Passar de ciências farmacêuticas para dentária

maria.diniss

Membro Caloiro
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Olá vou este ano concorrer ao ensino superior, e tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas. Eu gostava de ingressar em Medicina Dentária, mas não tenho média para isso. Pensei portanto em seguir para ciências farmacêuticas e depois mudar de curso para frequentar medicina dentária. Gostava de perceber o quão viável é esta hipótese dado que a maioria das cadeiras de ciências farmacêuticas não são equivalentes às de dentária porque tem créditos inferiores. Estava a ver a faculdade de medicina dentária e a faculdade de farmácia ambas da universidade de Lisboa.

• Like
Reactions: JoanaSousa01

JoanaSousa01

Membro
Matrícula
1 Novembro 2018
Curso
Higiene Oral
Instituição
FMDUL
Olá vou este ano concorrer ao ensino superior, e tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas. Eu gostava de ingressar em Medicina Dentária, mas não tenho média para isso. Pensei portanto em seguir para ciências farmacêuticas e depois mudar de curso para frequentar medicina dentária. Gostava de perceber o quão viável é esta hipótese dado que a maioria das cadeiras de ciências farmacêuticas não são equivalentes às de dentária porque tem créditos inferiores. Estava a ver a faculdade de medicina dentária e a faculdade de farmácia ambas da universidade de Lisboa.
Olá! Posso ajudar-te a pensar de outra forma?
Portanto, sou estudante do curso de Higiene Oral da fmdul e diria que para entrares em Med. Dentária este é o curso mais adequado! Na nossa faculdade, existem 3 cursos: med. dentária, higiene oral e prótese dentária. Normalmente o que acontece é que a malta não tem conhecimento destes cursos, para além de MD, mas a verdade é que são os cursos mais relacionados.
Em Higiene oral temos bastantes cadeiras em comum com MD e muitos de nós conseguem transferência para medicina dentária internamente.
Se estiveres interessada nesta hipotese posso explicar te tudo o que sei! :)

• Like
Reactions: maria.diniss

Vera Oliveira 13

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2022
Olá! Posso ajudar-te a pensar de outra forma?
Portanto, sou estudante do curso de Higiene Oral da fmdul e diria que para entrares em Med. Dentária este é o curso mais adequado! Na nossa faculdade, existem 3 cursos: med. dentária, higiene oral e prótese dentária. Normalmente o que acontece é que a malta não tem conhecimento destes cursos, para além de MD, mas a verdade é que são os cursos mais relacionados.
Em Higiene oral temos bastantes cadeiras em comum com MD e muitos de nós conseguem transferência para medicina dentária internamente.
Se estiveres interessada nesta hipotese posso explicar te tudo o que sei! :)
Olá poderias ajudar me tenho dúvidas se consigo entrar em MD a hipótese seria outro curso como higiene oral ou prótese dentária mas o receio é não conseguir depois a transferência! As vagas são poucas.... o que conta para a mudança de curso na mesma instituição? Ainda vão buscar médias do secundário ou apenas as equivalências?

• Like
Reactions: JoanaSousa01

JoanaSousa01

Membro
Matrícula
1 Novembro 2018
Curso
Higiene Oral
Instituição
FMDUL
Olá poderias ajudar me tenho dúvidas se consigo entrar em MD a hipótese seria outro curso como higiene oral ou prótese dentária mas o receio é não conseguir depois a transferência! As vagas são poucas.... o que conta para a mudança de curso na mesma instituição? Ainda vão buscar médias do secundário ou apenas as equivalências?
Olá! Nesse regime penso que tens 2 hipoteses... A primeira será fazer o primeiro ano de HO ou PD e concorrer à mudança de curso com a média desse primeiro ano e a média do secundário, penso que seja 50% cada. A outra hipotese, que é a mais utilizada pelos alunos, é terminar os 3 anos de licenciatura em higiene oral ou protese dentária e depois concorrer a um exame interno que te permite a entrada no 2º ano de MD, embora as vagas sejam pouquissimas.
Quanto à primeira hipótese não tenho bem a certeza se é assim que funciona, mas foi o que me apercebi pela mudança de certos colegas!

• Like
Reactions: Vera Oliveira 13
Matrícula
25 Maio 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá!! Pretendo concorrer este ano à licenciatura em Higiene Oral na FMDUL e por acaso, informei-me sobre essa questão, caso a área de Medicina Dentária, futuramente, me suscitasse um maior interesse. Assim sendo, enviei um mail para os serviços administrativos da faculdade em questão e obtive a seguinte resposta quanto a uma possível transferência "interna", no final do primeiro ano. Deixo a resposta que obtive:

«Bom dia,
Em resposta ao seu e-mail informo que para fazer a mudança de curso deverá concorrer ao concurso especial de mudança de par instituição, as candidaturas ao concurso costumam
Decorrer entre julho e agosto, essa informação será posteriormente publicada no nosso site.
Pode consultar o regulamento do concurso deste ano letivo, pois as condições de seleção são as mesmas, deverá ter a nota mínima do 12º ano de 14 valores bem como dos exames nacionais.
https://www.fmd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2021/07/DD36-2021.pdf
Caso consiga ingressar no curso, após efetuar a sua matrícula pode fazer o pedido de equivalências das unidades curriculares realizadas na outra instituição, que será avaliada pela Comissão de Creditação.»

Depreendi, portanto, que as notas utilizadas neste concurso era a nota de exames e média de secundário.
Espero que ajude!