Pedido de ajuda

Cornélio

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2021
Olá pessoal,

sou um cidadão português com 17 anos que imigrou recentemente da Holanda. Cresci lá e não falo português. Ainda não conclui o ensino secundário.

Quero ingressar na escola aqui em Portugal, e eventualmente quero estudar Economia numa universidade. No entanto, tenho de me sustentar a mim próprio e não tenho acompanhamento. Vivo sozinho e não sou fluente em português (ainda). Se possível, não queria ter de estar 3 anos no secundário, e procuro formas alternativas de obter as qualificações necessárias para entrar na universidade.

Venho perguntar o seguinte: quais são as minhas opções? Não tenho o 10º ano concluido, o que posso fazer para obter um diploma e aprender português? É favor ter em conta os meios financeiros limitados

Melhores cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Venho perguntar o seguinte: quais são as minhas opções? Não tenho o 10º ano concluido, o que posso fazer para obter um diploma e aprender português? É favor ter em conta os meios financeiros limitados
Olá @Cornélio
Só poderias aceder ao ensino superior com as tuas qualificações atuais via o concurso especial para maiores de 23 anos, e nem todas as faculdades aceitem alunos sem o secundário concluído.
O melhor seria tentares concluir o secundário, sendo que sugiro que o faças via o ensino recorrente, que podes fazer em horário pós-laboral e de uma forma mais rápida. No entanto, serias muito provavelmente avaliado em português. Podes pedir mais informações sobre esta modalidade nas escolas secundárias da tua área de residência.

Cornélio

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2021
Olá @Cornélio
Só poderias aceder ao ensino superior com as tuas qualificações atuais via o concurso especial para maiores de 23 anos, e nem todas as faculdades aceitem alunos sem o secundário concluído.
O melhor seria tentares concluir o secundário, sendo que sugiro que o faças via o ensino recorrente, que podes fazer em horário pós-laboral e de uma forma mais rápida. No entanto, serias muito provavelmente avaliado em português. Podes pedir mais informações sobre esta modalidade nas escolas secundárias da tua área de residência.
Muito obrigado pela sua resposta,
Eu pretendia, de facto, concluir o secundário. No entanto, não sei qual é a melhor forma. Disseram-me que não me poderia matricular normalmente este ano quando tentei a 23 de Julho, e queria saber se essa informação está correcta. Caso esteja, quero saber se há uma maneira de terminar o ensino secundário em 2024 ou antes.

Foi-me dito que não me poderia inscrever no ensino recorrente por ainda não ter 18 anos de idade. Só terei em Janeiro.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu pretendia, de facto, concluir o secundário. No entanto, não sei qual é a melhor forma. Disseram-me que não me poderia matricular normalmente este ano quando tentei a 23 de Julho, e queria saber se essa informação está correcta. Caso esteja, quero saber se há uma maneira de terminar o ensino secundário em 2024 ou antes.
Qual foi o motivo da escola para não poderes frequentar o ensino secundário normal? És menor de idade, logo tens de ser integrado no sistema de ensino por lei porque estás ainda na escolaridade obrigatória.
Foi-me dito que não me poderia inscrever no ensino recorrente por ainda não ter 18 anos de idade. Só terei em Janeiro.

Podes frequentar a partir dos 16 anos com autorização do teu encarregado de educação nos termos do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto.

Cornélio

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2021
Qual foi o motivo da escola para não poderes frequentar o ensino secundário normal? És menor de idade, logo tens de ser integrado no sistema de ensino por lei porque estás ainda na escolaridade obrigatória.

Podes frequentar a partir dos 16 anos com autorização do teu encarregado de educação nos termos do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto.
Obrigado novamente,

O ensino recorrente demora 3 anos, como o percurso normal? Se sim, há alguma alternativa que demore menos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
O ensino recorrente demora 3 anos, como o percurso normal? Se sim, há alguma alternativa que demore menos?
Não, demora menos. Deves conseguir fazer em 1-2 anos.

Cornélio

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2021
Não, demora menos. Deves conseguir fazer em 1-2 anos.
Penso que será mesmo essa rota do ensino recorrente que seguirei, então. No entanto, ainda tenho algumas questões:
É possível acabar em 1-2 anos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade não presencial? Existe algum custo acrescido por frequentar o ensino recorrente ao invés do normal?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa