Palpites para o exame da 2°fase de F.Q

Diana Sara

Membro
Matrícula
16 Julho 2017
Bom dia!
Queria a vossa opinião. O que acham que poderá sair em maior destaque nesta 2°fase do exame de F.Q? Há probabilidade de no grupo experimental sair uma atividade relacionada com química visto que na 1°fase foi de física?
Obrigada!

Bom dia!
Queria a vossa opinião. O que acham que poderá sair em maior destaque nesta 2°fase do exame de F.Q? Há probabilidade de no grupo experimental sair uma atividade relacionada com química visto que na 1°fase foi de física?
Obrigada!
Provavelmente, a parte da reflexão/refracção etc. e a parte da radiação solar na produção de energia elétrica, visto que essa parte não saiu na 1º fase se não me engano. Embora, isso pode não querer dizer nada xd
E, sim, uma atividade laboratorial relacionada com química é capaz de sair

Acham provável sair refração e reflexão?

No ano passado saiu um (pequeno) grupo sobre a refração na 2ª fase, mas nunca se sabe...

E, sim, uma atividade laboratorial relacionada com química é capaz de sair

Sinceramente, é isso que mais me preocupa... Espero bem que sim, já há algum tempo que andam a insistir um pouco naquela parte dos movimentos... algo como uma titulação até que seria fixe... No ano passado puseram um grupo relacionado com o picnómetro também na 2ª fase...

Alguém tem algum palpite das matérias em que este exame vai incidir?

O que é que acham acerca daquela parte do campo magnético...? Tipo fluxo magnético, Lei de Faraday, corrente induzida...?

No ano passado saiu um (pequeno) grupo sobre a refração na 2ª fase, mas nunca se sabe...

Sinceramente, é isso que mais me preocupa... Espero bem que sim, já há algum tempo que andam a insistir um pouco naquela parte dos movimentos... algo como uma titulação até que seria fixe... No ano passado puseram um grupo relacionado com o picnómetro também na 2ª fase...

O que é que acham acerca daquela parte do campo magnético...? Tipo fluxo magnético, Lei de Faraday, corrente induzida...?

Acredito que saia isso e reflexão e refração. Eu também gostava imenso que saisse a titulação ou pelo menos uma experiência de química.

Eu acho que é muito provável sair isso, baseando-me naquilo que não saiu este ano e no ano passado... Se formos por esta lógica podemos excluir certos temas específicos ou atividades experimentais.. Não diria para pôr de parte nenhum tema porque, apesar de não sair igual, pode sair um exercício no seguimento dessa matéria, mas penso que, no que toca a atividades experimentais, vai sair algo que não tenha saído ultimamente.. Aposto francamente na titulação... Veremos amanhã!

Boa sorte a todos! :) Se forem como eu e tantos outros que já repetiram, vão ficar impressionados com o quanto sobem na nota, somente pelo facto do fator stress não estar tão presente (por já não ser a 1ª fase).. Eu, pelo menos, senti-me e sinto-me sempre mais descontraída na 2ª fase, estudo/revejo menos e tive sempre melhor nota que em 1ª fase, até agora..

• Like
Reactions: Blasty
Boa sorte a todos! :) Se forem como eu e tantos outros que já repetiram, vão ficar impressionados com o quanto sobem na nota, somente pelo facto do fator stress não estar tão presente (por já não ser a 1ª fase).. Eu, pelo menos, senti-me e sinto-me sempre mais descontraída na 2ª fase, estudo/revejo menos e tive sempre melhor nota que em 1ª fase, até agora..

Vou mesmo completamente sem stress, já estou aprovado... vou apenas tentar melhorar a classificação... desci para 17 mas falhei (como de costume) graças a erros parvos, tipo falta de atenção no cálculo ou aquelas maravilhosas rasteiras... Tenho feito os exames todos em +- 1hr30m e até tem corrido bem... Pelas minhas contas preciso de no mínimo um 16,4 para manter a classificação... Alcançável?... Esperemos que sim ;)

no que toca a atividades experimentais, vai sair algo que não tenha saído ultimamente

A atividade da solubilidade foi dada um pouco à pressa e a da velocidade do som não chegámos a fazer... Nestas, e já agora na dos espetros, há algo assim muito específico para saber?
Outra das coisas que me surpreende por vezes são aquelas perguntinhas teóricas, como neste foi a do par conjugado ácido-base. Será que aquelas equações (CO2; NO2; NO3; CaCO3; O2; O3; ...) serão necessárias saber? Dos exames que fiz só me deparei com uma que apenas precisávamos de saber o significado de ionização: pediam para completar a reação de ionização do lítio.

• Like
Reactions: Pungolini
Olá!
Estou a pensar em fazer um reapreciação do exame de FQ 2ªfase 2017
Alguém sabe fazer reapreciações ou que percebe bastante para me ajudar?
Muito obrigado