Participação no concurso de acesso ao ensino superior de 2022 já tendo estado no ensino superior

Matrícula
13 Julho 2022
Boa noite,
venho por este meio pedir esclarecimento em relação à minha participação no concurso de acesso ao ensino superior de 2022.
Visto que completei um ano de um curso no ano letivo de 2021/2022, um dos meus colegas colocou-me uma dúvida que me tem deixado inquieto.

O facto de eu, no ano passado, já me ter encontrado num curso, esse aspecto acaba por desvalorizar a minha candidatura? Ou seja, acaba por se dar prioridade a pessoas que ainda não tenham estado no ensino superior, em comparação com pessoas que já tenham estado noutro curso e instituição? Existe alguma forma de as divisões académicas das diversas faculdades já terem esse conhecimento desse aspeto, ou não?

Eu sei que estas dúvidas podem não fazer muito sentido, mas como eu não tenho interesse em participar no concurso de mudança de par/instituição, pois a meu ver os custos, e o facto de o curso em que quero entrar tem disciplinas completamente diferentes do curso em que me encontrava, sinto que não compensa, e quando me colocaram uma dúvida sobre se ter estado 1 ano num curso me poderia colocar em desvantagem, não consegui responder confiante à pergunta.
Agradecia muito se alguém me conseguisse esclarecer esta dúvida para tirar este peso dos meus ombros e ficar mais descansado para o concurso. 🙏

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
não há qualquer desvantagem. Se tens nota de candidatura suficiente entras, apenas isso.

• Like
Reactions: AlexandreSilva03