Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456

Anii.ash

Membro
Matrícula
22 Junho 2016
Hey hey!
Bem sei que todos os anos pode (literalmente) sair o qualquer coisa desde o 10º ano em exame, mas alguém tem algum palpite do que possa sair este ano? Geralmente, não costumam sair conteúdos que tenham saído no exame do ano anterior, ou sai??

Estou a repetir o exame como externa este ano para melhoria, e acho que os nervos já estão a levar a melhor de mim, haha!

Sugestão de palpites para a 1ª fase - opinião puramente pessoal; "jogo de probabilidades", sob uma especulação fundamentada numa padronização estatística dos exames - 1ª e 2ª fases - dos anos recentes (2011-2016):

- Fernando Pessoa - muito provável, praticamente certo - "Mensagem", heterónimos ou ortónimo - desde 2013 não surge na 1ª fase.

Tudo o resto, muito difícil tirar ilações. Diria que numa primeira linha de probabilidade, por ordem:

- "Memorial do Convento" Saramago > "Lusíadas" Camões > "Felizmente há luar" Sttau Monteiro

Numa segunda linha de probabilidade, por ordem:

- "Sermão de Santo António aos peixes" Padre António Vieira > "Frei Luís de Sousa" Almeida Garrett

Posteriormente, qualquer um destes seria uma surpresa e, a sair, desvirtuaria quaisquer palpites:

- "Maias" Eça de Queirós > Poesia de Cesário Verde > Poesia de Camões

_

Reforço que tudo isto se trata de pura especulação, uma vez que não há um padrão bem definido e muitos fatores entram em equação na tentativa de prognóstico de um exame de Português. Não advogo a interpretação literal destes prognósticos, somente como ponto de referência a nível de gestão de estudo por unidade.

Bom trabalho a todos!

Attachments

• PT EXAMES PADRÃO.png
    PT EXAMES PADRÃO.png
    36 KB · Visitas: 347
O segredo para ter sucesso num exame é ir tranquilo, sem stress, sem medo, sem receio. Acho que ninguém consegue palpitar os potenciais temas mais prováveis de sair num exame, pois tudo é possível. :)

Estou a trabalhar na parte do 'sem receios' ainda, mas tenho medo de ter alguma branca, sobretudo sendo dois exames no mesmo dia! Mas espero que corra bem! Obrigada!
--- Post atualizado ---
Sugestão de palpites para a 1ª fase - opinião puramente pessoal; "jogo de probabilidades", sob uma especulação fundamentada numa padronização estatística dos exames - 1ª e 2ª fases - dos anos recentes (2011-2016):

- Fernando Pessoa - muito provável, praticamente certo - "Mensagem", heterónimos ou ortónimo - desde 2013 não surge na 1ª fase.

Tudo o resto, muito difícil tirar ilações. Diria que numa primeira linha de probabilidade, por ordem:

- "Memorial do Convento" Saramago > "Lusíadas" Camões > "Felizmente há luar" Sttau Monteiro

Numa segunda linha de probabilidade, por ordem:

- "Sermão de Santo António aos peixes" Padre António Vieira > "Frei Luís de Sousa" Almeida Garrett

Posteriormente, qualquer um destes seria uma surpresa e, a sair, desvirtuaria quaisquer palpites:

- "Maias" Eça de Queirós > Poesia de Cesário Verde > Poesia de Camões

_

Reforço que tudo isto se trata de pura especulação, uma vez que não há um padrão bem definido e muitos fatores entram em equação na tentativa de prognóstico de um exame de Português. Não advogo a interpretação literal destes prognósticos, somente como ponto de referência a nível de gestão de estudo por unidade.

Bom trabalho a todos!

Quanto á poesia de Camões não sei, pois saiu no ano passado em primeira fase. Eu fiquei de queixo caído quando vi a pergunta, completamente á nora. 'Felizmente há luar!' também saiu, embora não me recorde se foi na primeira ou na segunda (fui a ambas, haha)

Os restantes, bem, memorial e mensagem parece-me provável! Os Maias podem sair?? Sempre pensei que não, já que algumas escolas não dão os Maias e optam antes por outra obra de Eça de Queiroz. A menos q façam como em filosofia, que dêem dois caminhos de resposta.

Muito obrigada pela resposta, ajuda imenso!!

Estou a trabalhar na parte do 'sem receios' ainda, mas tenho medo de ter alguma branca, sobretudo sendo dois exames no mesmo dia! Mas espero que corra bem! Obrigada!
--- Post atualizado ---

Quanto á poesia de Camões não sei, pois saiu no ano passado em primeira fase. Eu fiquei de queixo caído quando vi a pergunta, completamente á nora. 'Felizmente há luar!' também saiu, embora não me recorde se foi na primeira ou na segunda (fui a ambas, haha)

Os restantes, bem, memorial e mensagem parece-me provável! Os Maias podem sair?? Sempre pensei que não, já que algumas escolas não dão os Maias e optam antes por outra obra de Eça de Queiroz. A menos q façam como em filosofia, que dêem dois caminhos de resposta.

Muito obrigada pela resposta, ajuda imenso!!

A poesia de Camões coloquei mesmo no fim ao nível de probabilidade, e, não sendo impossível, também convém rever.

Tens razão, não me lembrei que "os Maias" não é obra obrigatória! Sendo assim, creio que não é passível de aparecer no exame.

Já agora, quando perguntaste por palpites de imediato foquei-me nas obras, que, por norma até têm probabilidades mais aleatórias do que a gramática. No grupo II não vão fugir à estrutura habitual, com perguntas de escolha múltipla (relativamente) acessíveis, apesar de confusas, por vezes, relativamente ao texto. Na segunda metade das perguntas, por norma, o foco tende a incidir:

- na coordenação e subordinação (orações)
- nas funções sintáticas
- nas figuras de estilo
- nos referentes deíticos (antecedentes)
- na coesão e coerência textuais
- na formação de palavras

Gente apesar de ser do 11 ano (só tenho que passar por isto para o ano) Nng sabe se este ano há alguma celebração de alguma data importante da literatura portuguesa o ministério costuma gostar de celebrações...

Gente apesar de ser do 11 ano (só tenho que passar por isto para o ano) Nng sabe se este ano há alguma celebração de alguma data importante da literatura portuguesa o ministério costuma gostar de celebrações...

Mesmo assim, de 11º tens uns quantos pela frente! Eu mesma vou repetir também o de filosofia. (Calham logo no mesmo dia, os dois exames, para mal dos meus pecados )

Celebrações, este ano penso que para além do Centenário de Fátima não houve assim mais nada. Espero que não se lembrem de nos pôr a escrever sobre isso.
--- Post atualizado ---
A poesia de Camões coloquei mesmo no fim ao nível de probabilidade, e, não sendo impossível, também convém rever.

Tens razão, não me lembrei que "os Maias" não é obra obrigatória! Sendo assim, creio que não é passível de aparecer no exame.

Já agora, quando perguntaste por palpites de imediato foquei-me nas obras, que, por norma até têm probabilidades mais aleatórias do que a gramática. No grupo II não vão fugir à estrutura habitual, com perguntas de escolha múltipla (relativamente) acessíveis, apesar de confusas, por vezes, relativamente ao texto. Na segunda metade das perguntas, por norma, o foco tende a incidir:

- na coordenação e subordinação (orações)
- nas funções sintáticas
- nas figuras de estilo
- nos referentes deíticos (antecedentes)
- na coesão e coerência textuais
- na formação de palavras

Ah, sim, mas isso é o menos. Gramática eles nunca fogem muito, as perguntas costumam ser sempre as mesmas, embora adaptadas ao contexto do texto do segundo grupo.

Os Maias nunca saiu, pode este ano surpreendem e Colocarem. Mas acho que devemos saber minimamente todas as obras.

Os Maias não calha, visto que não é uma obra obrigatória e que nem todas as escolas dão Os Maias. :p Assim, não te podem perguntar nada sobre a obra em si. O máximo que podem fazer é perguntar alguma coisa sobre as características de linguagem e estilo queirosiano. ;)

O meu palpite é q sai memorial e cesário verde. Memorial, porque vai sair do programa de 12º ano. Depois Cesário Verde porque quando sai um texto narrativo (como o memorial) costuma vir acompanhado com um texto poético (como um de cesário - excluindo à partida lírica camoniana pq saiu o ano passado e cesário ja n sai há algm tempo).
Mas claro, é só um palpite

Apostaria em Pessoa e Sermão.

• Like
Reactions: dvdtores
O meu palpite é q sai memorial e cesário verde. Memorial, porque vai sair do programa de 12º ano. Depois Cesário Verde porque quando sai um texto narrativo (como o memorial) costuma vir acompanhado com um texto poético (como um de cesário - excluindo à partida lírica camoniana pq saiu o ano passado e cesário ja n sai há algm tempo).

Também tenho cá um feeling que vai sair o Memorial...:D:D Tal como disseste, acho que o IAVE vai aproveitar que este é o ultimo ano da obra no programa de Portugues e vai coloca-lo no exame.

Apenas um palpite
:p

Também tenho cá um feeling que vai sair o Memorial...:D:D Tal como disseste, acho que o IAVE vai aproveitar que este é o ultimo ano da obra no programa de Portugues e vai coloca-lo no exame.

Apenas um palpite
:p
Memorial saiu tanta vez seguida que até os senhores do Iave ficaram cansados da obra :tearsofjoy:
Não me acredito muito que saia, but... :rolleyes:

:tearsofjoy:
:eek::innocent:

Sinceramente espero que se tenham mesmo cansado, :tearsofjoy:de todos preferia que calhasse o Felizmente Ha Luar, embora ja tenha calhado o ano passado.
Da obra de 11º não faço a mínima ideia de qual poderá ser... :oops:

• Like
Reactions: Anii.ash

A sério que vai sair do plano?? È provável, nesse caso. Mas, como @dvdtores disse, espero mesmo que eles se tenham fartado do memorial.

A sério que vai sair do plano?? È provável, nesse caso. Mas, como @dvdtores disse, espero mesmo que eles se tenham fartado do memorial.
Sim, vai sair do programa sendo substituido por O Ano Da Morte De Ricardo Reis também de José Saramago.:p

Eu apostava no Memorial do Convento (vá lá o IAVE não vai perder a última oportunidade de nos testar numa das obras que eles mais gostam de pôr em exame) e Frei Luís de Sousa.

Sair Frei Luis de Sousa era TOP :D