Pós-Licenciatura

 

TioPatinhas1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2026
Mensagens
1
Olá malta, espero que esteja tudo bem com todos.

Encontro-me numa situação delicada da minha vida e precisava de um certo apoio e orientação de alguém que me consiga ajudar.

Há cerca de 3 anos, no final de 2022, perdi a minha mãe devido a um cancro. Antes disso, foram alguns anos a acompanhar-lhe nos tratamentos de quimioterapia e tudo isto culminou no que até hoje desconfio que tenha tido e se calhar ainda tenho, uma depressão, embora nunca confirmada por um médico. Com isso, e devido a alguns outros problemas familiares e pessoais urgentes que aconteceram entretanto, tudo isso afetou bastante os meus estudos e a minha saúde mental e consequente, atrasei a conclusão da minha licenciatura.

Entrei no Instituto Superior Técnico em 2020 e no ano a seguir troquei de curso através do Concurso Nacional. Consegui, nesse ano, entrar no curso que queria, ainda na mesma faculdade. Nos anos seguintes, aconteceram essas situações todas e tive que abandonar vários semestres devido ao que se tinha passado.

Como a perda da minha mãe e algumas outras situações aconetceram durante o 1º semestre, fiquei com várias cadeiras para trás, especificamente as cadeiras do 1º semestre,quer do 2º, quer do 3º ano por fazer. Das cadeiras do 2º semestre, só me faltam um par delas, que devo concluir neste semestre que se avizinha. Como ainda tinha praticamente 2 1ºs semestres por fazer, não conseguia acabar tudo num só, já que excediria e em muito o máximo de ECTS que a faculdade permite por semestre. Portanto, terei de ficar mais um semestre no próximo ano letivo para conseguir concluir os créditos todos.

A ajuda que preciso é que esse será o meu 7º ano de faculdade, 6º neste curso em que estou, onde irei concluir a minha licenciatura a fazer 25 anos, apesar de ter entrado com 18. Estou em dúvida se devo aproveitar esse ano, já que vou ter carga de trabalho da faculdade quase nenhuma (serão em principio 2 ou 3 cadeiras no amximo), para começar já a fazer cadeiras do mestrado, se devo fazer uma espécie de gap year e tentar enriquecer o meu currículo ou até mesmo tentar encontrar um trabalho ou um estágio na minha área. Estou meio perdido, e queria pedir uma orientação de quais os rumos que posso tomar de acordo com a situação, já que próximo ano será, presumo, impossível entrar em mestrado já que não tenho a licenciatura feita ainda ( esqueci-me de dizer que também já tenho cadeiras a fazer na época especial no final de ano, logo essas cadeiras que sobram não consigo fazê-las nessa altura).

Agradeço desde já por qualquer ajuda e peço desculpa pelo desabafo, mas acho que era importante para dar um contexto
 
 
     
Olá.

Efectivamente tens várias opções. Não te posso dizer o que "deves" fazer, essa escolha cabe-te a ti, mas posso ajudar-te a perceber as vantagens e desvantagens de cada uma.
Podes apenas fazer as cadeiras que te faltam, sem acrescentar nada, e usar o tempo restante para descansar. Às vezes também é preciso descansar, especialmente quando se passa por coisas pesadas. Porém, também há quem expresse dificuldade em voltar a estudar quando pára.
Podes procurar um emprego na área, que te pode ajudar quer a entrar num mestrado (depende dos critérios fixados para o mestrado que queres) quer mais tarde a encontrar um emprego melhor, ao enriquecer o teu currículo, especialmente no 2º semestre, se de outro modo ficarias esse semestre sem fazer nada.
Podes começar a fazer unidades curriculares isoladas do mestrado, mas poderias acabar na mesma um semestre a fazer apenas 2 ou 3 cadeiras, só que passaria a ser um semestre no fim do mestrado em vez de um semestre na licenciatura. Por outro lado, no mestrado, isto pode ser transformado em "mais tempo para a dissertação" e não "sem fazer nada". Depende da estrutura do mestrado em que queres ingressar, e também de se pretendes fazer dissertação, projecto, ou estágio. Se te permitisse defender a dissertação e acabar o curso mais cedo, poderá valer a pena. Mesmo "só para adiar", permitir-te-ia em alternativa procurares um emprego já tendo o grau licenciado enquanto terminas o mestrado, em vez de procurar emprego apenas tendo o 12º ano enquanto terminas a licenciatura.
Não sei se a tua situação te permite beneficiar de bolsa, mas, se sim, enquanto estiveres a fazer o mestrado poderás beneficiar de bolsa, enquanto que na licenciatura não. Também na óptica das finanças, unidades curriculares isoladas costumam custar mais (por ECTS) do que fazer um curso em si. Ambos estes factores favorecem não adiantares UCs do mestrado, se a tua situação financeira for um factor importante.
Acaba por depender bastante das tuas circunstâncias e dos teus objectivos.
 
  • Like
Reactions: davis