Pedido de ajuda para escolher as disciplinas para o 12º ano

Ana Beatriz Marques

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2020
Boa tarde,
Estou no curso de ciências e tecnologias, no 11º ano, e tenho de escolher duas disciplinas para o 12º ano. Estou indecisa entre física, química, biologia e economia. Não sei qual gosto mais nem sei o que quero para a universidade. Precisava de ajuda, pois estou mesmo indecisa.
Obrigada!

Depende muito dos teus interesses e gostos. Queres seguir uma engenharia, algo relacionado com a saude, arte, ou nenhuma destas?

Boa tarde,
Estou no curso de ciências e tecnologias, no 11º ano, e tenho de escolher duas disciplinas para o 12º ano. Estou indecisa entre física, química, biologia e economia. Não sei qual gosto mais nem sei o que quero para a universidade. Precisava de ajuda, pois estou mesmo indecisa.
Obrigada!
Olá!
Em Economia C, tu vais falar sobre o crescimento económico, as desigualdades do desenvolvimento, a mundialização e a globalização, o desenvolvimento e os direitos humanos. É uma disciplina em que consegues tirar uma excelente nota muito facilmente e, na minha opinião, é interessante.
Relativamente às outras disciplinas, eu não posso dizer nada porque não estudei CT mas aconselho-te a estudares o programa de cada disciplina e veres qual gostas mais. Se mesmo assim estiveres indecisa, aconselho-te a escolheres aquelas que mais gostaste de ter no 10º e no 11º.

• Like
Reactions: BananaPower
Olá! :)
Aconselho veres o programa e falares com colegas que já tiveram, mas segue uma breve apresentação de biologia e química (que tive)
Biologia aborda muito a área da saúde (reprodução humana, manipulação da fertilidade, muita genética, imunologia!!) e a área do ambiente (sustentabilidade). Pessoalmente gostei muito porque era matéria sugestiva e do meu interesse :) Quanto a química, no início aprofunda-se matéria de 10 e 11 (tabela periódica, redox), e depois foca-se muito no estudo de metais, um pouco de combustíveis e no fim em novos materiais, polímeros e plásticos. Quanto a notas, normalmente os professores de disciplinas anuais não nos dificultam a vida e estas disciplinas costumam ajudar muito na média! Um pouco de esforço claro, mas é tudo muito acessível
Claro que um pouco mais de conhecimento pode ajudar na uni mas também se não sabes ainda o que queres não te preocupes, tenho colegas em engenharias que não tiveram física nem api e os conceitos são sempre abordados no início :)
Aconselho escolheres aquilo que mais gostares de aprofundar um pouco e o que te der mais gosto aprender, e vê também quais são as notas de cada disciplina :)

Olá,

Como só falta falar acerca de física, digo-te que é uma disciplina menos acessível que as restantes, mas igualmente possível ter boas notas. Basicamente aprofundas a matéria do 11º ano, a nível de mecânica e campos de forças. O último capítulo, física moderna, é bastante interessante também. O que torna esta disciplina talvez mais complicada que as restantes é a constante matematização de problemas, muito própria da física e pouco das restantes (usando por vezes ferramentas matemáticas que ainda nem terás aprendido como derivadas de seno e cosseno, integrais, produto externo de vetores, etc., mas nada de mais, tudo ser-te-à explicado). Foi a minha disclipina favorita do 12º (a outra opcional foi química).

Boa sorte!