Outro aluno que começou mal o 10 ano

Joao :)

Membro Caloiro
Matrícula
12 Dezembro 2024
Olá! Sempre ouvi dizer que o 10º ano era muito difícil e que eu ficaria em choque com o nível de exigência. No entanto, como a nota mais baixa que eu havia tirado até então era 82, não levei esses avisos muito a sério. O resultado foi óbvio: tirei notas baixas nos últimos meses. Entrei em pânico, pois a única disciplina em que continuei a me sair bem foi Inglês (19,2), enquanto nas outras fiquei entre 10 a 13 valores.

Será possivel aumenar está media, levando em conta que a minha escola funciona por semestres, ou seja, só tenho mais um tempo de recuperação (além dos exames) ao envês de 3.
O meu sonho é entrar em Engenharia Aeronáutica (16 a 17 valores), mas quero tirar notas altas para que, caso eu mude de ideia ou as médias de entrada aumentem drasticamente, eu ainda consiga alcançar o objetivo.

Obrigado,
João :P

Olá João!
Estou no 12.º e posso dizer que o meu 10.º ano também foi uma desgraça ao início: acho que o meu primeiro teste de fqa foi um 10 e tirei a minha primeira nega a matemática. O meu conselho, estando também em semestres desde o início do secundário, é não desistires. Vai revendo sempre a matéria que dás no dia escolar, nem que seja por uns minutos. Vai fazendo exercícios e fichas que encontrares em livros e na net.
O próximo ano (11.º) não é pera doce, e se te focares bem nas próximas avaliações a tua evolução revela-se muito melhor na nota. No décimo, mesmo com o meu terrível início, consegui acabar fq e mat com 15; claro que nos outros anos melhorei, mas só porque me foquei de maneira diferente desde o início. Posso dizer que a minha média não é nada de muito especial (10.º+11.º deu 17,0), mas lembra-te que os exames também contam bastante para qualquer curso que estejas interessado (na maior parte dos casos, baixam umas décimas importantes). No início do décimo perdi imensa esperança com as avaliações iniciais, mas levantei-me e ergui a cabeça; faz o mesmo!
Por isso, estando em semestres, imagino que o teu mês de janeiro seja complicado. Vai fazeando o teu estudo, não faças tudo à última e vais ver que os resultados são evidentes. Nada está perdido, nem nunca vai estar; não desistas dos teus objetivos:)

• Like
Reactions: sigis