora de transportes?
E o comprovativo é o Boletim de Candidatura (na plataforma de candidatura) certo?
sim mas tens de levar um papel carimbado pela faculdade para garantir que es estudante.nessa folha tem uma opçao em que podes assinalar "sou candidato a bolsa mas ainda nao obtive resposta".depois vais á secretaria da faculdade com o comprovativo que te inscreveste na bolsa (o recibo que podes adquirir na pagina onde efetuaste a mesma,na secçao de documentos) e elas validam. depois vais com esse papel á operadora de transportes e tens logo acesso ao desconto :)

Aloha

É possível viver com um part time?

Quanto realmente seria o montante ($) para se viver sozinho,sendo estudante?
com um part time deves ganhar aproximadamente 300 euros mensais. eu vou agora estudar para fora com mais dois colegas e vou explicar mais ou menos com o que já estou a contar. Ainda nao sabemos o sitio, mas é porto ou braga.
-200 euros para renda de casa e despesas(gas, agua, luz)
-150 para comer
-100 para transportes (carro pessoal e transportes publicos)

Como podes ver ja vamos para uns 450 euros com o basico dos basicos. Acrescentando mais uns gastos, deve andar tudo por volta dos 500 euros mensais.

• Like
Reactions: Rodrigo Martins
estou a pensar gastar em média 350euros incluindo propinas, alimentação, material escolar fotocópias ou o que seja preciso, se ficar em Faro não pago alojamento e posso muito bem ir a pé (30m) faz se bem. (só alimentação tou a contar com uns 80 euros)
se for em Lisboa tenho de cortar pois tenho de pagar quarto e tenho visto a 300/400 vou tentar linha sintra que estão a 150/170

Gratidão pela ajuda !

O jeito é ser trabalhador-estudante,pois sendo estrangeiro e sem bolsa fica difícil.. o ruim disso,é se formar no dobro do tempo.

Mas vale a pena,sempre!

Olá eu tenciono ir estudar engenharia física tecnológica para o instituto superior técnico e gostava de saber quais são +/- os preços de custo de vida mensal no que toca a alimentação, alojamentos, despesas da casa, apontamentos, transportes, etc...
obrigada pela atenção!

Boa tarde colegas! Este ano vou entrar no IST e como sou de Leiria, a minha situação de casa está um bocadinho complicada. Gostava de saber como funcionam as residências do Técnico para pessoas que vêm de fora. É que eu estive a pesquisar e vi qualquer coisa que dizia que o prazo das candidaturas para as residências acabava em Maio. Se alguém estiver mais dentro deste tema, agradecia ajuda!

• Like
Reactions: Mstudent17
Boa tarde colegas! Este ano vou entrar no IST e como sou de Leiria, a minha situação de casa está um bocadinho complicada. Gostava de saber como funcionam as residências do Técnico para pessoas que vêm de fora. É que eu estive a pesquisar e vi qualquer coisa que dizia que o prazo das candidaturas para as residências acabava em Maio. Se alguém estiver mais dentro deste tema, agradecia ajuda!
Olá Bruno! As residências do IST pertencem à ULisboa, pelo que sei um bocadinho como funcionam. Se viste algum prazo de candidatura até maio, possivelmente ou viste enganado e isso referia-se ao prazo em que os alunos têm que indicar a data de saída da resi, ou viste as candidaturas para alunos que já lá estavam antes, ou o prazo de candidaturas para a resi dura até maio (ou seja, podes candidatar-te de setembro até maio).
As candidaturas para os novos alunos só abrem em setembro e só podes fazer candidatura depois de te matriculares, quando já és um aluno "oficial" ao fim e ao cabo. Recomendo que faças a candidatura logo que a seguir a matriculares-te, se queres mesmo ficar numa resi, de preferência podes ir depois de te candidatares aos SASUL e falas com as técnicas de lá. Isto não e obrigatório tho, porque, à partida, considerando as tuas probabilidades de bolseiro + distância, elas enviam email (pode ir para a caixa de spam, por isso atenção) a solicitar uma entrevista contigo e é aí que fazem a proposta de alojamento! Sendo tu aluno do técnico, é provável que fiques nas resis dessa faculdade, a menos que não tenham vaga é que te enviam para outra.

• Like
Reactions: Bruno_Soares25
Sim, eu sou do porto e estou a viver em Lisboa na residência da minha faculdade. O que eu faço e que acho que também ajuda a não gastar tanto, é fazer as compras mensalmente. Assim acho que se consegue gerir bastante bem.
Ah e também faço refeições que dêem para mais que um dia, pqe assim é menos despesa acho...
Olá! Posso mandar mp?

Olá ! Gostava de saber o orçamento mensal em Vila Real. Vou estudar para a UTAD e queria ter uma noção das despesas totais por mês

Olá ! Gostava de saber o orçamento mensal em Vila Real. Vou estudar para a UTAD e queria ter uma noção das despesas totais por mês
Casas são do mais barato que há. Infelizmente a universidade está um pouco longe das habitações pelo que normalmente os estudantes apanham o corgobus ou então apanham boleia com outros colegas (caso não tenham carro pessoal). Obs: Não está assim tão longe, dá para ir a pé só que demoras um pouco. Tenho amigos em Vila Real a pagar 100 e tal euros por quartos individuais (bons quartos a comparar com quartos de 300 euros no Porto por exemplo). Só te posso dizer que é uma das universidades mais baratas.

Casas são do mais barato que há. Infelizmente a universidade está um pouco longe das habitações pelo que normalmente os estudantes apanham o corgobus ou então apanham boleia com outros colegas (caso não tenham carro pessoal). Obs: Não está assim tão longe, dá para ir a pé só que demoras um pouco. Tenho amigos em Vila Real a pagar 100 e tal euros por quartos individuais (bons quartos a comparar com quartos de 300 euros no Porto por exemplo). Só te posso dizer que é uma das universidades mais baratas.
Obrigada !!

Boa tarde, tenho andado a ver quartos para alugar a estudantes e muitos nao têm as despesas (agua, luz, gas e internet) incluídas. Alguém me poderia dizer, apriximadamente, quanto irei gastar nestas despesas?
Desde já obrigada!

Boa tarde, tenho andado a ver quartos para alugar a estudantes e muitos nao têm as despesas (agua, luz, gas e internet) incluídas. Alguém me poderia dizer, apriximadamente, quanto irei gastar nestas despesas?
Desde já obrigada!
Isso depende muito com quem moras e como poupas, já paguei 30 euros, como ja paguei 80 euros 😂

• Like
Reactions: ai123