Padrinho/Madrinha de Praxe

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Pronto então nesse caso, não haverá problema em seres praxada.
Mas aconselho te a falares com o teu Conselho de Praxe.
Madrinha e padrinho podes ter mesmo sem teres sido praxada, mas é normal eles não te aceitarem se não te conhecem.
Atenção só vais à praxe se quiseres.
Posso te perguntar qual é a instituição onde estudas? É para ver se te consigo esclarecer melhor a duvida

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Eu não tinha tempo para esse tipo de coisas tinha que estudar e eu mudei de cadeiras a meio do semestre...

Instituto Superior Miguel Torga

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Eu não tinha tempo para esse tipo de coisas tinha que estudar e eu mudei de cadeiras a meio do semestre...

Instituto Superior Miguel Torga
Sim, sim entendo perfeitamente...
Ah então és uma cara estudante de Coimbra! Eu também estudo em Coimbra, mas estudo na UC.
Conhecendo toda a tradição académica de Coimbra como conheço, não tenho dúvidas nenhumas e eles te vão acolher como se fosse a primeira vez que la andaste.
Se fizeste o 1 ano "normal" toda a questão da praxe, de seres praxada e seguidamente praxar tem que ser falado com a tua Comissão de Praxe. Mas diz me pretendes seres praxada/praxar? pretendes usar traje? Já tens traje?
Não sei se passas te este ano muito por Coimbra, mas esta cidade tem uma tradição muito forte que não é difícil se adaptar. A nossa tradição é mais ligada à praxe, mas isso não quer dizer que não possas pertencer a tradição sem pertencendo a praxe.

Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Tenho uma dúvida no que se prende as tradicoes acadêmicas. Eu neste ano letivo fui para a Universidade como aluna externa a fazer todas as unidades curriculares como se estivesse no 1 ano porque nao tinha o secundário terminado por ter uma disciplina do secundário por fazer. Eu entrei por esta via a fazer unidades isoladas do curso de multimédia mas depois não gostei e ainda no 1 semestre mudei para unidades isoladas de comunicação empresarial. Face a isto e como andava a terminar o secundário não tive madrinha nem segui tradições acadêmicas nenhumas para o próximo ano letivo se o quiser puderei fazê lo? Como no 1 semestre fix todas as cadeiras se continuar a correr bem vou para o 2 ano, ai poderei fazer ou ja não posso? Alguém me pode responder.obrigada
Sim quanto a madrinha ou padrinho poderás escolher em qualquer um dos anos, tendo em conta que estes deverão ter estatuto superior ao teu, ou seja no teu caso terás apenas uma matrícula porque não terminando o secundário ainda não impuses te insígnias.

D

Deleted member 27718

Guest
Eu gostava de saber como é que é isso das madrinhas/padrinhos da praxe? Podiam-me explicar por favor?

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Eu gostava de saber como é que é isso das madrinhas/padrinhos da praxe? Podiam-me explicar por favor?
Depende da faculdade mas podes ter um padrinho ou madrinha ou até madrinha e padrinho de praxe.
Os padrinhos são estudantes que tenham 2 matriculas ou mais. Eles podem ou não pertencer a praxe (mas normalmente pertencem).
Basicamente, tu escolhes um padrinho (alguém de que gostes muito, que te dês muito bem) para te acompanharem no teu percurso académico (não só nas cenas da praxe, mas também na escola).
É muito simples... Um padrinho/madrinha é um estudante com mais de 1 matricula que apadrinha e acompanha um caloiro/caloira no seu percurso académico.
Mas isto é só da praxe! Se não fores praxista (ou seja, se não fores ás praxes) não tem muito sentido teres padrinhos.

D

Deleted member 27718

Guest
Depende da faculdade mas podes ter um padrinho ou madrinha ou até madrinha e padrinho de praxe.
Os padrinhos são estudantes que tenham 2 matriculas ou mais. Eles podem ou não pertencer a praxe (mas normalmente pertencem).
Basicamente, tu escolhes um padrinho (alguém de que gostes muito, que te dês muito bem) para te acompanharem no teu percurso académico (não só nas cenas da praxe, mas também na escola).
É muito simples... Um padrinho/madrinha é um estudante com mais de 1 matricula que apadrinha e acompanha um caloiro/caloira no seu percurso académico.
Mas isto é só da praxe! Se não fores praxista (ou seja, se não fores ás praxes) não tem muito sentido teres padrinhos.
Obrigada pela resposta. :D
Então vale a pena ir à praxe? :D

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Obrigada pela resposta. :D
Então vale a pena ir à praxe? :D
Sim, vale a pena ir à praxe. A primeira é a mais importante, pq os doutores fazem uma visita guiada a faculdade e orientam-te durante o dia.
Mas cada faculdade tem a sua praxe... Algumas são praxes mais sujas, outras são mais psicologias e outras não são nada disso.
Vai ás primeira praxes, se não gostares ou não te intensificares com aquilo não vás mais porque não vale a pena ires só por ir, assim nem tu nem os doutores vão curtir e vai ser uma seca.

D

Deleted member 27718

Guest
Ok obrigada. :)
Sim, vale a pena ir à praxe. A primeira é a mais importante, pq os doutores fazem uma visita guiada a faculdade e orientam-te durante o dia.
Mas cada faculdade tem a sua praxe... Algumas são praxes mais sujas, outras são mais psicologias e outras não são nada disso.
Vai ás primeira praxes, se não gostares ou não te intensificares com aquilo não vás mais porque não vale a pena ires só por ir, assim nem tu nem os doutores vão curtir e vai ser uma seca.

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Mas eu ja decidi não vou para a praxe este ano nem vou ter madrinha. Este ano acabei o secundário e fiz o meu primeiro ano. Não faz sentido indo para o segundo ano fazê lo
-

RitaPFernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
ISCSEM
Mas eu ja decidi não vou para a praxe este ano nem vou ter madrinha. Este ano acabei o secundário e fiz o meu primeiro ano. Não faz sentido indo para o segundo ano fazê lo
-
Porque não experimentas a praxe? Nem que seja uns dias.. irá ser sempre um experiencia que guardarás na memória!

carla_santos

Membro
Matrícula
10 Setembro 2017
Olá, eu estou a pensar fazer transferência para o instituto Miguel torga e gostava de ter um feedback da instituição! Como é a praxe se realmente é uma boa instituição?

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Em relação á praxe não posso dizer muito, porque eu própria não participei. Mas conheço colegas que foram e gostaram da experiência.
Em relação á instituição eu gosto bastante, porque os professores costumam ajudar bastante e são simpáticos, porque na generalidade as turmas são pequenas.
As pessoas conhecem-se bem porque é um meio pequeno e de uma forma geral as pessoas são simpáticas.
Mas isso depende do curso para que vais.

carla_santos

Membro
Matrícula
10 Setembro 2017
Em relação á praxe não posso dizer muito, porque eu própria não participei. Mas conheço colegas que foram e gostaram da experiência.
Em relação á instituição eu gosto bastante, porque os professores costumam ajudar bastante e são simpáticos, porque na generalidade as turmas são pequenas.
As pessoas conhecem-se bem porque é um meio pequeno e de uma forma geral as pessoas são simpáticas.
Mas isso depende do curso para que vais.

Eu estava a pensar ir para gestão mas não conheço ninguém de lá em gestão! Não sei como é o curso lá... Porque sempre que pesquiso sobre o instituto o que vejo mais é sobre psicologia. Podias informar-me mais sobre o curso de gestão lá sff

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Eu sou de comunicação empresarial, tive algumas cadeiras com o curso de gestão.
Anda la ainda bastante gente no curso de gestão pelo que sei tem matemáticas, contabilidades, macro e micro economias e mais outras cadeiras relacionadas com a gestão.
Como não estou a tirar gestão, não te sei dizer mais nada. Só Se for alguma pergunta mais concreta, mas se fores ao site tens lá o plano de estudos, as saídas profissionais e podes pedir para falar com o diretor do curso para saberes mais acerca do curso.

carla_santos

Membro
Matrícula
10 Setembro 2017
Eu sou de comunicação empresarial, tive algumas cadeiras com o curso de gestão.
Anda la ainda bastante gente no curso de gestão pelo que sei tem matemáticas, contabilidades, macro e micro economias e mais outras cadeiras relacionadas com a gestão.
Como não estou a tirar gestão, não te sei dizer mais nada. Só Se for alguma pergunta mais concreta, mas se fores ao site tens lá o plano de estudos, as saídas profissionais e podes pedir para falar com o diretor do curso para saberes mais acerca do curso.
Obrigada :)) e o que tens a dizer do pessoal de gestão e dos professores? (Desculpa tantas perguntas)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Tradições Académicas 0
S Tradições Académicas 1