Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456
Eu também acho que vai sair um dos seguintes conjuntos:

Fernando Pessoa/ "Sermão de Santo António aos Peixes"
"Memorial do Convento"/ Cesário Verde

Já agora gostava de alertar para o facto de que "Os Maias" podem, efetivamente, sair no exame. Há escolas em que se estudam "Os Maias" e noutras "A Cidade e as Serras" mas na Parte B do Grupo I do Exame podem sair as duas opções e o aluno seleciona uma, tal como acontece no 9º ano com o "Auto da Barca do Inferno" e o "Auto da Índia", ambos do Gil Vicente.

Porém, também acho que "Os Maias" não vão sair. E eu posso estar enganado mas eu penso que quando as pessoas responsáveis por fazer os exames os fazem não sabem em que fase é que eles vão sair. Os professores costumam fazer 3 ou 4 exames e só no próprio dia de cada fase do exame é que sabem qual é que saí.

Vejam isto que é bastante útil:
Exames de Português -12º ano

Este ano vou como externa e pelo que me lembro o ano passado saiu o Felizmente há luar e Camões. De vez em quando o IAVE adora repetir as obras 2 anos seguidos então não ficaria espantada se o Felizmente há luar calhasse outra vez.
Eu espero é que saia o Memorial e podia sair Frei Luís de Sousa ou o Sermão :tongueout:
Sinceramente só espero que não saia a Mensagem, detesto tanto ahahaha :tired:

Este ano vou como externa e pelo que me lembro o ano passado saiu o Felizmente há luar e Camões. De vez em quando o IAVE adora repetir as obras 2 anos seguidos então não ficaria espantada se o Felizmente há luar calhasse outra vez.
Eu espero é que saia o Memorial e podia sair Frei Luís de Sousa ou o Sermão :tongueout:
Sinceramente só espero que não saia a Mensagem, detesto tanto ahahaha :tired:
Felizmente Há Luar! também saiu um 2014 e já está mesmo muito batido no Exame. Tem saído regularmente à semelhança do Memorial e de Pessoa, só que estes dois últimos tem mais por onde explorar.

Acho que Memorial sai na segunda fase porque em 2014 e 2015 já saiu na primeira...

• Like
Reactions: RMoon99
A minha professoa de português mencionou este ano fazer 300 anos do lançamento da primeira pedra para a construção do convento em Memorial do Convento...

Houve um ano em que ocorreu uma efeméride desse estilo e o exame de Português de facto incluiu algo alusivo a isso, mas no texto do grupo de gramática (ou talvez no tema da composicão...). Desculpem ser tão vago, mas não me recordo dos detalhes. Isto é só para dizer que uma efeméride pode ter interesse oara o exame, mas não necessariamente da forma mais previsível.

• Like
Reactions: davis
Eu acho que para a 1° Fase vai sair Lusiadas/ Fernando Pessoa e Frei Luis de Sousa e para a 2°Fase Memorial e Cesário/ Sermão (ou então eles não querem muito trabalho e metem 10° xD)

Olá olá, lembrei-me de uma coisa:

À partida, a maioria dos alunos que vão fazer o exame de Português este ano, são os mesmos que fizeram o do 9º ano em 2013/2014. Não sei se se lembram, mas nesse ano fomos de certa forma "beneficiados", pois se estávamos à espera que saísse uma obra (Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas...), não saiu nenhuma delas. Acham que, devido a essa "facilidade", poderemos de alguma forma levar agora com um exame de 12º difícil? Não vá o IAVE achar "ah e tal, bora lá lixá-los agora no 12º já que isso não aconteceu no 9º".

Já agora, acreditam que este ano conseguimos escapar pela segunda vez aos Lusíadas? :p

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Olá olá, lembrei-me de uma coisa:

À partida, a maioria dos alunos que vão fazer o exame de Português este ano, são os mesmos que fizeram o do 9º ano em 2013/2014. Não sei se se lembram, mas nesse ano fomos de certa forma "beneficiados", pois se estávamos à espera que saísse uma obra (Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas...), não saiu nenhuma delas. Acham que, devido a essa "facilidade", poderemos de alguma forma levar agora com um exame de 12º difícil? Não vá o IAVE achar "ah e tal, bora lá lixá-los agora no 12º já que isso não aconteceu no 9º".

Já agora, acreditam que este ano conseguimos escapar pela segunda vez aos Lusíadas? :p

Será que os senhores do IAVE pensam nisso tudo? :p:p
Eu não me importava que calhasse Os Lusiadas, mas isto sou eu, :D sei que a maior parte não gosta nada da obra. É verdade que já não calham há muito, mas eu continuo a achar que este ano calha o Memorial. ;)

• Like
Será que os senhores do IAVE pensam nisso tudo? :p:p
Eu não me importava que calhasse Os Lusiadas, mas isto sou eu, :D sei que a maior parte não gosta nada da obra. É verdade que já não calham há muito, mas eu continuo a achar que este ano calha o Memorial. ;)

Epá não sei, eles às vezes fazem com cada coisa nos exames (Português e outros) que uma pessoa tem de estar preparado para tudo e a formar teorias da conspiração xD

O Memorial acredito e não acredito... como para o ano sai do programa, acredito que poderá sair como uma "despedida", ainda para mais se essa saída for mesmo "para sempre" ou a longo prazo. Mas como tem saído algumas vezes, já não sei...

Epá não sei, eles às vezes fazem com cada coisa nos exames (Português e outros) que uma pessoa tem de estar preparado para tudo e a formar teorias da conspiração xD

O Memorial acredito e não acredito... como para o ano sai do programa, acredito que poderá sair como uma "despedida", ainda para mais se essa saída for mesmo "para sempre" ou a longo prazo. Mas como tem saído algumas vezes, já não sei...

Penso que o Memorial só sai do programa durante 2 anos. Mas mesmo assim...:p
Claro que tens toda a razão quando dizes que temos de estar preparados para tudo.
O IAVE é uma caixinha de surpresas.
:smilingimp:

Também quase nunca sai Ortónimo... acham que há muita probabilidade de sair este ano?

Também quase nunca sai Ortónimo... acham que há muita probabilidade de sair este ano?
Tudo é possivel;) embora eu ache que se sair Fernando Pessoa é com algum Heteronimo. Mas já nem digo nada :D para saber só mesmo lendo os pensamentos do pessoal do IAVE:p

• Like
Tudo é possivel;) embora eu ache que se sair Fernando Pessoa é com algum Heteronimo. Mas já nem digo nada :D para saber só mesmo lendo os pensamentos do pessoal do IAVE:p
Pois, sempre que sai Pessoa em exames são heterónimos (acho que só num exame de época especial é que saiu ortónimo). Vocês também escrevem composições para se prepararem para o exame?

• Like
Reactions: Guidinha Alexandre
Pois, sempre que sai Pessoa em exames são heterónimos (acho que só num exame de época especial é que saiu ortónimo). Vocês também escrevem composições para se prepararem para o exame?
Eu tento escrever algumas no modelo em que são pedidas ( texto argumentativo, com dois argumentos cada um ilustrado com pelo menos um exemplo) só mesmo para treinar a estrutura que tenho de apresentar, porque a nível de temáticas é inútil, uma vez que nunca sabes o tema que te pedem para desenvolver. Para mim é das partes mais chatas num exame :confused2:

• Like
Não sei bem porquê, mas creio que este ano sairá Reis. É apenas um feeling, mas...