Passo a ser responsável pela minha vida escolar quando faço 18 anos?

Matrícula
20 Junho 2018
Boa tarde!
Tinha uma questão sobre um assunto que não é muito discutido aqui e sobre o qual pesquisei, mas não encontrei nada. Este ano estou no 12.º e acontece que tenho alunos na minha turma com 18 anos, e a nossa diretora de turma explicou-lhes o que isso implicava (não convocar os pais para reuniões, justificar as próprias faltas, etc.), e surgiu-me a seguinte dúvida: tendo em conta que faço 18 anos em janeiro, a partir dessa altura vou passar a ter também estas "responsabilidades"? Ou vai continuar a ser o meu encarregado de educação pois quando o ano letivo se iniciou ainda não era maior de idade? Há quem já me tenha dito que para ser o meu próprio encarregado de educação tenho de iniciar o ano letivo com 18 anos, mas lembro-me, por exemplo, de ver nas fichas de inscrição para os exames que se já tivéssemos 18 anos, devíamos ser nós mesmos a assinar. Alguém me consegue responder a esta pergunta?

• Wow
Reactions: marina c

Rui C

Membro
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UNL-FCT
Tu só ficas responsável por ti mesmo no âmbito escolar se passares a ser tu o teu próprio encarregado de educação, ou seja, tens que ir à secretaria da escola mudar (juntamente com o teu EE) caso pretendas isso.

• Like
Reactions: gfcoliveira.03

marina c

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem
eu como mãe digo- que és responsável pelos teus actos mas, enquanto viveres com os teus pais em comunhão de cama e mesa, contnuas como dependente deles. OU seja, se fizeres asneira a responsabilidade és tu que a assumes e não os teus pais, mas moralmente os teus pais são sempre teus aliados.

Matrícula
20 Junho 2018
eu como mãe digo- que és responsável pelos teus actos mas, enquanto viveres com os teus pais em comunhão de cama e mesa, contnuas como dependente deles. OU seja, se fizeres asneira a responsabilidade és tu que a assumes e não os teus pais, mas moralmente os teus pais são sempre teus aliados.
Agradeço desde já pela resposta! Não era a isso que me referia, queria mesmo apenas saber se esta "transição" é automática e assim que fizer os 18 posso justificar as minhas faltas, etc.

marina c

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem
Agradeço desde já pela resposta! Não era a isso que me referia, queria mesmo apenas saber se esta "transição" é automática e assim que fizer os 18 posso justificar as minhas faltas, etc.
eu percebi a tua referência, como já disse assumes -te com maior automaticamente, ou seja , respondes pelos teus actos, sejam eles bons ou maus, no teu caso , as faltas- Passas a ser tu o responsável pela sua justificação.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M Passo de ano? Ensino Secundário 19
tryna get into med Passo do ano? Ensino Secundário 7
P Passo de ano? Ensino Básico 16
alfl2303 Passo de ano? Ensino Secundário 7
G Passo à disciplina? Ensino Secundário 2
L passo de ano? Ensino Básico 1
marina c regressar ao fim de 18 anos!!! o 1º passo já está dado! Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Passo de ano? (Ensino Básico) Ensino Básico 72
123test Passo à disciplina? Ensino Secundário 28
vera costa RESUMOS PASSO A PASSO BIOLOGIA GEOLOGIA Arquivo 1
Y Passo de ano? Ensino Secundário 1314
M Posso ser professora de inglês tendo apenas o Proficiency? Ensino Superior - Geral 4
B Existe a possibilidade Inscrição na segunda fase sem ter feito e nem ser do curso da disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
anateresa2334 Tenho medo de não ser capaz este ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 25
M Ideias de medidas ambientais que deviam ser tomadas nas escolas Ensino Secundário 1
Letícia1234 Um menor pode ser gerente? Ciências Económicas e Empresariais 0
Cadence o que devo fazer para ser professor@? Educação 2
Bruno-sampaio Como ser professor? Educação 4
M Ser professora ensino basico Educação 2
M Como posso ser professora? Educação 14
Vanessantos como ser professora de ciencia?? Educação 7
K Pessoal do Secundário, como estão a ser as notas? Ensino Secundário 8
TiagoGR Ser professor de ensino secundário Educação 2
A Soluções manual de filosofia 10°ano “Ser no mundo” Pedido de Recursos - Ensino Secundário 8
Jessicallgutierrez PEDIDO-Livro do prof de Filosofia 10ºano "Razões de Ser" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Ângela0104 matematica como prova de ingresso pode ser macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Gonçalo_Duarte_ SER Matemática - Plataforma Matemática A Ensino Secundário 0
A Segunda fase de 2020 pode ser usada na primeira fase de 2021 ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
E Filosofia 10 - Razões de Ser (soluções) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
I O resultado da primeira fase dos exames pode ser usado na segunda fase dos concursos? Concurso Nacional e Locais - Público 5
A Requisitos para ser professor de Sociologia Educação 4
K Matemática A pode ser substituida por Matemática B? Ensino Secundário 13
E Ser bancário a partir de contabilidade e administração Ciências Económicas e Empresariais 4
T Ensino Secundário depois de ser mãe Ensino Secundário 2
C BG pode ser anulada no 12ª ano? Ensino Secundário 1
Ariana_ MÁFIA – Pequeno guião para criar um setup e ser um bom moderador Diversão e Jogos 0
T O que tirar para ser professor Educação 5
beatrizcf22 Há abrangência de licenciaturas para no futuro poder ser professora? Educação 13
U Poderei faltar a um exame de 11° e não ser penalizada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
L Como ser professora?! Educação 7
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
A Experiência ser aceite na faculdade Ensino Superior - Geral 5
Mitram05 Soluções Manual de Filosofia 10º ano ( Ser no Mundo) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 18
M Ser no Mundo 11- Filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
P Ser no mundo 10 manual Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
D Não sei o que quero ser nem se vou conseguir Ensino Secundário 2
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
G Razões de ser - Filosofia 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
Q Impedido de ser avaliado Ensino Superior - Geral 12
Ana Daniela Branco Quais vão ser as vossas opções? 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1228