Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456
Alguem sabe me dizer como distingo bem do pronome de uma conjunção? E que em múltiplas perguntam mts vezes isso e em norma erro mais vezes essa multipla :/ pq eu sei que supostamente o pronome vem em vez do nome , mas a casos qe e mais difícil distinguir, ajuda pfvvv

Para além dos 300 anos da primeira pedra do convento, hoje é o aniversario da morte de Saramago (foi há 7 anos).

Poiss obrigada , e quando e tipo "os"?

Uma regra que o meu professor de 11º me ensinou é substituíres o verbo para a 3º pessoa e veres se consegues substituir por lhe ou por o e aí já ves se é, respetivamente, CI ou CD ex: Aquilo impedia-nos de muito pouco se substituires por 3 pessoa fica aquilo impedia-os de muito pouco, logo é CD

• Like
Reactions: Soniazzzz
Uma regra que o meu professor de 11º me ensinou é substituíres o verbo para a 3º pessoa e veres se consegues substituir por lhe ou por o e aí já ves se é, respetivamente, CI ou CD ex: Aquilo impedia-nos de muito pouco se substituires por 3 pessoa fica aquilo impedia-os de muito pouco, logo é CD
Obrigadaaaa !! :-D

Alguem sabe me dizer como distingo bem do pronome de uma conjunção? E que em múltiplas perguntam mts vezes isso e em norma erro mais vezes essa multipla :/ pq eu sei que supostamente o pronome vem em vez do nome , mas a casos qe e mais difícil distinguir, ajuda pfvvv
o (que) pronome é geralmente seguido por um verbo e faz referencia ao sujeito do verbo - Li um livro que era interessante (o sujeito - livro - era interessante)
o (que) conjunção é sempre seguido por um pronome e faz referencia ao objecto do verbo - o bolo que ele fez era delicioso
Faz sentido?

o (que) pronome é geralmente seguido por um verbo e faz referencia ao sujeito do verbo - Li um livro que era interessante (o sujeito - livro - era interessante)
o (que) conjunção é sempre seguido por um pronome e faz referencia ao objecto do verbo - o bolo que ele fez era delicioso
Faz sentido?
Simm mt obrigada !!:blush:
--- Post atualizado ---
Alguém sabe a diferenca para n errar complemento do nome e modificador do nome?

• Like
Reactions: Gabriela Maciel
Simm mt obrigada !!:blush:
--- Post atualizado ---
Alguém sabe a diferenca para n errar complemento do nome e modificador do nome?

Complemento do nome é algo que è necessário para fazer sentido, sobretudo se estiveres a falar do complemento oblíquo. Modificador, acrescenta algo acerca do nome, mas não è necessário à frase para esta fazer sentido!
--- Post atualizado ---
Olá! Alguém me consegue explicar como é que, na prática distinguimos um texto expositivo de um argumentativo?

Desculpa a demora! Texto expositivo apresenta um tema e fala acerca deste; explica sobre o que é e como é. Texto argumentativo, defende uma tese e apresenta argumentos em defesa desta! In short, um dá informação e expõe um tema (expositivo) e o outro defende uma posição acerca de um tema. (Argumentativo)
--- Post atualizado ---
Já agora, gente, boa sorte para amanhã! Vamos todos tentar não entrar em stress, nem em pânico, e dar o nosso melhor!

Pessoa está connosco.

Para mim de certeza que sai memorial do convento, porque dia 18 de junho foi o seu falecimento (josé saramago), porque a fundação josé saramago faz 10 anos de existencia em junho de 2017 e porque a obra vai sair do programa de português.

• Like
Reactions: Anii.ash
Hey hey

Exame fácil e acessível, e nada melhor pra sair na parte B do que um conto, já que não exige nenhum conhecimento exteno à obra, mas apenas a interpretação do que ali está... Quanto ao ao Alberto Caeiro, pra mim acho que foi o melhor de Fernando Pessoa que poderia sair. Inclusive minha stora deu esse poema em aula.
Os itens do grupo II estavam razoáveis, mas não posso comentar enquanto não saem os critérios.
O grupo III para mim foi o mais difícil, pois não sabia bem o que escrever, mas acho que desenrasquei-me...

Enfim, tenho uma crítica positiva a esse exame... Acho que foi fácil e acessível. Vamos ver como vão ser os critérios e depois as críticas que os professores fazem!

Também concordo que sairá os lusíadas ou mensagem que já não saiem a muito tempo penso, mas penso que como são fáceis talvez seja a obra de memorial do convento

Também concordo que sairá os lusíadas ou mensagem que já não saiem a muito tempo penso, mas penso que como são fáceis talvez seja a obra de memorial do convento

wtf026.gif