Palpites para exame de Geografia - 2017

Alguém me sabe dizer o que é que costuma sair mais no exame?
Preciso mesmo de estudar, e muito.
Tive a fazer os exames dos anos anteriores e faço as escolhas múltiplas todas e tenho uma nota razoável, mas chega à parte das respostas escritas e não consigo fazer nenhuma... É completamente o contrario do que me acontecia nos testes de geografia onde eu errava bastantes escolhas múltiplas e tinha quase todas as respostas escritas corretas.

Tive a fazer os exames dos anos anteriores e faço as escolhas múltiplas todas e tenho uma nota razoável, mas chega à parte das respostas escritas e não consigo fazer nenhuma... É completamente o contrario do que me acontecia nos testes de geografia onde eu errava bastantes escolhas múltiplas e tinha quase todas as respostas escritas corretas.
Olá! :)
Pelo que tenho visto, a população e transportes (nomeadamente a posição de Portugal na rede europeia) são temas elementares do exame.

A tendência dos exames de geografia, na parte das respostas escritas, é ter uma matéria do 10º e outra do 11º, e segundo as matrizes, as unidades que têm mais peso são a dos recursos naturais e a da organização da população

Os recursos naturais que a população dispõe - usos, limites e potencialidades (10º ano)
- Os recursos do subsolo; recursos hidromenarais
- A radiação solar e o seu aproveitamento energético

- Distribuição do Clima e da Insolação em Portugal
- Recursos Hidricos
- Perturbações Atmosféricas
- Distribuição da Precipitação em Portugal
- Os recursos hidricos; Disponibildade Hidrica e os Rios de Portugal
- O setor das pescas / aquicultura /atividades transofrmadoras
- Características e Particularidades da costa portuguesa e os planos para a sua gestão

Os espaços organizados pela população (11º ano)
- A actividade agrícola (e aqueles 1001 subtemas, das carateristicas, etc..)
- As novas oportunidades para os espaços rurais
- Cidades
- Espansão Urbana
- Renovação Urbana
- Problemas Urbanos
- A rede urbana e as carateristicas etc..
- As parcerias entre as cidades e o mundo rural

Como no ano passado calharam as características da rede urbana, o clima português, a agricultura e a pesca..
acho que este ano calha algo relacionado com as novas potencialidades do Espaço Rural e algo relacionado com a radiação solar

Vale lembrar que tmb costumam colocar temas sobre a População nestes grupos de desenvolvimento.. transportes, união europeia e as tics.. acho muito pouco provável

A tendência dos exames de geografia, na parte das respostas escritas, é ter uma matéria do 10º e outra do 11º, e segundo as matrizes, as unidades que têm mais peso são a dos recursos naturais e a da organização da população

Os recursos naturais que a população dispõe - usos, limites e potencialidades (10º ano)

- Recursos Hidricos
- Características e Particularidades da costa portuguesa e os planos para a sua gestão

- Cidades
- Espansão Urbana
- Renovação Urbana
- Problemas Urbanos

Como no ano passado calharam as características da rede urbana, o clima português, a agricultura e a pesca..
acho que este ano calha algo relacionado com as novas potencialidades do Espaço Rural e algo relacionado com a radiação solar

Vale lembrar que tmb costumam colocar temas sobre a População nestes grupos de desenvolvimento.. transportes, união europeia e as tics.. acho muito pouco provável

Também poderá sair PAC e, na minha opinião, é o mais complicado...

Pelo que tenho vindo a aperceber-me, existem algumas perguntas de escolha múltipla que são meramente cultura geral e que não é leccionado nas aulas. Outras coisa cada vez mais comum nos exames é sair uma ou outra pergunta que é de anos anteriores, 9º ano, 8º ano.. De resto é tudo o que já referiram aqui.

--- Post atualizado ---
Clima também é um tema que muito aparece no exame de geografia

- Recursos Hidricos

- Cidades
- Espansão Urbana
- Renovação Urbana
- Problemas Urbanos

E não é que acertaste quase em cheio! Foi chatinho o exame com a matéria de 10º ano, algumas escolhas multiplas matreiras! Aguardemos pelos critérios :)

Exame muito mais engenhoso do que no ano passado, algumas perguntas descabidas, na minha opinião, e que nem sao material de estudo para muito alunos... Esperemos pelos critérios, mas a escolha múltipla vai causar danos este ano

Tenho 8 valores na escolha multipla, mas o ultimo grupo não me correu assim tão bem. Penso que a primeira pergunta do grupo 5 foi o que me correu melhor. Será que consigo a positiva?

Este ano as escolhas multiplas estavam bastante puxadas. Eu lembro me fiz os exames dos anos anteriores e muitos deles, as escolhas multiplas eram muito fáceis. Havia perguntas que nem esatavam relacionadas com a matéria:neutral::neutral: ... Perdi 5 valores nas escolhas multiplas.

• Like
Reactions: BeatrizGonçalves
Este ano as escolhas multiplas estavam bastante puxadas. Eu lembro me fiz os exames dos anos anteriores e muitos deles, as escolhas multiplas eram muito fáceis. Havia perguntas que nem estavam relacionadas com a matéria:neutral::neutral: ... Perdi 5 valores nas escolhas multiplas.
Ao treinar para o exame, os grupos de resposta aberta corriam-me sempre melhor que os grupos de escolha múltipla, mas conseguia sempre uma boa classificação. No exame, perdi 2,5 valores em escolha múltipla e as minhas respostas aos grupos de resposta aberta estão uma autêntica desgraça (esqueci-me, inclusive, de justificar a segunda afirmação a 1 do Grupo V). :confused:
Havia perguntas que nem estavam relacionadas com a matéria:neutral::neutral:
Concordo plenamente (na minha opinião, pareceu-me que as questões do Grupo II e Grupo VI, em particular, não apelavam à matéria, mas sim à cultura geral).

É verdade, este ano foi um pouco diferente de como costuma ser.. Eu acho que, nas escolhas múltiplas, acertaram em cheio onde os alunos têm, normalmente, mais dificuldades... Eu quando estava a fazer o exame estava sempre a ver quando mudava de grupo se calhava alguma coisa sobre a população ou as cidades, o que para mim era considerado mais fácil, mas infelizmente isso não aconteceu.. Felizmente a parte escrita, na minha opinião, era bastante mais fácil do que alguns outros exames antigos, então pode ser que isso ajude muita gente!

• Like
Reactions: BeatrizGonçalves
Este ano as escolhas multiplas estavam bastante puxadas. Eu lembro me fiz os exames dos anos anteriores e muitos deles, as escolhas multiplas eram muito fáceis. Havia perguntas que nem esatavam relacionadas com a matéria:neutral::neutral: ... Perdi 5 valores nas escolhas multiplas.

Concordo, tambem me espalhei nas escolhas multiplas... a maioria das perguntas eram complicadas mas as de desenvolvimento eram acessiveis.
Se tivermos escrito uma resposta muito identica ao dos criterios mas nao pelas mesmas palavras esta correta na mesma, certo?

• Like
Reactions: sam_mukka