Para acabar com as Fake News

Alunos só fazem exames nacionais que precisam para acesso ao ensino superior. 😯 Nas outras disciplinas a nota final será a nota interna, se percebi bem.
Isto vai ser ainda mais bonito... Felizes aqueles que não vão fazer exame de Português e não vão descer 2 valores.

Isto vai ser ainda mais bonito... Felizes aqueles que não vão fazer exame de Português e não vão descer 2 valores.

No caso eu iria era beneficiar de não fazer exames no 12º, tirando repetir o de BG 😂

Amén. 😆 De quem desceu a nota com o exame.

Ficam as datas:
  • Fim das aulas: 26 de junho
  • 1ª fase de exames: 6 a 23 de julho
  • 2ª fase de exames: 1 e 7 setembro
Assim que acabar a conferência de imprensa (está ainda na fase de perguntas) colocamos no site.

EDIT: Não colocam os exames em Agosto, imagino por ser tipicamente uma altura de pausa lectiva, mas os alunos vão perder na mesma o agosto a estudar. 🤷‍♂️

• Like
Reactions: cscg and floater3
Amén. 😆 De quem desceu a nota com o exame.

Ficam as datas:
  • Fim das aulas: 26 de junho
  • 1ª fase de exames: 6 a 23 de julho
  • 2ª fase de exames: 1 e 7 setembro
Assim que acabar a conferência de imprensa (está ainda na fase de perguntas) colocamos no site.

EDIT: Não colocam os exames em Agosto, imagino por ser tipicamente uma altura de pausa lectiva, mas os alunos vão perder na mesma o agosto a estudar. 🤷‍♂️

E as candidaturas ao ensino superior vai se estender até quando?

E as candidaturas ao ensino superior vai se estender até quando?
Ainda não foi divulgado. Imagino que isso vá ser ajustado mais tarde pela DGES.

Btw, sobre a possibilidade de os exames terem matéria excluída isso não vai acontecer, já que segundo o primeiro ministro os exames já estão feitos, e também devido à flexibilidade curricular (cada escola pode ter planeado dar no 3º período uma parte da matéria diferente).

• Like
Reactions: Rafael.
Ainda não foi divulgado. Imagino que isso vá ser ajustado mais tarde pela DGES.

Btw, sobre a possibilidade de os exames terem matéria excluída isso não vai acontecer, já que segundo o primeiro ministro os exames já estão feitos, e também devido à flexibilidade curricular (cada escola pode ter planeado dar no 3º período uma parte da matéria diferente).
Eu percebi mal ou iria haver uma série de perguntas que o aluno pode não responder? Pareceu-me ouvir isso mas achei demasiado "bom", no sentido que as notas vão subir muito

• Like
Reactions: davis
Eu percebi mal ou iria haver uma série de perguntas que o aluno pode não responder? Pareceu-me ouvir isso mas achei demasiado "bom", no sentido que as notas vão subir muito
Sim, também ouvi! Mas, deve ter alguns ''poréns'' haha. Vamos esperar para ver...

• Like
Também fiquei algo confuso com essa parte, não ficou bem explicado.

Sobre as aulas presenciais, só haverá aulas nas disciplinas sujeitas a exame nacional. Logo educação física, disciplina de língua da formação geral, as anuais do 12º ano, e afins, não estarão incluídas.

• Like
Reactions: Pedro2870
Pelo que percebi haverá blocos de perguntas, acho que isso já existiu nos exames de português por exemplo, ou respondes à pergunta A ou à B

• Like
Reactions: Pedro2870 and davis
Também fiquei algo confuso com essa parte, não ficou bem explicado.

Sobre as aulas presenciais, só haverá aulas nas disciplinas sujeitas a exame nacional. Logo educação física, disciplina de língua da formação geral, as anuais do 12º ano, e afins, não estarão incluídas.
Isto, para alunos de 11° e 12°, certo? 🙃

• Like
Reactions: floater3
Já o superior continua na corda bamba 🤦🏻‍♀️

• Like
Fiquei sem entender se a média se irá calcular da mesma forma e se os exames vão ter o mesmo peso? Uma vez que só se vão realizar os exames necessários ao acesso do ensino superior e as restantes disciplinas irão ser as notas internas...

Não percebi uma coisa: Foi referido que só vai haver aulas de disciplinas com 'exames específicos para acesso ao Ensino Superior'. Como é que isso deixa Português?

Já o superior continua na corda bamba 🤦🏻‍♀️
Verdade. Eu só vou repetir os exames para o caso da candidatura a licenciados a medicina seja depois dos exames nacionais e assim seja um empurrãozinho na nota. Mas eles sem anunciarem nada sei lá se vale a pena fazer exames e andar neste stress todo

Boas, eu conclui o 12 ano no ano passado, e este ano vou fazer melhorias nos exames nacionais de PT e MAT, sendo que só vou precisar de um como prova de ingresso (a nota que for maior). Com estas novidades, muda alguma coisa no meu caso ou continua tudo ok?

Verdade. Eu só vou repetir os exames para o caso da candidatura a licenciados a medicina seja depois dos exames nacionais e assim seja um empurrãozinho na nota. Mas eles sem anunciarem nada sei lá se vale a pena fazer exames e andar neste stress todo
Tenta na mesma os exames nacionais
Agora quanto às universidades eu compreendo que têm uma certa autonomia, mas algumas já tomaram uma decisão, então todas deviam tomar no mesmo sentido e depressa.... Ninguém se lembra que há pessoas que continuam a pagar quartos nos locais onde estudam, e podiam já tirar esse peso das famílias ao tomar uma decisão definitiva 🤷🏻‍♀️
Post automatically merged:

Boas, eu conclui o 12 ano no ano passado, e este ano vou fazer melhorias nos exames nacionais de PT e MAT, sendo que só vou precisar de um como prova de ingresso (a nota que for maior). Com estas novidades, muda alguma coisa no meu caso ou continua tudo ok?
Para já acho que ninguém te consegue responder à tua questão, penso que devem dar informações mais detalhadas entretanto, visto que na tua situação está muita gente
Até informações mais definitivas continua a estudar para ambos

Já temos calendário para o concurso nacional de acesso

• Apresentação da candidatura à 1.ª fase do CNA2020 – de 7 a 23 de agosto;
  • Divulgação dos resultados da 1.ª fase do CNA2020 – 28 de setembro;
  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional - 28 de setembro a 2 de outubro;
  • Apresentação da candidatura à 2.ª fase do CNA2020 – de 28 de setembro a 9 de outubro;
  • Divulgação do resultado da 2.ª fase do CNA2020 – 15 de outubro;
  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso nacional - 15 a 19 de outubro;
  • Apresentação da candidatura à 3.ª fase do CNA2020 – de 22 a 26 de outubro;
  • Divulgação do resultado da 3.ª fase do CNA2020 – 30 de outubro
  • Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional - 30 de outubro a 3 de novembro