Para acabar com as Fake News

Alunos s贸 fazem exames nacionais que precisam para acesso ao ensino superior. 馃槸 Nas outras disciplinas a nota final ser谩 a nota interna, se percebi bem.
...
脡 exatamente est谩 a minha d煤vida! Por exemplo, no meu caso (11o) n茫o preciso do exame de filosofia para acesso 脿 universidade, mas vou a exame de Macs como externa. Segundo o que o PM disse, s贸 vou fazer exame de Macs?

脡 isso mesmo

"os alunos apenas realizar茫o exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior "

• Like
Reactions: Teresa P. and davis
J谩 o superior continua na corda bamba 馃う馃徎鈥嶁檧锔
Agora quanto 脿s universidades eu compreendo que t锚m uma certa autonomia, mas algumas j谩 tomaram uma decis茫o, ent茫o todas deviam tomar no mesmo sentido e depressa.... Ningu茅m se lembra que h谩 pessoas que continuam a pagar quartos nos locais onde estudam, e podiam j谩 tirar esse peso das fam铆lias ao tomar uma decis茫o definitiva 馃し馃徎鈥嶁檧锔

Estava 脿 espera que dissessem alguma coisa do ensino superior. 脡 verdade que t锚m autonomia, mas a partir do momento em que o governo em mar莽o cancelou as aulas presenciais de todos os n铆veis de ensino, agora tem de dizer algo. 脡 suposto as aulas presenciais do ensino superior continuarem suspensas? 脡 suposto retormarem? Ou agora h谩 liberdade para as universidades decidirem? Eles deviam dizer algo (e mesmo os jornalistas podiam ter perguntado).
Sinto que a minha universidade (e a faculdade em espec铆fico) estava 脿 espera de informa莽茫o do governo.

脡 isso mesmo

"os alunos apenas realizar茫o exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior "

Isso n茫o implicaria n茫o ter selecionado a op莽茫o de prova de ingresso no boletim de inscri莽茫o? 馃檭 A maioria seleciona a op莽茫o, no caso, de poderem vir a querer usar 馃槀 n茫o sei se mudar谩 assim tanta coisa para a maioria.

• Like
Reactions: Sofiasantos23
Isso n茫o implicaria n茫o ter selecionado a op莽茫o de prova de ingresso no boletim de inscri莽茫o? 馃檭 A maioria seleciona a op莽茫o, no caso, de poderem vir a querer usar 馃槀 n茫o sei se mudar谩 assim tanta coisa para a maioria.

Eu acho que o exame que vai sair mais afetado disto tudo 茅 o exame de portugu锚s porque o pessoal de ci锚ncias obviamente n茫o o vai realizar porque n茫o precisa dele para nada, agora o resto vai - se manter tudo na mesma

• Like
Reactions: Teresa P.
  • Like
Reactions: Ariana_
Pois era o que eu estava a pensar. Vamos ter de realizar as que pusemos como op莽茫o de prova de ingresso? Eu muito provavelmente n茫o vou usar o de portugues e selecionei tamb茅m na folha de inscri莽茫o como prova de ingresso. Acho que isso 茅 muito injusto se acontecer

• Like
Reactions: Sofiasantos23
Algum palpite para o de Matem谩tica? Visto que tanto a 1陋 como a 2陋 fase estavam marcados para o fim do calendario respetivo (25 de junho na 1陋 e 23 de julho na 2陋), calculo que mantenham, nestas condi莽玫es para 22/23 de julho

Ol谩! Eu inscrevi-me como aluna externa para a repeti莽茫o de exames que realizei o ano passado ( Hist贸ria e Portugu锚s) mas tamb茅m de 2 anos atr谩s ( MACS e Geografia). Os quatro assinalei para prova de ingresso e tamb茅m, serviria para aumento da m茅dia. Assim, gostaria de saber ap贸s este comunicado do governo se vou poder continuar a realizar os quatro exames e vai ainda contar para essas duas coisas ou existe alguma altera莽茫o em rela莽茫o a isso? E se j谩 sabe sobre o pagamento dos exames para os alunos externos como se vai realizar? Obrigada

Alunos s贸 fazem exames nacionais que precisam para acesso ao ensino superior. 馃槸 Nas outras disciplinas a nota final ser谩 a nota interna, se percebi bem.
Hei! Estou aqui com umas d煤vidas. Eu inscrevi-me para fazer melhoria de exames de 11潞 (BGG e FQA). Eu j谩 conclui as disciplinas mas notas dos exames n茫o foram o que esperei. Quero s贸 saber se como aluna de 12潞 ano s贸 me vai ser permitido realizar exames de Matem谩tica A e Portugu锚s. Inscrevi-me nos exames de BGG e FQA como prova de ingresso pois preciso de ambos para entrar em Medicina que 茅 o que me estou a pensar candidatar.

Hei! Estou aqui com umas d煤vidas. Eu inscrevi-me para fazer melhoria de exames de 11潞 (BGG e FQA). Eu j谩 conclui as disciplinas mas notas dos exames n茫o foram o que esperei. Quero s贸 saber se como aluna de 12潞 ano s贸 me vai ser permitido realizar exames de Matem谩tica A e Portugu锚s. Inscrevi-me nos exames de BGG e FQA como prova de ingresso pois preciso de ambos para entrar em Medicina que 茅 o que me estou a pensar candidatar.

S贸 vais realizar exames que contem como provas de ingresso para o curso que pretendes ingressar, se queres medicina ent茫o vais fazer os exames de BG, FQ e MAT que s茫o as 3 provas de ingresso pedidas para medicina

S贸 vais realizar exames que contem como provas de ingresso para o curso que pretendes ingressar, se queres medicina ent茫o vais fazer os exames de BG, FQ e MAT que s茫o as 3 provas de ingresso pedidas para medicina
Mesmo sendo melhoria ? Mas e as pessoas que n茫o sabem o que querem neste momento e n茫o sabem as PI's que v茫o ter de fazer?!

Sinceramente s贸 me parece fazer sentido eles basearem-se no facto de termos selecionado os exames a realizar, como prova de ingresso, no boletim de inscri莽茫o. Ainda assim, temos de aguardar por informa莽玫es mais detalhadas.

Mesmo sendo melhoria ? Mas e as pessoas que n茫o sabem o que querem neste momento e n茫o sabem as PI's que v茫o ter de fazer?!

Ser茫o todos os Exames obrigat贸rios?
N茫o, apenas os exames que ser茫o usados como Prova de Ingresso s茫o obrigat贸rios. Todos os outros s茫o opcionais ou poder茫o ser realizados como melhoria.

Os exames para efeitos de aprova莽茫o de secund谩rio deixaram de ser obrigat贸rios.

• Like
Reactions: davis
Fiquei sem entender se a m茅dia se ir谩 calcular da mesma forma e se os exames v茫o ter o mesmo peso? Uma vez que s贸 se v茫o realizar os exames necess谩rios ao acesso do ensino superior e as restantes disciplinas ir茫o ser as notas internas...
A nota de candidatura, sim. Mas a m茅dia do secund谩rio sofre altera莽玫es, dado que deixa de ser obrigat贸rio fazer os 4 exames obrigat贸rios para concluir as disciplinas.
N茫o percebi uma coisa: Foi referido que s贸 vai haver aulas de disciplinas com 'exames espec铆ficos para acesso ao Ensino Superior'. Como 茅 que isso deixa Portugu锚s?
S贸 tens aulas de portugu锚s se fores realizar o exame pelo que percebi. E s贸 fazes o exame se o precisares como prova de ingresso.
Boas, eu conclui o 12 ano no ano passado, e este ano vou fazer melhorias nos exames nacionais de PT e MAT, sendo que s贸 vou precisar de um como prova de ingresso (a nota que for maior). Com estas novidades, muda alguma coisa no meu caso ou continua tudo ok?
Nesse caso fica tudo na mesma, fazes os dois.
Vamos ter de realizar as que pusemos como op莽茫o de prova de ingresso?
Esse campo da inscri莽茫o 茅 meramente estat铆stico. O aluno 茅 que dever谩 escolher que exames quer realizar daqueles em que fez inscri莽茫o.

Os exames que vamos fazer como prova de ingresso continuar茫o a contar tamb茅m 30% da nota final da disciplina, uma vez que os exames para efeito de conclus茫o de secund谩rio este ano j谩 n茫o s茫o obrigat贸rios?

Sinceramente s贸 me parece fazer sentido eles basearem-se no facto de termos selecionado os exames a realizar, como prova de ingresso, no boletim de inscri莽茫o. Ainda assim, temos de aguardar por informa莽玫es mais detalhadas.
Pois, o mais sensato era n贸s podermos voltar a fazer o preenchimento do boletim de inscri莽茫o. Contudo isto vai ser sempre complicado porque existem pessoas que ainda nao sabem que provas de ingresso necessitar茫o.

Os exames que vamos fazer como prova de ingresso continuar茫o a contar tamb茅m 30% da nota final da disciplina, uma vez que os exames para efeito de conclus茫o de secund谩rio este ano j谩 n茫o s茫o obrigat贸rios?
Supostamente, n茫o. Apenas contar茫o como prova de ingresso ou para efeitos de melhoria da nota.