Palpites exame Matemática A 2ª fase

Eu devo ter 19.5 ou mais

Pelo que entendi aquele erro de distraçao no ponto P é so cotado com metade, em vrz de 2 daome 1 ponto.
Depois dizem que se o grau de dificuldade se manter fica igual. como manteve pois fiz tudo igual dao-me a cotacao total, ou seja, 14 pontos.

Depois na inequaçao de ln's perdi supsotamente 2 pontos pq contei para - infinito e dizem na nota que tiram se la aparecer.
O que nao entendo pois eu n considerei o dominio naquela parte so dps no final juntei ao dominio como aprendi e como esta nos livros.

Depois na ultima nao dizem quanto descontam por ter metido 18.1 em vez de 18, mas o meu professor disse que so tiravam 1 decima

Logo devo ter entre o 19.5 e o 19.8 na minha opinião. Fico feliz mas ao ver estes erros fico ao mesmo tempo triste xD

Eu devo ter 19.5 ou mais

Pelo que entendi aquele erro de distraçao no ponto P é so cotado com metade, em vrz de 2 daome 1 ponto.
Depois dizem que se o grau de dificuldade se manter fica igual. como manteve pois fiz tudo igual dao-me a cotacao total, ou seja, 14 pontos.

Depois na inequaçao de ln's perdi supsotamente 2 pontos pq contei para - infinito e dizem na nota que tiram se la aparecer.
O que nao entendo pois eu n considerei o dominio naquela parte so dps no final juntei ao dominio como aprendi e como esta nos livros.

Depois na ultima nao dizem quanto descontam por ter metido 18.1 em vez de 18, mas o meu professor disse que so tiravam 1 decima

Logo devo ter entre o 19.5 e o 19.8 na minha opinião. Fico feliz mas ao ver estes erros fico ao mesmo tempo triste xD
Wow
Muito bem.
Mesmo assim, considero que este exame é mais difícil que o da 1ª fase (esta opinião deve-se ao que vi no enunciado, sendo que eu não fui a esta 2ªfase)

• Like
Reactions: Diana_99
No 4.2 nos critérios está escrito "Escrever (ln x)/x > 2lnx equivalente a ln x > 2xlnx"
Eu no exame escrevi (ln x)/x > (2x ln(x))/x. Será que descontam?

Na pergunta dos complexos, resolvi o z1 e z2 foi na forma trigonométrica. Nos critérios eles só fazem pela forma algébrica. Terei alguma cotação?

Bem, estou à espera no mínimo de 17 mas agora depende da cotação que me dão na 2.3. Visto que lá eles só apresentam os valores do ângulos e a equação a que devemos chegar, cotei os tópicos anteriores, porque fiz os passos que lá pedia, apenas me deram valores diferentes... contei por isso 11 pontos, mas eu não sei mesmo... receio que me cortem muito mais... tudo por causa de uma merda de uma distração --'

Não fiques assim...eu cometi exatamente o mesmo erro! Fiz bem o raciocínio mas devo ter-me enganado a calcular porque me deu um ângulo diferente :(
--- Post atualizado ---
Na pergunta dos complexos, resolvi o z1 e z2 foi na forma trigonométrica. Nos critérios eles só fazem pela forma algébrica. Terei alguma cotação?

Se seguiste a mesma linha de raciocínio e se chegaste à mesma conclusão, PENSO que não te irão descontar...
Se fizeste tudo correto mas foste pela forma trigonométrica acho que está igualmente correto :) mas lá está, é só a minha opinião

• Like
Boa tarde! Na pergunta 6.2 fiz tudo bem mas a minha calculadora estava em graus e não em radianos. Acham que me vão contar alguma coisa? Obrigada!

Eu devo ter 19.5 ou mais

Quem me dera 19,5 xD
Eu também estive a Bern o mesmo que tu, quando acontecem erros desnecessários (de cálculo ou de erro de passagem do enunciado para o papel). Mas opah, o meu problema é no exercício 2,3, porque admiti que o lado do cubo média 4, em vez de 2. Consequentemente toda a resolução tomou valores diferentes, mas correspondi a 100% aos métodos de raciocínio que lá pediam e que tinham como objetivo avaliar (norma de vetores, produto escalar, etc). Por isso, eu descontei 1 ponto em cada uma das etapas lá estabelecidas. Cotei bem, na tua opinião?
--- Post atualizado ---
Boa tarde! Na pergunta 6.2 fiz tudo bem mas a minha calculadora estava em graus e não em radianos. Acham que me vão contar alguma coisa? Obrigada!
Provavelmente devem contar te alguma coisa, se seguiste os passos do que lá estava como objetivo, mas se errante por motivos "técnicos", eles contar te alguns pontos. Isso também aconteceu a uma colega minha a 5 minutos do fim, apercebeu-se, mas viu se aflita para fazer um bom gráfico. Portanto, não te preocupes

Quem me dera 19,5 xD
Eu também estive a Bern o mesmo que tu, quando acontecem erros desnecessários (de cálculo ou de erro de passagem do enunciado para o papel). Mas opah, o meu problema é no exercício 2,3, porque admiti que o lado do cubo média 4, em vez de 2. Consequentemente toda a resolução tomou valores diferentes, mas correspondi a 100% aos métodos de raciocínio que lá pediam e que tinham como objetivo avaliar (norma de vetores, produto escalar, etc). Por isso, eu descontei 1 ponto em cada uma das etapas lá estabelecidas. Cotei bem, na tua opinião?
--- Post atualizado ---

Acho que ate deves ter mais. Pelo simples facto que se te enganares a descobrir um dos passos (nesse caso foi o lado), perdeste como eu no ponto P, ou seja o ponto P deu-te um valor de x diferente, provavelmente (2,8,5)

Caso seja isso descontam-te os dois porque trocaste o lado, no entanto como nao alterou a dificuldade da pergunta, isto é, continuaste a desenvolve-la como eles queriam, apesar de ser com o valor de P errado, os passos continuam a valer o mesmo, pelo que acho que tu deves ter um 12/13 nessa pergunta, se nao tiveres errado nos calculos seguintes

Ah, claro que eu considero o teu erro diferente no meu pois pressupoes um valor lateral errado e eu so troquei a ordenada com a abcissa, o que já é um erro ocasional e o teu de interpretação. no entanto a diferença é que a ti descontam-te o passo relativo ao ponto P (2 pontos) e a mim so metade (1 ponto) mas o resto acertas caso continues bem porque nao alterou o grau de dificuldade da pergunta, e tiveste que fazer os mesmos passos mas so que com valores diferentes

• Like
Provavelmente devem contar te alguma coisa, se seguiste os passos do que lá estava como objetivo, mas se errante por motivos "técnicos", eles contar te alguns pontos. Isso também aconteceu a uma colega minha a 5 minutos do fim, apercebeu-se, mas viu
Ah, claro que eu considero o teu erro diferente no meu pois pressupoes um valor lateral errado e eu so troquei a ordenada com a abcissa, o que já é um erro ocasional e o teu de interpretação. no entanto a diferença é que a ti descontam-te o passo relativo ao ponto P (2 pontos) e a mim so metade (1 ponto) mas o resto acertas caso continues bem porque nao alterou o grau de dificuldade da pergunta, e tiveste que fazer os mesmos passos mas so que com valores diferentes
Inicialmente só descontei os dois últimos tópicos, portanto de um total de 15 pontos, tirei 4, ficando com 11 pontos. Mas se tirar 12 ou 13 já fico muito mais feliz e descansada, pois já me dá para o 18, que era o meu objetivo. Obrigada!!! :)

Provavelmente devem contar te alguma coisa, se seguiste os passos do que lá estava como objetivo, mas se errante por motivos "técnicos", eles contar te alguns pontos. Isso também aconteceu a uma colega minha a 5 minutos do fim, apercebeu-se, mas viu

Inicialmente só descontei os dois últimos tópicos, portanto de um total de 15 pontos, tirei 4, ficando com 11 pontos. Mas se tirar 12 ou 13 já fico muito mais feliz e descansada, pois já me dá para o 18, que era o meu objetivo. Obrigada!!! :)

De nada. Em relação ao exame achaste o grau de dificuldade maior ou menor em relaçao à primeira fase?

Eu tive 18.5 na primeira, e o que errei foi em probabilidades porque sou um cepo literalmente...
Mas agora as probabilidades foram acessiveis e o resto achei mais dificil, mas nao me importo que o resto seja dificil pois nao tenho dificuldades aí, ate as costumo fazer de cabeça. Em geral era mais dificil na minha opinião mas as probabilidades como eram mais faceis chegou?

Opinioes?

No 4.2 nos critérios está escrito "Escrever (ln x)/x > 2lnx equivalente a ln x > 2xlnx"
Eu no exame escrevi (ln x)/x > (2x ln(x))/x. Será que descontam?

De nada. Em relação ao exame achaste o grau de dificuldade maior ou menor em relaçao à primeira fase?

Eu tive 18.5 na primeira, e o que errei foi em probabilidades porque sou um cepo literalmente...
Mas agora as probabilidades foram acessiveis e o resto achei mais dificil, mas nao me importo que o resto seja dificil pois nao tenho dificuldades aí, ate as costumo fazer de cabeça. Em geral era mais dificil na minha opinião mas as probabilidades como eram mais faceis chegou?

Opinioes?
Pois eu tirei 15,5 na 1 fase, e o que me lixou foi o mesmo que tu: probabilidades. Porque exigiam mais raciocínio. E eu atrapalhei me porque já estava a ficar sem tempo. Mas senti me muito mais à vontade neste exame (2 fase). Não pensei de todo que fosse sair binômio de Newton, que é a pergunta 5. Mesmo assim, safei me bue bem, e supostamente essa pergunta era mais difícil do que a 2.3 --', mas eu escavo nas coisas básicas. Mas na 5, desenrasquei-me muito bem e tenho tudo certinho.
As probabilidades foram bue bue acessíveis, muito fácil. De resto também, as funções sou mais "perita", pelo que é mais fácil para mim resolver e despachar-me. Mas como eu me tramo que qualquer das formas, a 1 do grupo 2 foi a que me tirou mais pontos desta vez. Penso que fico só com o 6 pontos do primeiro tópico. Em geral, correu bem, mas podia ter corrido melhor, se não fosse os erros desnecessários! ;)

Ehhh. no fundo sim é binomio de newton pois deixa-te resolver todas as formas do tipo (a+b)^n no entanto era basicamente aplicar o caso notavel.
Já esta feito é o que interessa, agora esperar pelo aclamado 4 de agosto

• Like

Opinioes?

Na minha opinião, foi ligeiramente menos acessível do que o exame da 1ª fase, principalmente para quem pretendia atingir o 9,5. A escolha múltipla foi mais trabalhosa, apelava a conhecimentos que para a maioria ficam esquecidos, como sucessões ou mesmo o perímetro de uma circunferência (que não está no formulário). Também achei o grupo II um pouco mais difícil no geral, no entanto, abrangeu mais conteúdos, o que torna o exame mais equilibrado e justo do que o da primeira fase.

No último exercício (6.2) sigo um raciocínio diferente do previsto nos critérios, sendo que cumpro as primeiras três etapas mas depois opto por resolver o exercício de forma diferente (teorema de pitágoras, trigonometria). O raciocínio está todo correto já confirmei, só que é muito mais trabalhoso.

Posto isto tenho duas dúvidas:
Os corretores podem aceitar processos diferentes de resolução desde que se enquadrem no programa? Como seria cotada a minha resposta sendo assim?

Outra dúvida prende-se com o facto de o resultado não estar igual ao dos critérios devido a um erro técnico - calculadora a operar com ângulos em graus por definição, ao invés de radianos como pedia a pergunta. Acham que me descontam muito por este facto?

Obrigado.

O exame da 2ª fase só dá para concorrer na 2ª fase das candidaturas certo? a não ser que se tenha negativa na 1ª correto?

No último exercício (6.2) sigo um raciocínio diferente do previsto nos critérios, sendo que cumpro as primeiras três etapas mas depois opto por resolver o exercício de forma diferente (teorema de pitágoras, trigonometria). O raciocínio está todo correto já confirmei, só que é muito mais trabalhoso.

Posto isto tenho duas dúvidas:
Os corretores podem aceitar processos diferentes de resolução desde que se enquadrem no programa? Como seria cotada a minha resposta sendo assim?

Outra dúvida prende-se com o facto de o resultado não estar igual ao dos critérios devido a um erro técnico - calculadora a operar com ângulos em graus por definição, ao invés de radianos como pedia a pergunta. Acham que me descontam muito por este facto?

Obrigado.

Quanto à resolução por processos diferentes dos previstos, podem ser aceites desde que se enquadrem no programa da disciplina.
Aliás, acontece muitas vezes acrescentarem outros processos de resolução nos critérios passado algum tempo.
Se assim não fosse, os alunos que resolveram o exercício 5 pelo binómio de Newton seriam penalizados (nos critérios apenas aparece a resolução pelo caso notável), o que como é óbvio não vai acontecer, pois essa resolução é perfeitamente válida.

• Like
Reactions: Eduardo Pereira
Depois de ver este último post fiquei com uma dúvida. Tendo tido negativa no exame de primeira fase de matemática, e apenas precisar do exame como prova de ingresso e não de média final posso concorrer em primeira fase? Não fazia ideia de for assim que funciona e não percebi bem lendo esta ligação .. obrigadíssima
--- Post atualizado ---
Depois de ver este último post fiquei com uma dúvida. Tendo tido negativa no exame de primeira fase de matemática, e apenas precisar do exame como prova de ingresso e não de média final posso concorrer em primeira fase? Não fazia ideia de for assim que funciona e não percebi bem lendo esta ligação .. obrigadíssima
Esqueci de referir que fiz matemática a como aluna externa e nunca tive essa disciplina no secundário

Depende. Se concluíste a disciplina, podes. Se só concluíres a disciplina com o exame da 2ª fase de exames deste ano só podes concorrer este ano à 2ª e 3ª fases de candidaturas.