Passagem do 10ºano para o 11ºano (CT)

betoduvidoso04

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Olá a todos,

Apesar de não parecer, o novo ano letivo está mesmo à porta. Este ano passei para o 11ºano com uma média de 18.3 a nível de 10ºano, em CT. No entanto, sinto-me receoso porque muita gente me diz que o 11ºano é o pior ano de sempre a nível escolar. Apesar de ir perceber isso daqui a poucos meses, alguém tem alguma/s dica/s a como continuar a sobreviver com boas notas? Qual a disciplina a que devo prestar mais atenção? Há alguma coisa que muda quando passamos do 10 para o 11?

Obrigado!

Última edição:

eva_

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2019
Olá a todos,

Apesar de não parecer, o novo ano letivo está mesmo à porta. Este ano passei para o 11ºano com uma média de 18.3 a nível de 10ºano, em CT. No entanto, sinto-me receoso porque muita gente me diz que o 11ºano é o pior ano de sempre a nível escolar. Apesar de ir perceber isso daqui a poucos meses, alguém tem alguma/s dica/s a como continuar a sobreviver com boas notas? Qual a disciplina a que devo prestar mais atenção?

Obrigado!
Na minha opinião, a principal dica é fazer exercícios e treinar com frequência. Penso que a nível de dificuldade das disciplinas a diferença não é muita em relação ao 10°. No entanto, onde senti mais dificuldades foi no tempo e na organização do horário, visto que no 11 °, pelo menos no meu caso, estava mesmo muito cheio. Mas se te organizares bem, estudares com antecedência e fizeres muitos exercícios, principalmente a FQ e mat, deve correr tudo bem. E parabéns pela excelente média de 10°, boa sorte !

betoduvidoso04

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Na minha opinião, a principal dica é fazer exercícios e treinar com frequência. Penso que a nível de dificuldade das disciplinas a diferença não é muita em relação ao 10°. No entanto, onde senti mais dificuldades foi no tempo e na organização do horário, visto que no 11 °, pelo menos no meu caso, estava mesmo muito cheio. Mas se te organizares bem, estudares com antecedência e fizeres muitos exercícios, principalmente a FQ e mat, deve correr tudo bem. E parabéns pela excelente média de 10°, boa sorte !
Obrigado pelas dicas!!

• Like
Reactions: eva_

Tiz

Membro Veterano
Matrícula
23 Outubro 2017
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Olá a todos,

Apesar de não parecer, o novo ano letivo está mesmo à porta. Este ano passei para o 11ºano com uma média de 18.3 a nível de 10ºano, em CT. No entanto, sinto-me receoso porque muita gente me diz que o 11ºano é o pior ano de sempre a nível escolar. Apesar de ir perceber isso daqui a poucos meses, alguém tem alguma/s dica/s a como continuar a sobreviver com boas notas? Qual a disciplina a que devo prestar mais atenção? Há alguma coisa que muda quando passamos do 10 para o 11?

Obrigado!

Hello!!
Como é óbvio e como deves saber, cada caso é um caso, mas a minha experiência foi exatamente o oposto: o 11º não foi, de todo, o pior ano a nível escolar!!
O 11º é muito idêntico ao 10º ano mas com a pressão dos exames, mas não é algo de novo porque tu já te vais preparando durante o 10º. No geral, achei todas as disciplinas muito mais fáceis até porque já tens mais hábitos de estudo e já estás mais dentro de cada disciplina e já sabes com que o que contar.
Não stresses com o 11º, vais ver que vai tranquilo e que ainda vais subir a nota. A maior parte das pessoas que conheço subiu as notas no 11º ano e achou-o um ano até bastante fácil!

Boa sorte! Se tiveres alguma dúvida, estás à vontade!!

• Like
Reactions: betoduvidoso04

mp0409

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2020
Olá a todos,

Obrigado!
Olá!
Pessoalmente, gostei muito mais do 11ºano do que o 10º. Penso que as matérias lecionadas em cada disciplina são mais interessantes, especialmente em Biologia e Matemática.
Manter o foco em todas as disciplinas é importante, mas também convém prestar mais um bocadinho de atenção às disciplinas de exame. Para manter as boas notas aconselho a resolução de exercícios, eu por exemplo resolvia primeiro os exercícios de exame e só depois é que resolvia exercícios de outros manuais. Por isso, aconselho os livros do IAVE e outros livros de preparação para exame pois têm os exercícios organizados por matérias, o que acaba por facilitar o estudo. Para além disso, uma pequena revisão durante a semana às disciplinas mais teóricas facilita imenso o estudo para testes e afins.
O 11º ano é um ano mais trabalhoso, mas se mantiveres métodos de trabalho, hábitos de estudo e se te conseguires organizar, será um ano normal de certeza. Uma observação importante é não deixar que a pressão/nervosismo te atrapalhem. Se não correr bem à primeira, corre à segunda. Mantém-te otimista.
Resta-me desejar um bom ano letivo e boa sorte para os exames!

• Like
Reactions: betoduvidoso04