Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456
E agora saia um conto e teatro... era tudo com 18.

• Like
Reactions: Soniazzzz
Mesmo... mas se saisse isso iam por gramatica dificil provavelmente

Na segunda fase do ano passado puseram um artigo e RR, e a gramática era acessivel, não é assim tão impossivel.. Mas dúvido.

• Like
Se calhar é alguém a trollar... Acima de tudo, independentemente dos textos que colocarem, o importante é percebermos o que eles querem de nós em cada pergunta. Se não soubermos interpretar, primeiro, as perguntas, não importa se o texto é acessível ou difícil: enterramo-nos de qualquer das formas.

Se calhar é alguém a trollar... Acima de tudo, independentemente dos textos que colocarem, o importante é percebermos o que eles querem de nós em cada pergunta. Se não soubermos interpretar, primeiro, as perguntas, não importa se o texto é acessível ou difícil: enterramo-nos de qualquer das formas.
Pois tb acho... mas nnc se sabe...
--- Post atualizado ---
Pois tb acho... mas nnc se sabe...

• Like
Reactions: DFonseca
É sempre divertido ver o pessoal todo passado a achar que é mesmo verdade :laughing::laughing:
E mais divertido vai ser a cara dos que não acreditam ou pelo menos dão o benefício da dúvida se for mesmo verdade amanhã :tearsofjoy:
* Flashback* Tabela com a média dos últimos colocados do ano passado

Última edição:
Hello hello!
Bem, sinceramente, eu estudei durante o ano inteiro então chegou agora o fim de semana de véspera e já me sinto preparada, ainda que nervosa, então não tenho intenção de marrar mais. É dar uma última leitura, e está. Mas o que aconselho é escreveres os teus resumos, pois a escrita ajuda a memorizar, e a fazeres os exames, primeiras e segundas fases, pois ajuda a entenderes melhor o tipo de resposta que eles procuram!
--- Post atualizado ---

Em 2016 saiu Camões lírico, então vamos ver... Pessoal, se na Segunda os nossos palpites estiverem certos, devíamos fazer uma festa.
Eu não me sinto preparado, mas acho que me sinto numa espécie de "que se lixe, seja o que Deus quiser".
Nem ia fazer mais revisões hoje, tinha tirado o dia para relaxar e ir à praia, mas com estas novidades ainda hei de dar uma vista de olhos em memorial e cesário.
Por acaso fiz cerca de 10 exames (5 deles sem o grupo 3) e alguns até me correram bem, outros mais ou menos, e aqueles com poesia ficaram complicados, por isso sinto-me nervoso mas ao mesmo tempo numa espécie de calma "fácil", dificil de explicar, mas é uma calma que pode desaparecer facilmente
claro que não

Eu agora tenho dado mais atenção às obras que são mais prováveis de sair (na minha opinião) - memorial do convento/mensagem; sermão, mas o melhor que tens a fazer é mesmo praticar a gramática, porque analisar mesmo bem textos para teres logo 100 pontos no grupo 1 é um bocado à sorte (especialmente líricos) visto que depende do grau de dificuldade do poema, mas desde que tenhas um conhecimento mínimo sobre cada obra, safas-te
Eu dei uma atenção semelhante a todas as obras, porque não andei a fazer previsões. Quanto à gramática, não a estudei à seria, mas de cerca de 10 ou 11 grupos 2 que fiz, tive sempre à volta dos 40 pontos, o que não me parece ser mau (só espero que amanhã isso não desça).

Mas agora com estas informações novas, vou dar mais uma vista de olhos. Acham mesmo que é verdade? Por acaso duvido muito, maaaaas nunca se sabe não é? Mas vejamos, se estes vazamentos forem verdade, não nos mandarão fazer outro exame noutra altura? Acho que isso seria ainda pior, eu só quero ver-me livre do exame!

Mas agora com estas informações novas, vou dar mais uma vista de olhos. Acham mesmo que é verdade? Por acaso duvido muito, maaaaas nunca se sabe não é? Mas vejamos, se estes vazamentos forem verdade, não nos mandarão fazer outro exame noutra altura? Acho que isso seria ainda pior, eu só quero ver-me livre do exame!

Creio que já aconteceu alguma coisa do género há uns anos atrás e ninguém teve que repetir exames

GENTE RECEBI ESTA MENSAGEM POR AMIGOS , PELOS VISTOS ISTO ANDA A CIRCULAR , SERÁ FIDEDIGNO?
"Informações Exame Português
Caros colegas, chegou-me uma informação que acho por bem partilhar. Consta-se, em Coimbra e Lisboa, que os textos que vão sair no exame (1º fase) são:
- Memorial do Convento ( relativamente à epopeia da pedra (cap. 19) ou à construção do convento (cap. 21), uma vez que é o ultimo ano de Memorial obrigatório e porque comemora-se os 100 anos do transporte da grande pedra)
- Cesário Verde ( havendo rumores de que será o poema "Cristalizações" ou "Contrariedades", o que não invalida que se dê uma olhada aos poemas "Vaidosa", "Deslumbramentos e "Humilhações" que também têm uma probabilidade elevada )
Espero que façam bom uso destas informações. Boa sorte!
P.s.: A fonte é bastante fidedigna.
(Mandaram isto é achei importante partilhar, e já agora, isto é de uma escola onde tem professores com conhecimentos do IAVE)
Boa sorte!! xd"
Isto anda a circular, partilhem!

Duvido que a informação seja verídica uma vez que são 300 anos do transporte da pedra e não 100 como dito. Os 100 anos são sim referentes à morte do General Gomes Freire.

Os 100 anos são sim referentes à morte do General Gomes Freire.

Poderíamos especular a presença de Felizmente há luar no exame se não tivesse saído no ano passado. :p
--- Post atualizado ---
Os 100 anos são sim referentes à morte do General Gomes Freire.

Lembrei-me agora. O General Gomes Freire não morreu em 1817? Se assim for, serão 200 anos. :P

quando falam na probabilidade de sair Lusíadas... querem dizer Lusíadas-Mensagem (comparação das duas obras) ou Lusíadas, análise da obra como no 9ºano??

Intertextualidade é o que faria mais sentido, mas nesse caso apenas colocando a Mensagem, porque pegando na Mensagem conseguimos comentar alguns pontos dos Lusíadas, mas pegando nos Lusíadas é mais difícil - entenda-se, imaginativo - comentar a Mensagem. Camões não estaria à espera que alguns séculos mais tarde surgisse Pessoa, mas Pessoa considerava Camões o "rei", se é que me entendem :p

• Like