Para onde ir se não tenho média para Engenharia Informática

• Thread starter Thread starter Deleted member 235414
  • Data de Início Data de Início

D

Deleted member 235414

Guest
Boas. No ano passado eu acabei o secundário com o curso profissional de programação, com média 16~17. Depois de ficar desiludido com o meu "sucesso" a arranjar emprego eu decidi entrar na universidade neste ano. Eu inscrevi-me no exame de Matemática A e de Geometria Descritiva. Eu comecei a estudar demasiado tarde e tirei nega no de matemática e 15 no de geometria. Fiz a segunda fase de matemática e tirei 11~12. Ou seja, a média dos exames com a média do curso fica 15, mas só me posso inscrever para a segunda fase.

Eu usei dges.gov.pt/guias/ para ver onde me posso inscrever com exames de Matemática A e Geometria Descritiva, no público, em Lisboa, nas áreas de Tecnologia e de Engenharia. Olhando para as médias (particularmente de segunda fase), não é realista eu entrar em Engenharia Informática, que era a minha intenção original. No entanto, há outros cursos semelhantes(?).

Nesta imagem estão os potenciais cursos em que eu posso entrar. Os riscados a vermelho são os impossíveis (extremamente improváveis) de entrar.

imagem.jpg

Com um milagre talvez consiga entrar em Engenharia Informática em regime pós-laboral no ISCTE, por isso talvez valeria a pena me candidatar nisso? Não tenho exatamente planos de trabalhar enquanto estudo (se conseguisse arranjar emprego nem iria para a universidade em primeiro lugar...) mas é possível que seja melhor do que nada. Que outro curso devo priorizar? O que me principalmente importa é a empregabilidade.

Sabem se algum destes cursos tem má reputação de ser tipo "Mickey Mouse degree" (ou seja, trivial e para pessoas com más médias)? Ou sabem se alguma destas escolas é má por outros motivos?

E já agora, não havia uma coisa de mudar de curso quando já estás na universidade (sem repetir um ano)? Será que seria viável escolher um destes cursos com intenção de somente ser uma "ponte" para acabar por fazer licenciatura em Engenharia Informática?

Olá @j0aosantos
Olhando para as médias (particularmente de segunda fase), não é realista eu entrar em Engenharia Informática, que era a minha intenção original. No entanto, há outros cursos semelhantes(?).
Tem em conta que é muito provável que as médias desçam este ano, por causa da diminuição drástica no número de candidatos. Sugiro que quando saírem as colocações da 1ª fase de candidaturas vejas as descidas relativamente à 1ª fase do ano passado, para antecipar até onde podem descer as médias da 2ª fase também.
Com um milagre talvez consiga entrar em Engenharia Informática em regime pós-laboral no ISCTE, por isso talvez valeria a pena me candidatar nisso? Não tenho exatamente planos de trabalhar enquanto estudo (se conseguisse arranjar emprego nem iria para a universidade em primeiro lugar...) mas é possível que seja melhor do que nada. Que outro curso devo priorizar? O que me principalmente importa é a empregabilidade.
Pode ser uma boa opção, não precisas de estar a trabalhar para entrar num curso em pós-laboral. E no fim do 1º ano podes tentar mudar de curso para o curso diurno.
E já agora, não havia uma coisa de mudar de curso quando já estás na universidade (sem repetir um ano)? Será que seria viável escolher um destes cursos com intenção de somente ser uma "ponte" para acabar por fazer licenciatura em Engenharia Informática?
Sim, podes concorrer por um concurso próprio de mudança de curso no fim do 1º ano, sendo que tens de ter realizados os exames pedidos como prova de ingresso por esse curso e com nota positiva. E sim, fazeres isso que sugeres é sempre uma opção.

Olá,
Ponderaste considerar a NOVA-FCT que, apesar de ser na margem sul, chegas em 20 minutos de transportes a partir do centro de lisboa?
Também tens o IPS que é um pouco mais longe mas também é acessível de transportes.

no público, em Lisboa
Assumo que sejas dessa área de residencia ou tenhas alojamento, porque caso venhas de longe, diria para pesquisares opções fora de Lisboa, uma vez que ia sair-te mais barato do que ficares um ano a pagar despesas de um potencial curso do qual vais mudar. Se fores de Lisboa e só tiveres mesmo essa opção, ignora esta parte.

não é realista eu entrar em Engenharia Informática, que era a minha intenção original.
Depende. Tal como te disseram, este ano é bastante provável que as notas dos últimos colocados possam diferir muito significativamente face ao último ano. Portanto, depois da saída das colocações da 1ª fase, eu diria para colocares ainda assim nas tuas opções aquelas onde Engenharia Informática tiver descido mais. Dado que podes preencher 6 opções, seria provavelmente seguro colocares Engenharia Informática nas primeiras 2-3 opções e com as restantes 3-4 colocares outros cursos que sejam "semelhantes".
mas é possível que seja melhor do que nada.
Coloca nas tais primeiras 3 opções que colocares na candidatura. É uma opção relativamente segura, porque costuma ter nota do último colocado mais baixa e este ano deverá baixar mais porque em princípio terás notas de candidatura mais baixas e também menos candidatos, o que aumenta as tuas chances de conseguires entrar. Vais ter de habituar a ter aulas em horário pós-laboral, mas tens algumas pessoas que fazem isso antes de conseguirem mudar para um curso diurno e acaba por ser uma mais-valia porque pelo menos depois tens exactamente as mesmas cadeiras, pelo que estás a "progredir" no curso de uma forma mais linear do que fosses para um curso com pouco em comum.
O que me principalmente importa é a empregabilidade.
Aconselho-te a veres estatísticas dos cursos com base nos últimos anos dos formados. É um pouco difícil fazer um quadro geral da empregabilidade porque tens casos muito variáveis. Tanto conheço quem tenha vindo de politécnicos e tenha arranjado trabalho passado pouco tempo de formar, como quem se tenha formado em faculdades prestigiadas e conheça casos tanto de quem teve logo propostas muito oportunas como quem esteve entre 6-9 meses em processos de recrutamento. Algumas destas pessoas foram trabalhar com o que queriam, outras acabaram com posições que não eram o que inicialmente procuravam mas acabou por funcionar. Do que me dizem, é preciso ser paciente.
E já agora, não havia uma coisa de mudar de curso quando já estás na universidade (sem repetir um ano)?
Podes concorrer por mudança par instituição/curso no final do ano lectivo do primeiro ano. No entanto, não é em todos os casos que mudas directamente para o 2º ano do curso, nalguns terás de voltar ao 1º ano do curso e para pedires creditações das cadeiras que fizeste tens de pagar um valor fixado pelos serviços da instituição para onde mudares de curso. As creditações são pedidas por ti e decididas pelo director do curso para o qual mudas, mas o princípio geral é que atribuem creditações entre cadeiras que tenham planos curriculares semelhantes. Isto é tudo processos que só me parece valerem a pena pensares se de facto acabares num curso de onde queres mudar, mas é mais para teres uma ideia do que podes fazer.
Sabem se algum destes cursos tem má reputação de ser tipo "Mickey Mouse degree" (ou seja, trivial e para pessoas com más médias)? Ou sabem se alguma destas escolas é má por outros motivos?
Vais sempre ouvir opiniões generalistas, pelo que é importante tentares recolher dados de quem tenha estudado nessas instituições. Por exemplo, podes pesquisar aqui no fórum, em grupos de redes sociais, dados da A3ES sobre a avaliação dos cursos e tirar algumas impressões tuas através disso e do teu interesse num dado plano de estudos.

Por exemplo, tenho ideia que a Náutica é muito focada para quem quer ir trabalhar para a Marinha. Se não te interessa de todo, faz mais sentido que optes por uma instituição mais "standard". Dentro das opiniões generalistas para as instituições de que falas, diria que a maioria das pessoas te recomendaria mais a FCUL, seguida do ISCTE e por fim o ISEL. Nenhuma tem particular "má reputação", mas diferentes instituições costumam ter também parcerias com diferentes entidades (para estágios, etc.). Nenhuma destas faculdades te vai excluir de arranjares um emprego, pelo que é importante que vejas com qual dos planos de estudos te identificarias mais. Alguns dos cursos que mencionas do ISCTE são muito recentes, pelo que não vais ter dados sobre a empregabilidade desses cursos porque estão agora a ter as primeiras gerações de licenciados. O que pode ser bom ou mau, mas a verdade é que pelo que descreves, pareces procurar uma formação mais generalizada, pelo que tentar-me-ia afastar de cursos mais "específicos" e focar em cursos que sejam um pouco mais abrangentes.

Em geral, recomendar-te-ia o seguinte, sendo isto apenas um exemplo do que poderás fazer na tua candidatura:
1ª opção - Engenharia Informática numa faculdade onde a média tenha descido consideravelmente, a tua opção preferida
2ª opção - Novamente EI noutra instituição que também tenha apresentando uma descida
3ª opção - o pós-laboral no ISCTE
4ª opção - Tecnologias de Informação - FCUL; isto num cenário em que terias interesse em eventualmente mudares para EI na FCUL. Compara os planos de estudos para ver se terias alguma creditação entre as cadeiras que farias.
5ª opção - Desenvolvimento de Software e Aplicações - ISCTE - a mesma lógica da 4ª opção, ou quem sabe até gostarias desta opção de curso
6ª opção - Engenharia de Telecomunicações e Informática - ISCTE - esta é uma opção que dizes ser provável. Se este curso não te interessasse de todo, Engenharia Eletrotécnica no ISEL não é uma opção irrelevante e por vezes tens planos de estudo em que entre Eletrotécnica e Informática tens muitas cadeiras em comum para depois ficarem já feitas quando mudares de curso. A única diferença vai ser teres de lidar com hardware, o que pode interessar-te menos.

Ou seja, o meu conselho é organizares as tuas opções entre aquelas que podem ser improváveis mas quem sabe possíveis até as mais confortáveis e não o contrário, porque independentemente das médias vais ficar colocado no primeiro curso para o qual consigas preencher vaga. O ideal será acabares por ficar no curso que queres, mas em último caso se não entrares nas primeiras opções, tens as últimas de suporte que serão as tuas escolhas mais ""seguras"". Acredito que as notas dos últimos colocados deste ano possam variar bastante, pelo que outro conselho é não dares muito overthink e esperares pelos resultados das colocações para pensares numa ordem de opções com as quais te sentirias confortável. Boa sorte!