Palpites para exame - Português 2017

O que achas que pode sair (selecciona 2 opções):

• Fernando Pessoa

Votes: 168 36.8%
  • Memorial do Convento

Votes: 319 70.0%
  • Lusíadas

Votes: 34 7.5%
  • Felizmente há luar

Votes: 23 5.0%
  • Sermão de Santo António aos peixes

Votes: 51 11.2%
  • Frei Luís de Sousa

Votes: 37 8.1%
  • Os Maias

Votes: 19 4.2%
  • Cesário Verde (poesia)

Votes: 199 43.6%
  • Camões (poesia)

Votes: 16 3.5%

• Total voters
    456
Um ataque informático propriamente dito duvido, porque os senhores do IAVE devem ter aqueles conteúdos (exames,...) religiosamente guardados, mais ainda que as maiores riquezas do país, como as barras de ouro xD

Mas verdade seja dita, por causa do teu comentário lembrei-me da minha explicadora, que falou numa confusão em que se fala (professores) que vai sair o Memorial. Não me importava que vocês estivessem certos, mas no teu comentário em particular, disseste Memorial + Cesário e isso já aconteceu, salvo erro em 2014, em que saiu o "Sentimento dum Ocidental" e não sei se essa combinação voltará a sair em mais algum ano ou se é descartada para sempre.

Saiu na época especial de 2014, se nunca mais usasem a combinação em nenhuma das fases em pouco tempo ficavam sem formas.
Acredito bastante que seja Memorial + Cesário ou Memorial + Heterónimo ou (para nosso gosto) Memorial + Frei

• Like
Reactions: Anii.ash
Saiu na época especial de 2014, se nunca mais usasem a combinação em nenhuma das fases em pouco tempo ficavam sem formas.
Acredito bastante que seja Memorial + Cesário ou Memorial + Heterónimo ou (para nosso gosto) Memorial + Frei

Não pode ser Memorial + Heterónimo porque o grupo IB tem que ser do 10*/11* ano

• Like
Já puseram em questão a possibilidade de sair alguma coisa de 10º?

O vosso programa é um bocado fraco no 10º... haviam de ver o programa novo, cruzes!

O vosso programa é um bocado fraco no 10º... haviam de ver o programa novo, cruzes!
Fernão Lopes :/
giphy.gif

• Like
Reactions: Marco L.
A minha aposta vai para Memorial do Convento e Mensagem. Tenho um feeling...

Não podem sair os dois ao mesmo tempo

Podem sim. Perguntei isso à minha professora e ela disse que podiam sair os 2. O texto A é obrigatoriamente do 12º ano e o texto B pode ser do 10º,11º ou 12º.

Podem sim. Perguntei isso à minha professora e ela disse que podiam sair os 2. O texto A é obrigatoriamente do 12º ano e o texto B pode ser do 10º,11º ou 12º.
"A parte A, com uma cotação de 60 pontos, integra um texto, selecionado a partir do corpus literário do 12.º ano, que constitui o suporte de itens de resposta restrita. A parte B, com uma cotação de 40 pontos, é constituída por itens de resposta restrita sobre conteúdos declarativos do 10.º ou do 11.º anos relativos ao domínio da Leitura, podendo apresentar um suporte textual." - Informação-Prova deste ano :)

"A parte A, com uma cotação de 60 pontos, integra um texto, selecionado a partir do corpus literário do 12.º ano, que constitui o suporte de itens de resposta restrita. A parte B, com uma cotação de 40 pontos, é constituída por itens de resposta restrita sobre conteúdos declarativos do 10.º ou do 11.º anos relativos ao domínio da Leitura, podendo apresentar um suporte textual." - Informação-Prova deste ano :)

Desconhecia de tal informação. Erro da minha professora, se bem que ela não disse isso apenas uma vez. De qualquer das formas, reformulo a minha aposta: Memorial do Convento e talvez um poema sem ser Camões o Pessoa.

Toda a gente está a dizer que vai sair Memorial e Cesario (eu incluída), mas como eu nunca acerto no que sai ou o que não sai, deve sair Mensagem e poesia do século XX ( espero mesmo que não)

Qual a probabilidade de sair Manuel Alegre por este ter ganho um prémio? eles costumam aproveitar essas coisas? Apesar de ele o ter recebido há pouco tempo..

• Like
Reactions: Angella
Olá! Alguém me poderia esclarecer uma dúvida?
No poema Antemanhã, de "Mensagem, que podem ver no seguinte link: Arquivo Pessoa: Obra Édita - Quarto: ANTEMANHÃ -, na última estrofe as expressões "seu senhor" (vv.11 e 12) , "Aquele que está dormindo/ E que foi outrora senhor do Mar" (vv 13 e 14) têm como referente o Mostrengo ou Portugal?
Tem como referente o povo português/ Portugal.

• Like