Palpites Exame Matemática A - 2017

Quanto a probabilidades, penso que sairá axiomática, condicionada e combinatória visto que há 10 anos que estes 3 temas saem na primeira fase do exame todos os anos. Deve sair uma escolha múltipla de geometria, uma de sucessões, e no grupo II mais umas 2 ou 3 alíneas de geometria. Quanto a funções, trigonometria e complexos, não sei bem ainda porque falta-me rever essa parte mas digam o que acham ;)

Quanto a probabilidades, penso que sairá axiomática, condicionada e combinatória visto que há 10 anos que estes 3 temas saem na primeira fase do exame todos os anos. Deve sair uma escolha múltipla de geometria, uma de sucessões, e no grupo II mais umas 2 ou 3 alíneas de geometria. Quanto a funções, trigonometria e complexos, não sei bem ainda porque falta-me rever essa parte mas digam o que acham ;)
Tens algum palpite sobre o que sai de geometria?

• Like
Reactions: magi02
Tens algum palpite sobre o que sai de geometria?

Sei que a pergunta não foi dirigida a mim mas.... :p

Creio que vai sair algo na linha dos últimos anos: apostaria no cálculo vetorial para definir uma circunferência, mediatriz etc... e, provavelmente, uma interseção reta/reta, reta/plano, plano/reta. Na geometria não há muito por onde pegar (normalmente é sempre isto que acabei de dizer). Eles não costumam dificultar muito nesta parte, pelo menos na minha opinião.

Sei que a pergunta não foi dirigida a mim mas.... :p

Creio que vai sair algo na linha dos últimos anos: apostaria no cálculo vetorial para definir uma circunferência, mediatriz etc... e, provavelmente, uma interseção reta/reta, reta/plano, plano/reta. Na geometria não há muito por onde pegar (normalmente é sempre isto que acabei de dizer). Eles não costumam dificultar muito nesta parte, pelo menos na minha opinião.

Nem eu diria melhor ;) Sim, deve ser por esse género de exercícios

• Like
Reactions: DFonseca
Este ano as folhas de exame vão ser quadriculadas (nos anos anteriores eram apenas de linhas) por isso tenho um palpite que pode sair algo para desenhar !
Não sabia!! Onde é que soubeste isso? Até andava a fazer exercícios em folhas de linhas para me habituar

Alguém sabe se é possível levar duas calculadoras para exame? Neste caso, para o exame de Matemática A.

Tenho uma calculadora gráfica e sei que pode parecer estranho mas estou interessado em levar outra calculadora (científica).

Quais os vocês palpites para a última pergunta do exame? Qual é que acham que será um tema forte a sair? Sabendo que essa pergunta costuma ser um pouco para pensar "mais além".. (entenda-se distinguir 20 de 19/18,5):tearsofjoy:

1a fase, 2016, saiu aquela reta a passar pela origem (necessária a noção de derivada num ponto)
1a fase, 2015, saiu (curiosamente ou não) também derivada de funções e a sua relação com os declives de retas perpendiculares.
1a fase, 2014, último exercício era o da calculadora. Mas, uma pergunta anterior envolvia definição de derivada num ponto também!
1a fase, 2013, último exercício, T.Bolzano
1a fase, 2012, ultimo exercício , pergunta-tipo de aplicação de conceitos de trigonometria 11º com derivada.

OU SEJA, a ultima pergunta têm sido cada vez menos "chapa e cola" que é como quem diz conteúdos extensivamente abordados onde tentam surpreender pela novidade..

Ainda assim nos últimos 2 exames, o conceito inerente andava à volta de derivadas no ponto..

Acham que este ano haverá surpresas nesta questão? (acresce o facto de ser o último ano em que o exame contempla a matéria do programa antigo.. e que será que isto crerá dizer pelas as aquelas cabeças pensantes do imaculado IAVE?) Entrem nesta teoria da especulação !! :sunglasses: Aceitam-se palpites!

Alguém sabe se é possível levar duas calculadoras para exame? Neste caso, para o exame de Matemática A.

Tenho uma calculadora gráfica e sei que pode parecer estranho mas estou interessado em levar outra calculadora (científica).

Não vejo nenhum inconveniente em levares a científica se for daquelas por exemplo que serão permitidas no exame de FQ... Pois não vejo como fazeres cálculos por duas máquinas pode afetar o teu desempenho. Quanto mais estarias a trocar de máquina e a ter esse trabalho tu. Mas talvez seja melhor perguntares na secretaria da tua escola.

Não vejo nenhum inconveniente em levares a científica se for daquelas por exemplo que serão permitidas no exame de FQ... Pois não vejo como fazeres cálculos por duas máquinas pode afetar o teu desempenho. Quanto mais estarias a trocar de máquina e a ter esse trabalho tu. Mas talvez seja melhor perguntares na secretaria da tua escola.

Ok, obrigado. Eu vou tentar perguntar mas infelizmente as pessoas que lá estão não devem saber...

Acho que não podes levar duas máquinas para o exame...

Olé minha gente.

Que máquinas são permitidas nos exames de Matematica??

Podemos levar alguns apontamentos lá (formulas, exercicios, dicas, etc.), ou eles apagam as máquinas antes do exame??

Obrigada. :)

(Ai que nervos já na barriga -.-')

Olé minha gente.

Que máquinas são permitidas nos exames de Matematica??

Podemos levar alguns apontamentos lá (formulas, exercicios, dicas, etc.), ou eles apagam as máquinas antes do exame??

Obrigada. :)

(Ai que nervos já na barriga -.-')

Tens aqui a lista das calculadores permitidas no exame de Matemática A de 2017 : http://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/263.PDF

Segundo o IAVE , o aluno pode e cito "usar todas as potencialidades da calculadora" , sendo proibido a um professor fazer reset a máquina.
Das várias vezes que fui fazer exame por norma antes do exame os professores vão ver as máquinas, e pedem para retirarmos as tampas e mostrarmos , pois pode haver algum apontamento escito.
E, relativamente as maquinas TI - NSPIRE , acho que é assim que se escreve, eles levam um folha e pedem ao aluno que siga os seguintes passos, mas não é para ver se tens algo lá escrito é assim, se não estou em erro, para ver se não tens nenhum programa que permita a tua calculadora ter capacidades CAS (Cálculo Álgébrico Simbólico)
Pelos vistos, o JNE (Júri Nacional de Exames) descobriu recentemente (e a TEXAS também) que alguém inventou "uma aplicação externa" que, uma vez instalada na calculadora gráfica TI NSPIRE CX, lhe confere capacidades CAS.
Como tal capacidade não é admissível em exame, eles vão verificar (:

Desculpa a extensão do texto, espero que tenhas ficado esclarecida (:

• Like
Reactions: MedDreamer
Tens aqui a lista das calculadores permitidas no exame de Matemática A de 2017 : http://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/263.PDF

Segundo o IAVE , o aluno pode e cito "usar todas as potencialidades da calculadora" , sendo proibido a um professor fazer reset a máquina.
Das várias vezes que fui fazer exame por norma antes do exame os professores vão ver as máquinas, e pedem para retirarmos as tampas e mostrarmos , pois pode haver algum apontamento escito.
E, relativamente as maquinas TI - NSPIRE , acho que é assim que se escreve, eles levam um folha e pedem ao aluno que siga os seguintes passos, mas não é para ver se tens algo lá escrito é assim, se não estou em erro, para ver se não tens nenhum programa que permita a tua calculadora ter capacidades CAS (Cálculo Álgébrico Simbólico)
Pelos vistos, o JNE (Júri Nacional de Exames) descobriu recentemente (e a TEXAS também) que alguém inventou "uma aplicação externa" que, uma vez instalada na calculadora gráfica TI NSPIRE CX, lhe confere capacidades CAS.
Como tal capacidade não é admissível em exame, eles vão verificar :)

Desculpa a extensão do texto, espero que tenhas ficado esclarecida :)
Só por curiosidade, o que é que essa aplicação permitia?

Então por exemplo levar fórmulas na pasta "Programas" é permitido? Se os professores virem o aluno a ler mesmo lá "texto" a explicar as fórmulas não dizem/fazem nada?