Ordem de preferência em desempate (colocações)

Margarida Murta

Membro Veterano
Matrícula
29 Setembro 2020
Curso
Engenharia
Boa noite,
Estava aqui a ponderar as opções que irei pôr na 2fase de candidaturas e fiquei com a seguinte dúvida:

Supondo o seguinte cenário:
Eu punha Engenharia Física no IST como primeira opção e punha essa mesma Engenharia na FCT, por exemplo, em segunda opção.

Supondo ainda que existe outro aluno com exatamente a minha média de candidatura mas que em vez de pôr a FCT como segunda opção como eu, pôs em primeira opção. Imaginando que eu não conseguia entrar no curso IST e que essa média dava para entrar na FCT.

Esse aluno, com a mesma média que eu (numa grande coincidência tinha as mesmas notas de provas de ingresso e de secundário) tem prioridade de colocação pelo facto de ter escolhido a FCT em primeiro lugar e eu só em segundo?

Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak
Em caso de empate na nota de candidatura, penso que primeiro o desempate é feito pela nota da tua prova de ingresso e se mantiver empate passe para a nota de secundário.

Como explícito no Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público, artigo 36º - Seriação:
2 — Em caso de empate, aplicam -se, sucessivamente, as seguintes classificações:
a) (P × pp) ou (P1 × pp1) + (P2 × pp2) ou (P1 × pp1) + (P2 × pp2) + (P3 × pp3), conforme o caso;
b) S ou Sb;
c) Se aplicável, S ou Sa

Em que:
  • S = classificação do ensino secundário;
  • P, P1, P2 e P3 = classificações, na escala inteira de 0 a 200, dos exames finais nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas;
  • pp,pp1, pp2 e pp3 = pesos atribuídos pela instituição de ensino superior às classificações das provas de ingresso exigidas.
  • Sa = classificação final dos 10.º + 11.º anos de escolaridade ou 1.º + 2.º anos, conforme o caso, fixada nos termos da lei;
  • Sb = classificação final do 12.º ano de escolaridade, fixada nos termos da lei.
Respondendo-te, não, o nr. da opção não entra nos critérios de desempate.

Espero ter ajudado, abraço!

EDIT: Link https://dre.pt/application/file/a/139389271

• Like
Reactions: davis
Como explícito no Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público, artigo 36º - Seriação:

Em que:
  • S = classificação do ensino secundário;
  • P, P1, P2 e P3 = classificações, na escala inteira de 0 a 200, dos exames finais nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas;
  • pp,pp1, pp2 e pp3 = pesos atribuídos pela instituição de ensino superior às classificações das provas de ingresso exigidas.
  • Sa = classificação final dos 10.º + 11.º anos de escolaridade ou 1.º + 2.º anos, conforme o caso, fixada nos termos da lei;
  • Sb = classificação final do 12.º ano de escolaridade, fixada nos termos da lei.
Respondendo-te, não, o nr. da opção não entra nos critérios de desempate.

Espero ter ajudado, abraço!

EDIT: Link https://dre.pt/application/file/a/139389271

Bom dia, muito obrigada pelo esclarecimento 🤓

• Fabulous
Reactions: Wraak