Orgânica e gestão dos ECTS / créditos e o seu relacionamento com o trajeto e cadeiras no ensino superior

j55a

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2025
Boa noite a todos,

Encontro-me no primeiro ano do ensino superior num mestrado integrado, tendo concluído a totalidade das unidades curriculares do primeiro semestre (6) e os respetivos créditos 30, naturalmente ainda me falta concluir os restantes 30 créditos do segundo semestre que perfazem os 60 ECTS disponíveis este ano letivo.

Tenho em vista não finalizar em parte as cadeiras do segundo semestre ou mesmo a sua totalidade, e com isso deparei-me com algumas dúvidas, que podem condicionar o meu trajeto universitário futuro, ainda não tendo encontrado respostas à cerca do tópico em questão. Passo a colocar as questões:

- Existe algum número mínimo de ECTS que necessito de alcançar este ano para poder realizar as cadeiras do segundo ano?
- É possível ter de realizar um ano adicional ao curso, no caso de não conseguir reunir um número mínimo específico de ECTS? E se eu quiser fazer esse ano adicional, mesmo não havendo necessidade, é possível fazê-lo?
- Após a consulta dos regulamentos da universidade constatei que só posso realizar um total de 24 créditos adicionais a cada ano letivo para repetir unidades curriculares, ou seja, ainda preciso de mais 6 créditos se quiser fazer todas as cadeiras em falta no segundo ano, se decidir deixar as cadeiras todas do segundo semestre. Neste caso acham que faz sentido ficar preso a este semestre por causa de uma cadeira ( 6 créditos) por causa de uma formalidade? ( se não tiver outras consequências práticas além de não poder concluir todas as cadeiras em falta do segundo semestre no próximo ano, claro).
- É necessário voltar a inscrever-me no curso, não tendo obtido aprovação a essas disciplinas?
-Por último, posso fazer uma disciplina de segundo nível, sem ter concluído a de primeiro nível ( fazer uma Orgânica II sem ter concluído uma Orgânica I por exemplo)? Isso levar-me-ia a ter de fazer a cadeira no terceiro ano, tendo concluído a I no segundo, certo?

Espero que as perguntas estejam claras,

Se me pudessem ajudar a esclarecer estas questões agradecia,

Cumprimentos

Olá.
- Existe algum número mínimo de ECTS que necessito de alcançar este ano para poder realizar as cadeiras do segundo ano?
Pode haver, mas depende dos regulamentos da própria universidade. Costuma ser entre os 36 e os 96 créditos que se considera que um estudante se encontra no 2º ano curricular. Agora se te permitem inscreveres-te em cadeiras do 2º ano, sem estar nele, é outra consideração.
- É possível ter de realizar um ano adicional ao curso, no caso de não conseguir reunir um número mínimo específico de ECTS? E se eu quiser fazer esse ano adicional, mesmo não havendo necessidade, é possível fazê-lo?
Sim, e sim.
Neste caso acham que faz sentido ficar preso a este semestre por causa de uma cadeira ( 6 créditos) por causa de uma formalidade?
Depende dos custos que isso te implica. Se viveres perto da universidade, claro que sim. Se isso implicar ficares a morar numa outra cidade de propósito, se calhar não, dependendo do que os regulamentos te permitem em termos de inscrições futuras. 24 ECTS é bastante generoso, na minha experiência o normal é apenas poderes fazer uma cadeira a mais, por ter cadeiras em atraso, por semestre. Se não fazeres a cadeira agora implicar teres de ficar um ano a mais só para a fazer, então sim, sem dúvida vale a pena.
É necessário voltar a inscrever-me no curso, não tendo obtido aprovação a essas disciplinas?
É necessário inscreveres-te no curso sempre que o queiras continuar a frequentar, e normalmente é obrigatório inscreveres-te nas cadeiras que estão em atraso antes de te poderes inscrever nas cadeiras superiores. Candidatares-te novamente não é necessário.
Por último, posso fazer uma disciplina de segundo nível, sem ter concluído a de primeiro nível
Depende do regime de precedências em vigor (ou não) na universidade e no curso em questão. Por exemplo, em Aveiro acredito que poderias, mas no Porto já não.

Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: j55a and davis