Pedido de ajuda: exames de biologia/geologia e Português como externo

Paulo.C

Membro Caloiro
Matrícula
16 Fevereiro 2021
Bem, começo por admitir que me sinto algo perdido neste mundo de acesso ao ensino superior. :/

Tenho 39 anos, terminei o ensino secundário no ano escolar de 98/99, pelo agrupamento económico-social.
Sem emprego há cerca de um ano, tenho vindo a ponderar o meu ingresso no ensino superior para requalificação, porque acho que sou "velho, mas não tanto". Tentei no ano passado aceder ao ensino superior, através do maiores de 23, mas apostei tudo apenas num curso, e apesar de ter passado nas provas (português e psicologia), eram cerca de 50 candidatos para 3 vagas, e acabei por ficar de fora.

Não quero voltar a queimar tempo e oportunidades novamente. Não tenho tempo, nem dinheiro para isso. Pretendo este ano tentar aceder ao ensino superior via candidatura "normal", pelos exames nacionais. Acho que é a altura certa para começar a estudar para Julho. E estou a pensar em inscrever-me em Português e Biologia/Geologia. Mas tenho várias dúvidas, que gostaria que vos pedir o vosso aconselhamento.

1) Posso aceder ao ensino superior, fazendo e passando ao exame nacional de Bio/Geo sem ter estado inscrito e participado em aulas de Bio/Geo?? Dado que não tive esta disciplina no meu tempo.

2) Sem sim, aconselham-me a adquirir os manuais escolares de um dos anos transatos destas duas disciplinas, ou devo procurar outros métodos, para ser mais eficiente na gestão do meu tempo e na compreensão das matérias? Para que lado me devo virar?

3) Vejo que alguns dos cursos que me gostaria de inscrever necessitam de pré-requisitos - Grupo A, de comunicação interpessoal. Basta uma declaração médica de acordo com as minutas existentes? E só é aplicável, se conseguir passar aos exames e é só necessário na data de apresentação das candidaturas? Ou é feito antes?

Agradeço-vos desde já pelo vosso tempo, e opinião.

Bons estudos e melhores oportunidades.

Um abraço,
Paulo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Paulo.C
1) Posso aceder ao ensino superior, fazendo e passando ao exame nacional de Bio/Geo sem ter estado inscrito e participado em aulas de Bio/Geo?? Dado que não tive esta disciplina no meu tempo.
Sim, podes.
2) Sem sim, aconselham-me a adquirir os manuais escolares de um dos anos transatos destas duas disciplinas, ou devo procurar outros métodos, para ser mais eficiente na gestão do meu tempo e na compreensão das matérias? Para que lado me devo virar?
Sugiro que vejas os tópicos sobre esses exames nesta secção:
3) Vejo que alguns dos cursos que me gostaria de inscrever necessitam de pré-requisitos - Grupo A, de comunicação interpessoal. Basta uma declaração médica de acordo com as minutas existentes? E só é aplicável, se conseguir passar aos exames e é só necessário na data de apresentação das candidaturas? Ou é feito antes?
Sim, basta que leves o documento para ser preenchido por um médico. Basta que trates disso em agosto, e tens de o entregar nas matrículas em setembro.