Olá eu sou a bea e sou do 9°ano e estou muito confusa, Eu quero seguir medicina animal (veterinária) mas sou péssima a matemática e sei que para ir para medicina tenho de fazer o exame de biológica mas estou a pensar muito no curso que ei de seguir que será ou línguas e humanidades ou ciências e tecnologias mas o meu grande problema é a matemática e sei que muitas pessoas também têm essa dificuldade em escolher portanto sinceramente não sei qual ei de seguir pq eu adoro ciências e quero seguir a área de Medicina na universidade e um dia vir a tornar-me uma veterinária, mas não como ei de fazer se sigo aquilo que quero mas a matemática é que estraga todo ou então sigo linguas e humanidades e no final do 12°ano faço o exame de biológia e será que quem ja teve este problema me poderia dar um conselho do que fazer?
-bea
Olá!
Eu vou te dar o meu caso como aluna do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades.
No 10º ano eu tive : Português (TRIENAL) , Inglês Continuação (BIENAL), Espanhol Iniciação (BIENAL), Filosofia (BIENAL) , Educação Física (TRIENAL), História A (TRIENAL) e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais--(BIENAL)).
No 11º ano eu tive : Português, Inglês Continuação, Espanhol Iniciação, Filosofia, Educação Física, História A e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais).
No 12º ano eu tenho : Português, Educação Física, História A, Direito e Psicologia B.
Disciplinas como Espanhol, MACS, Direito e Psicologia B depende de ti (tu é que as escolhes, não são obrigatórias no curso) e depende da tua escola (Imagina que tu queres Espanhol. Se a escola não tiver alunos suficientes para formar uma turma tu és reencaminhada para outra disciplina, por exemplo, Francês ou Alemão ou Geografia)
As disciplinas bienais, como já referi, depende de ti e da tua escola .
Na minha escola oferecia-se Espanhol Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Francês Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Alemão Iniciação/ Continuação; MACS, Geografia A e Literatura Portuguesa.
Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante os 3 anos, as disciplinas de Português, História A e Educação Física
Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante 2 anos (10º e 11º) , as disciplinas de Inglês e Filosofia
( Quando chegares ao 11º ano, depois os teus professores explicam-te como funciona as disciplinas do 12º ano, visto que depois aí tens de escolher novas disciplinas: Psicologia B, Direito, Espanhol, Inglês, Economia C, Antropologia, Aplicações Informáticas (tipo TIC) , ...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Relativamente ao curso...DEPENDE SÓ DE TI.
Acredita que esta é a 2º decisão mais importante da tua vida, escolhe com o coração. A 1º é mesmo se queres prosseguir estudos no Ensino Superior.
Eu fui para línguas não para fugir à matemática, mas sim porque gosto realmente de escrever, ler e, acima de tudo, comunicar.
Estas três coisas são muito importantes no curso de Humanidades--são a sua essência.
Tenta pensar assim: Qual é o curso que tem as disciplinas que mais/ menos gosto? Qual é a profissão dos meus sonhos? O que gosto realmente de fazer nos tempos livres?
Tens de pesquisar se com o exame de MACS podes entrar (em medicina veteranária) em alguma faculdade do país--penso que no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, não podes.
Espero que esta explicação te tenha ajudado!
Alguma dúvida coloca-me aqui. Estarei atenta se responderes.