Palpites exame Matemática A 2ª fase

Depende. Se concluíste a disciplina, podes. Se só concluíres a disciplina com o exame da 2ª fase de exames deste ano só podes concorrer este ano à 2ª e 3ª fases de candidaturas.
Nunca tive a disciplina no secundário fiz exame como aluna externa...

Nunca tive a disciplina no secundário fiz exame como aluna externa...
Se não faz parte do teu curso do secundário é indiferente. Só podes usar o exame da 2ª fase como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas.

Quanto à resolução por processos diferentes dos previstos, podem ser aceites desde que se enquadrem no programa da disciplina.
Aliás, acontece muitas vezes acrescentarem outros processos de resolução nos critérios passado algum tempo.
Se assim não fosse, os alunos que resolveram o exercício 5 pelo binómio de Newton seriam penalizados (nos critérios apenas aparece a resolução pelo caso notável), o que como é óbvio não vai acontecer, pois essa resolução é perfeitamente válida.

Obrigado. Em relação ao erro técnico, sabes se descontam muitos pontos no exercício?

• Like
Reactions: _Bruno_
Obrigado. Em relação ao erro técnico, sabes se descontam muitos pontos no exercício?

Essas situações não estão previstas nos critérios gerais, por isso nunca se sabe. Penso que dependerá muito da sensibilidade do professor que corrigir o exercício e da forma como vai interpretar o erro. Se considerar como um erro esporádico de cálculo, provavelmente vai descontar 1 ponto por cada ocorrência (e acho que essa seria a melhor das hipóteses).
O melhor é esperares até saírem as notas e depois logo vês se compensa ou não pedir revisão de prova :)

• Like
Reactions: pedrofbandre
Essas situações não estão previstas nos critérios gerais, por isso nunca se sabe. Penso que dependerá muito da sensibilidade do professor que corrigir o exercício e da forma como vai interpretar o erro. Se considerar como um erro esporádico de cálculo, provavelmente vai descontar 1 ponto por cada ocorrência (e acho que essa seria a melhor das hipóteses).
O melhor é esperares até saírem as notas e depois logo vês se compensa ou não pedir revisão de prova :)

A minha única hipótese de obter uma cotação decente na pergunta seria considerarem como um único erro e descontarem um ponto na pergunta e, considerando que a dificuldade do item não diminui, darem-me o resto da cotação, mas isso já é pedir demasiado...
De qualquer das formas vou pedir para ver a prova, depois logo vejo se vale a pena pedir revisão.

Obrigado pela ajuda :)

• Like
Reactions: _Bruno_