Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456
Expliquem-me, não acaba por ser irrelevante? As respostas que pedem são praticamente sempre relacionadas com o texto/excerto/poema apresentado apenas e só. Nos critérios nunca está nada sobre as obras/poeta no geral e num todo, é só o que está no enunciado. Basta ler atentamente e ter boa análise. Nunca percebi a obsessão com os temas, podem-me ajudar? :sweatsmile:

Não é bem assim, vai lá fazer um exame onde saia Ricardo Reis e boa sorte em descrever as filosofias dele sem saberes a teoria por trás. Aplica-se o mesmo ao simbolismo em qualquer obra, há certas coisas em todas as obras que simbolizam mais do que aquilo que são simplesmente. Mas pronto, este é o meu ponto de vista.

• Like
Reactions: RITO
Não é bem assim, vai lá fazer um exame onde saia Ricardo Reis e boa sorte em descrever as filosofias dele sem saberes a teoria por trás. Aplica-se o mesmo ao simbolismo em qualquer obra, há certas coisas em todas as obras que simbolizam mais do que aquilo que são simplesmente. Mas pronto, este é o meu ponto de vista.

Eu percebo, mas quantas vezes te é realmente pedido para extravasares para uma análise mais abrangente da obra de um autor? Poucas, certo? Se leres os critérios reparas que consegues responder devidamente só com aquilo que o texto te oferece na maior parte das vezes. Não me interpretem mal, não quero ser dono da razão, vim mesmo para esclarecer esta dúvida. É a impressão com que fico.

• Like
Reactions: andre99az
Eu percebo, mas quantas vezes te é realmente pedido para extravasares para uma análise mais abrangente da obra de um autor? Poucas, certo? Se leres os critérios reparas que consegues responder devidamente só com aquilo que o texto te oferece na maior parte das vezes. Não me interpretem mal, não quero ser dono da razão, vim mesmo para esclarecer esta dúvida. É a impressão com que fico.
Sim, em parte tens razão, :) um exame de português baseia-se muito na interpretação dos textos que te apresentam, mas tal como a @_arilopes disse, também é importante que percebas a teoria e as características de cada autor.
Acaba por ser um misto das duas coisas :D

Também concordo contigo, não sei se completamente, mas partilho da mesma filosofia.
Fiz vários exames sem ter estudado antes a matéria e até que me safava mais ou menos (nunca fui grande coisa a português). Claro que agora depois de ler os resumos isso dá uma ajuda, mas fiquei com a ideia de que saber muita ou pouca coisa na obra acaba por não ter assim grande impacto...
Mas posso estar errado

• Like
Reactions: Angella and RITO
A minha professor de português disse-me que este ano não ia sair poetas do século XX, não está no programa

Mas consta do programa antigo, ainda em vigor.. não sei se a tua professora tem razão.

Já que faltam poucos dias para o exame, como é que vocês têm estudado? (Acho que todos sabemos que estudar para português é complicado...)
Eu tenho andado a fazer exames (acho que já fiz uns 5) mas não me sinto preparado... Agora nos últimos dias tenho-me focado mais em resumos e coisas desse género, mas não consigo memorizar quase nada, por isso não sei qual é o melhor método que devo seguir no pouco tempo que falta até ao exame

Hello hello!
Bem, sinceramente, eu estudei durante o ano inteiro então chegou agora o fim de semana de véspera e já me sinto preparada, ainda que nervosa, então não tenho intenção de marrar mais. É dar uma última leitura, e está. Mas o que aconselho é escreveres os teus resumos, pois a escrita ajuda a memorizar, e a fazeres os exames, primeiras e segundas fases, pois ajuda a entenderes melhor o tipo de resposta que eles procuram!
--- Post atualizado ---
Pois talvez, mas essa não é dificil
Em 2016 saiu Camões lírico, então vamos ver... Pessoal, se na Segunda os nossos palpites estiverem certos, devíamos fazer uma festa.

• Like
Reactions: supercar1
Basicamente, o meu estudo baseou-se em saber um pouco sobre as temáticas do Pessoa (desde os heterónimos passando por Mensagem), alguns pormenores da escrita de Camões n'Os Lusíadas. O resto é saber um pouco sobre a história em si (falo, principalmente, Memorial, Felizmente e Frei). No que toca a Cesário Verde, é sempre o mesmo assunto: deambulação, transfiguração do real...

Basicamente, o meu estudo baseou-se em saber um pouco sobre as temáticas do Pessoa (desde os heterónimos passando por Mensagem), alguns pormenores da escrita de Camões n'Os Lusíadas. O resto é saber um pouco sobre a história em si (falo, principalmente, Memorial, Felizmente e Frei). No que toca a Cesário Verde, é sempre o mesmo assunto: deambulação, transfiguração do real...
Meu deus, se sai Cesário eu vou cortar os pulsos.

É fácil, pois o tema dos poemas andam sempre a volta do mesmo, mas nem sempre é fácil identificar o que se passa neles...

É para estudar gramática?
claro que não
Já que faltam poucos dias para o exame, como é que vocês têm estudado? (Acho que todos sabemos que estudar para português é complicado...)
Eu tenho andado a fazer exames (acho que já fiz uns 5) mas não me sinto preparado... Agora nos últimos dias tenho-me focado mais em resumos e coisas desse género, mas não consigo memorizar quase nada, por isso não sei qual é o melhor método que devo seguir no pouco tempo que falta até ao exame

Eu agora tenho dado mais atenção às obras que são mais prováveis de sair (na minha opinião) - memorial do convento/mensagem; sermão, mas o melhor que tens a fazer é mesmo praticar a gramática, porque analisar mesmo bem textos para teres logo 100 pontos no grupo 1 é um bocado à sorte (especialmente líricos) visto que depende do grau de dificuldade do poema, mas desde que tenhas um conhecimento mínimo sobre cada obra, safas-te

Acham que é provável que saia Lusíadas? É que estou mesmo mesmo a entrar em pânico só de pensar nessa hipótese visto que não percebo quase nada do que Camões escreve.

Hoje ao jantar, nas noticias, falaram sobre José Saramago! Será que é mesmo Memorial? Rezemos :relieved:

Acham que é provável que saia Lusíadas? É que estou mesmo mesmo a entrar em pânico só de pensar nessa hipótese visto que não percebo quase nada do que Camões escreve.

Hoje ao jantar, nas noticias, falaram sobre José Saramago! Será que é mesmo Memorial? Rezemos :relieved:
Relaxa, o segredo é não entrar em pânico. Será sempre preciso algum conhecimento da obra, como é óbvio, mas o excerto estará lá ao teu dispor, é tudo uma questão de profunda interpretação.

Este sou eu tentando desdramatizar a minha falta de estudo. You can't win this year, IAVE.

Não me peças coisas impossiveis! :tearsofjoy:
''É só um exame, tens sempre a segunda fase.''
''Fé no pai que o inimigo cai.''

''Há metafísica bastante em não pensar em nada.''

''Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente
E sem desassosegos grandes.''

R-E-L-A-X-A

Nem Pessoa quer que te chateies com o exame.

• Like
Reactions: Anii.ash
''É só um exame, tens sempre a segunda fase.''
''Fé no pai que o inimigo cai.''

''Há metafísica bastante em não pensar em nada.''

''Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente
E sem desassosegos grandes.''

R-E-L-A-X-A

Nem Pessoa quer que te chateies com o exame.

Se Pessoa me disesse algo, era só mesmo recomendar Ópio, para o stress.
E citar Ricardo Reis não leva a lado nenhum, a Lídia coitada.. ouvia com cada uma :tearsofjoy:

Quais são os poemas mais importantes para estudar da mensagem? É que os resumos que tenho visto focam unicamente a parte mais geral que não interessa quase nada para a análise de um poema...

• Like
Reactions: Soniazzzz
GENTE RECEBI ESTA MENSAGEM POR AMIGOS , PELOS VISTOS ISTO ANDA A CIRCULAR , SERÁ FIDEDIGNO?
"Informações Exame Português
Caros colegas, chegou-me uma informação que acho por bem partilhar. Consta-se, em Coimbra e Lisboa, que os textos que vão sair no exame (1º fase) são:
- Memorial do Convento ( relativamente à epopeia da pedra (cap. 19) ou à construção do convento (cap. 21), uma vez que é o ultimo ano de Memorial obrigatório e porque comemora-se os 100 anos do transporte da grande pedra)
- Cesário Verde ( havendo rumores de que será o poema "Cristalizações" ou "Contrariedades", o que não invalida que se dê uma olhada aos poemas "Vaidosa", "Deslumbramentos e "Humilhações" que também têm uma probabilidade elevada )
Espero que façam bom uso destas informações. Boa sorte!
P.s.: A fonte é bastante fidedigna.
(Mandaram isto é achei importante partilhar, e já agora, isto é de uma escola onde tem professores com conhecimentos do IAVE)
Boa sorte!! xd"
Isto anda a circular, partilhem!

• Like
Reactions: Anii.ash and austin
GENTE RECEBI ESTA MENSAGEM POR AMIGOS , PELOS VISTOS ISTO ANDA A CIRCULAR , SERÁ FIDEDIGNO?
Caros colegas, chegou-me uma informação que acho por bem partilhar. Consta-se, em Coimbra e Lisboa, que os textos que vão sair no exame (1º fase) são:
- Memorial do Convento ( relativamente à epopeia da pedra (cap. 19) ou à construção do convento (cap. 21), uma vez que é o ultimo ano de Memorial obrigatório e porque comemora-se os 100 anos do transporte da grande pedra)
- Cesário Verde ( havendo rumores de que será o poema "Cristalizações" ou "Contrariedades", o que não invalida que se dê uma olhada aos poemas "Vaidosa", "Deslumbramentos e "Humilhações" que também têm uma probabilidade elevada )
(Mandaram isto é achei importante partilhar, e já agora, isto é de uma escola onde tem professores com conhecimentos do IAVE)
Boa sorte!! xd"
Epá se acertares eu pago-te um copo!

• Like
Reactions: Soniazzzz
Boa sorte!! xd"

Se for mesmo vou fazer uma festa!