Para qual hei de seguir?

Bibi Marques

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2021
Olá eu sou a bea e sou do 9°ano e estou muito confusa, Eu quero seguir medicina animal (veterinária) mas sou péssima a matemática e sei que para ir para medicina tenho de fazer o exame de biológica mas estou a pensar muito no curso que ei de seguir que será ou línguas e humanidades ou ciências e tecnologias mas o meu grande problema é a matemática e sei que muitas pessoas também têm essa dificuldade em escolher portanto sinceramente não sei qual ei de seguir pq eu adoro ciências e quero seguir a área de Medicina na universidade e um dia vir a tornar-me uma veterinária, mas não como ei de fazer se sigo aquilo que quero mas a matemática é que estraga todo ou então sigo linguas e humanidades e no final do 12°ano faço o exame de biológia e será que quem ja teve este problema me poderia dar um conselho do que fazer?
-bea

• Like
Reactions: Bruno Paquete
Olá! Se é medicina veterinária que queres escolher, vai para CT! Se formos práticos, a nota de matemática conta 1/9*0.5 ou 1/9*0.65 da tua média de candidatura a medicina veterinária (dependendo da universidade que prefiras), o que é claro que é importante, mas não é decisivo. Há muitas pessoas com dificuldade a matemática e, verdade seja dita, no secundário ela torna-se mais difícil, mas desde que te empenhes desde cedo, não é nada que não se faça!!
Só um detalhe: os exames pedidos como prova de ingresso para medicina veterinária são o de Física e Química A e o de Biologia e Geologia, ambos de 11º ano. Entendo que ponderes fazer o curso em LH mas não te aconselho, dado que são duas disciplinas bastante exigentes e que requerem bastante esforço da tua parte (especialmente fqa se tens dificulades a matemática).
Qualquer coisa, pergunta!

Olá eu sou a bea e sou do 9°ano e estou muito confusa, Eu quero seguir medicina animal (veterinária) mas sou péssima a matemática e sei que para ir para medicina tenho de fazer o exame de biológica mas estou a pensar muito no curso que ei de seguir que será ou línguas e humanidades ou ciências e tecnologias mas o meu grande problema é a matemática e sei que muitas pessoas também têm essa dificuldade em escolher portanto sinceramente não sei qual ei de seguir pq eu adoro ciências e quero seguir a área de Medicina na universidade e um dia vir a tornar-me uma veterinária, mas não como ei de fazer se sigo aquilo que quero mas a matemática é que estraga todo ou então sigo linguas e humanidades e no final do 12°ano faço o exame de biológia e será que quem ja teve este problema me poderia dar um conselho do que fazer?
-bea
Olá. Como a @Bruna Roque disse CT é o melhor caminho. Não aches que matemática é um bicho de 7 cabeças mt difícil e que não dá para tirar boa nota. Digo por experiência própria que esse pensamento vai prejudicar o teu sucesso escolar :)
Além disso, com empenho e um pouco de ajuda é fácil tirares 18 para cima. Tens um fórum cá no uniarea em que discutem exercícios e podes colocar dúvidas lá :)
Boa sorte para a nova fase que se aproxima!

-bea

Olá Bia! Espero que estejas bem! Ainda que só frequente o 11º ano, venho dar-te um conselho, pois acho que é bastante importante!

Durante o secundário, mediante a área que escolheres, é que vais ter uma melhor perceção daquilo que realmente gostas, e se estás interessada na área de Medicina Veterinária, recomendar-te-ia a ires para CT. Ao longo destes 2/3 anos, os teus gostos podem mudar, e CT é a área que te dá maior margem de escolha... Ainda que MAT A seja mais difícil no secundário, não te deves restringir apenas por causa de uma única disciplina...! Isso é um erro que já vi muita gente cometer. Se te dedicares e realmente quiseres atingir o teu objetivo, terás capacidade de enfrentar MAT A com mais facilidade! Com maior facilidade do que passares 3 anos inteiros diante de disciplinas de Humanidades, que se calhar nem aprecias... Dá uma vista de olhos nas aprendizagens esseciais de várias disciplinas para fazeres uma escolha consciente e sensata!

Boa sorte no novo caminho que aí se aproxima :)

-bea

Olá!
Eu vou te dar o meu caso como aluna do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades.

No 10º ano eu tive : Português (TRIENAL) , Inglês Continuação (BIENAL), Espanhol Iniciação (BIENAL), Filosofia (BIENAL) , Educação Física (TRIENAL), História A (TRIENAL) e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais--(BIENAL)).

No 11º ano eu tive : Português, Inglês Continuação, Espanhol Iniciação, Filosofia, Educação Física, História A e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais).

No 12º ano eu tenho : Português, Educação Física, História A, Direito e Psicologia B.

Disciplinas como Espanhol, MACS, Direito e Psicologia B depende de ti (tu é que as escolhes, não são obrigatórias no curso) e depende da tua escola (Imagina que tu queres Espanhol. Se a escola não tiver alunos suficientes para formar uma turma tu és reencaminhada para outra disciplina, por exemplo, Francês ou Alemão ou Geografia)

As disciplinas bienais, como já referi, depende de ti e da tua escola .
Na minha escola oferecia-se Espanhol Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Francês Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Alemão Iniciação/ Continuação; MACS, Geografia A e Literatura Portuguesa.

Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante os 3 anos, as disciplinas de Português, História A e Educação Física
Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante 2 anos (10º e 11º) , as disciplinas de Inglês e Filosofia

( Quando chegares ao 11º ano, depois os teus professores explicam-te como funciona as disciplinas do 12º ano, visto que depois aí tens de escolher novas disciplinas: Psicologia B, Direito, Espanhol, Inglês, Economia C, Antropologia, Aplicações Informáticas (tipo TIC) , ...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relativamente ao curso...DEPENDE SÓ DE TI.

Acredita que esta é a 2º decisão mais importante da tua vida, escolhe com o coração. A 1º é mesmo se queres prosseguir estudos no Ensino Superior.

Eu fui para línguas não para fugir à matemática, mas sim porque gosto realmente de escrever, ler e, acima de tudo, comunicar.

Estas três coisas são muito importantes no curso de Humanidades--são a sua essência.

Tenta pensar assim: Qual é o curso que tem as disciplinas que mais/ menos gosto? Qual é a profissão dos meus sonhos? O que gosto realmente de fazer nos tempos livres?

Tens de pesquisar se com o exame de MACS podes entrar (em medicina veteranária) em alguma faculdade do país--penso que no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, não podes.

Espero que esta explicação te tenha ajudado!

Alguma dúvida coloca-me aqui. Estarei atenta se responderes.

-bea
Talvez a maneira que estejas a estudar matemática não seja a mais adequada para ti, também estou no 9 ano e sinceramente desde o 8 ano que não aprendo nada de matemática porque a maneira que a minha stora explica não é a maneira mais adequada para mim, talvez a maneira que estejas a aprender não é a mais adequada para ti, tenta primeiro arranjar uma forma mais fácil de aprenderes depois é uma questão de aplicares te na matemática no secundário espero ter ajudado❤

-bea
Podes perfeitamente escolher tanto Artes Visuais ou Humanidades e trocar uma disciplina como Macs ou Geometria Descritiva por Biologia e assim esquivavas te á matemática e tinhas biologia na mesma. Ter um exame de uma matéria que nunca tiveste no secundário pode ser muito dificil e desmotivante na minha opinião.

-bea

olá!! Eu estou no 10º ano na área de ciências e tecnologia e tive o mesmo problema que tu no 9ºano. Eu queria ir para medicina veterenária ou psicologia mas o meu grande problema era a matemática (tinha 3). Não te vou mentir matemática não é pêra doce, e no secundário depende muito do teu professor e o seu método de ensino. vais ter mais horas de cada disciplina, logo mais matéria dada no final de semana, por isso o meu conselho é esforça-te muito mais do que te esforçaste no 9ºano, faz exercicios todos os dias (nem que seja 1), e lembra-te que as notas do 9ºano não definem o teu percurso no secundário, tive amigas minhas que tinha 5 no 9º ano e chegaram ao 10º com 12/13, o que importa realmente é o interesse. Eu pessoalmente achei matemática cansativo mas no entanto mais fácil que biologia.

Agora respondendo à tua outra pergunta, se deves ir ao exame para ires para medicina veterenária sem teres estado na área de ciências. Segundo a dges (direção geral de ensino superior onde podes ir pesquisar quais os exames que tens de fazer para entrar em cada curso) tu precisas de exame de fisica-quimica e biologia e em algumas faculdades matemática e biologia. Indo para humanidades tu não irás ter nenhuma destas disciplinas o que vai ser dificil para ti estudares para o exame porque são disciplinas bastante complexas. Sinceramente não te aconselho o fazeres pois estudares 3 anos de duas destas discplinas e tentares manter uma boa média de secundário vai ser mau para a tua saúde mental. Em vez disso acho que deves tentar a área de ciências e ver como corre (dá o litro), e se vires que não consegues pesquisa sobre as outras àreas ( até pode ser que te interesses por outras coisas que não sabias) e mudas. Podes mudar de área até à primeira semana do 2º periodo ou podes sempre mudar no fim do 10º ano (fala com a orientadora escolar da tua escola para saberes melhor se quiseres trocar)

olá!! Eu estou no 10º ano na área de ciências e tecnologia e tive o mesmo problema que tu no 9ºano. Eu queria ir para medicina veterenária ou psicologia mas o meu grande problema era a matemática (tinha 3). Não te vou mentir matemática não é pêra doce, e no secundário depende muito do teu professor e o seu método de ensino. vais ter mais horas de cada disciplina, logo mais matéria dada no final de semana, por isso o meu conselho é esforça-te muito mais do que te esforçaste no 9ºano, faz exercicios todos os dias (nem que seja 1), e lembra-te que as notas do 9ºano não definem o teu percurso no secundário, tive amigas minhas que tinha 5 no 9º ano e chegaram ao 10º com 12/13, o que importa realmente é o interesse. Eu pessoalmente achei matemática cansativo mas no entanto mais fácil que biologia.
Olá. Vou só dar um pouco da minha opinião pessoal sobre isto e algumas dicas que me ajudaram em matemática.
Em primeiro lugar, não é que matemática seja propriamente dificil, mas começas a olhar de alguns pontos de vista que nunca olhaste. Conforme vai passando o secundário vais te afastando de um objeto específico e começas a estudar algo mais global ( isso chama se de abstração. Pegas num problema especifico e tentas deduzir teorema que funcionem para um conjunto de situações [tentei explicar numa linguagem mais do quotidiano]). Oq torna a matemática difícil, é esse conceito. Ides ter um pequeno gostinho disso, principalmente na parte de combinatória.
Ao contrário do que dizes quando afirmas "
faz exercicios todos os dias (nem que seja 1)", eu penso que não é a quantidade de exercicios que te fazem ser melhor. Eu acho que para ser boa, é necessário ter a cabeça assente e saber oq estas a fzr no exercício. N decores o método de resolução [ nem todos os exercicios são iguais. As vzs há ligeiras alterações e dps n sabeis oq fzr nesses casos]. Compreender a teoria e saber aplicar à pratica é muito importante. Antes de treinar tentem perceber a teoria. No secundário eu comecei a ver a matéria de um jeito mais geométrico (sempre que possível) e isso facilitava na compreensão.
Por fim, realmente n é o basico que define oq vais dzr no secundário. No 9° ano tinha 5's e no 10° ano tive testes de 8. O mais alto foi um 11.4 kkkk.
No 11 andava na casa dos 13. No 12° comecei o ano na casa dos 16 e acabei o ano com 20. Hoje em dia estou acabar o 2o ano da licenciatura na área com uma média agradável. Isto tudo para dizer que é possível ter boas notas sem milagres. É só estudar da maneira certa :)
Boa sorte e bons estudos 🙂

• Like
Reactions: ICarvalho