⏸ Muitos alunos inscritos necessitam de "congelar" a matrícula no ensino superior, por diversas razões. Se é o teu caso, deves estar atento ao facto de existirem diferentes regras entre faculdades. Explicamos aqui o que deves ter em conta para que nada falhe.
Na minha opinião decidirem fazer apenas os exames que necessitam não é justo nem faz sentido. O que não falta por aí são escolas que inflacionam as notas dos alunos para os ajudarem. Muitos alunos serão prejudicados por isto, eu serei um deles, que estou a estudar há mais de 6 meses para o exame e é óbvio que as médias de acesso vão disparar. O ano passado as médias subiram bastante, cerca de 6 décimas nos cursos que pretendo, imagino como será este ano com esta medida. Percebo que não é fácil tomar decisões que vá seja do agrado de todos, mas com isto tenho medo de 20 não me permitir entrar (não estou a exagerar).
Percebo o sentimento, mas não há mesmo nada que possamos fazer. Se se mantivesse a situação habitual, o mais provável era que tivesse um impacto negativo nas notas dos alunos, visto que nem todos terão acessibilidade para ter aulas online/explicações/etc. Assim sendo, continuo a achar que esta é a medida que acaba por satisfazer mais os gregos e os troianos, não esquecendo que deverá existir algum controlo nas notas internas.
Percebo o sentimento, mas não há mesmo nada que possamos fazer. Se se mantivesse a situação habitual, o mais provável era que tivesse um impacto negativo nas notas dos alunos, visto que nem todos terão acessibilidade para ter aulas online/explicações/etc. Assim sendo, continuo a achar que esta é a medida que acaba por satisfazer mais os gregos e os troianos, não esquecendo que deverá existir algum controlo nas notas internas.
O problema é que se tenho muito boa nota e não entro, entro quando? Isso é que me deixa revoltado, porque corro o sério risco de ter 19 ou algo assim e não entrar porque a média de acesso sobe 1 ou 1.5 valores. Acho que vou ter de olhar também para maiores de 23. Ainda assim, defendo que o Governo esteve bem em geral.
Na ficha de inscrição coloquei Português e História A como provas de ingresso porém só preciso de Português para o acesso ao ensino superior. Como posso alterar isso? Posso na mesma fazer só o de Português ou vou ter de alterar algo ou fazer os dois?
Obrigada
O problema é que se tenho muito boa nota e não entro, entro quando? Isso é que me deixa revoltado, porque corro o sério risco de ter 19 ou algo assim e não entrar porque a média de acesso sobe 1 ou 1.5 valores. Acho que vou ter de olhar também para maiores de 23. Ainda assim, defendo que o Governo esteve bem em geral.
É previsível que as médias venham a subir. Se bem que isto não é muito linear - as pessoas continuam a ter de enfrentar uma prova de ingresso que não vai ter cortes na matéria. Ainda não sabemos muito bem o impacto que pode ter. Obviamente, também irá depender muito do curso ao qual te candidatas, mas a ideia é não pensares demasiado no assunto. De facto, não nos leva a lado nenhum passar meses a pensar em médias de entrada das quais não podemos prever... Continuação de bons estudos ☺
Na ficha de inscrição coloquei Português e História A como provas de ingresso porém só preciso de Português para o acesso ao ensino superior. Como posso alterar isso? Posso na mesma fazer só o de Português ou vou ter de alterar algo ou fazer os dois?
Obrigada
Imaginemos que o exame de maiores de 23 que pretendo fazer é antes da data do exame nacional de Matemática A, posso fazer o primeiro e depois (caso acredite que consiga a classificação que pretendo neste) não comparecer ao segundo?
Imaginemos que o exame de maiores de 23 que pretendo fazer é antes da data do exame nacional de Matemática A, posso fazer o primeiro e depois (caso acredite que consiga a classificação que pretendo neste) não comparecer ao segundo?
Boa noite. Tendo acabado o secundário o ano passado e repetindo exames este ano, continua-se a verificar o caso em que se a nota de exame for superior à CFD, a primeira conta 100%? Obrigado
Por exemplo, imaginando que queres o curso A, que pede como prova de ingresso os exames X e Y. Fizeste um deles (ou ambos) no ano passado. Aí, como tens provas de ingresso válidas, não podes concorrer pelos M23.
Boa noite. Tendo acabado o secundário o ano passado e repetindo exames este ano, continua-se a verificar o caso em que se a nota de exame for superior à CFD, a primeira conta 100%? Obrigado
Por exemplo, imaginando que queres o curso A, que pede como prova de ingresso os exames X e Y. Fizeste um deles (ou ambos) no ano passado. Aí, como tens provas de ingresso válidas, não podes concorrer pelos M23.
Nada disso Estava mesmo com a ideia que, a partir do momento em tivesses uma das provas válidas (quando é requirido o conjunto) que não podias concorrer. Sendo assim, vale só para os casos em que há escolha da prova de ingresso a usar. Psiuu, não vamos fazer spam...pelo menos neste tópico
Boa noite, eu estou no 9º ano e se tudo correr como esperado para o próximo ano lectivo vou para o secundário , mas tenho uma duvida que gostaria que me esclarecessem que é a seguinte : Eu queria seguir medicina no ensino superior mas para isso teria que seguir ciências e tecnologias uma área na qual nem se quer penso em entrar devido as minhas dificuldades em matemática e física e química, então falaram me em uma opção na qual me parece ser mais agradável seguir línguas e humanidades e me auto propor ao exame de biologia e geologia no 11º ano para assim no ensino superior entrar em medicina um sonho que desde criança sempre tive! O que acham da ideia? Posso fazer isso?
Cumprimentos aguardo resposta
Post automatically merged:
Boa noite, eu estou no 9º ano e se tudo correr como esperado para o próximo ano lectivo vou para o secundário , mas tenho uma duvida que gostaria que me esclarecessem que é a seguinte : Eu queria seguir medicina no ensino superior mas para isso teria que seguir ciências e tecnologias uma área na qual nem se quer penso em entrar devido as minhas dificuldades em matemática e física e química, então falaram me em uma opção na qual me parece ser mais agradável seguir línguas e humanidades e me auto propor ao exame de biologia e geologia no 11º ano para assim no ensino superior entrar em medicina um sonho que desde criança sempre tive! O que acham da ideia? Posso fazer isso?
Olá
Entendo essa dúvida e principalmente medo de escolher o caminho errado.
Eu estou no 10ºano no curso de Ciências e Tecnologias e te aviso já que não é para brincar. Também quero seguir medicina mas não tive essa dúvida em relação ao secundário.Como já te disseram para entrares precisas dos 3 exames e será mais complicado fazeres sem teres dado a matéria , praticando a medida que aprendes e assim puderes tirar dúvidas com os profs.
O conselho que te posso dar , falando com base no que dei este ano , é que a matéria não é fácil mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças, por isso se estivesse no teu lugar escolheria CT.
Se estudares consegues lá chegar e se o teu sonho é mesmo medicina , don't give up.
Qualquer coisa também estamos aqui para ajudar no que for preciso!
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.