Pedido de conselho

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

FMRSMTM

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Boa tarde,

O meu filho concorreu na primeira fase a eng. informática no isep mas por 5 décimas não entrou uma vez que a média disparou, e por falta de conhecimento da nossa parte não concorreu a mais nenhum curso. Então tive a indicação que no isep, se ele ficasse colocado noutro curso depois poderia pedir transferencia para eng. informação e então assim fez na segunda fase e ficou colocado em Biorecursos. O grande problema é que agora dizem que não existem mais vagas e que esta situação não vai ser possivel fazer a não ser que o diretor de curso abra uma excepção.
Então as questões que coloco são as seguinte:
Quanto tempo demora o diretor de curso a responder a um requerimento uma vez que só tenho até segunda feira para o inscrever numa privada?
Será que a resposta poderá ser positiva?
Valerá a pena se candidatar na terceira fase?
O que fazer, peço conselhos
Obrigada

• Like
Reactions: ph+

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boa tarde,

O meu filho concorreu na primeira fase a eng. informática no isep mas por 5 décimas não entrou uma vez que a média disparou, e por falta de conhecimento da nossa parte não concorreu a mais nenhum curso. Então tive a indicação que no isep, se ele ficasse colocado noutro curso depois poderia pedir transferencia para eng. informação e então assim fez na segunda fase e ficou colocado em Biorecursos. O grande problema é que agora dizem que não existem mais vagas e que esta situação não vai ser possivel fazer a não ser que o diretor de curso abra uma excepção.
Então as questões que coloco são as seguinte:
Quanto tempo demora o diretor de curso a responder a um requerimento uma vez que só tenho até segunda feira para o inscrever numa privada?
Será que a resposta poderá ser positiva?
Valerá a pena se candidatar na terceira fase?
O que fazer, peço conselhos
Obrigada
Boa tarde,

As mudanças de instituição/curso normalmente são feitas (pelo menos) 1 ano letivo depois do aluno entrar na faculdade. Não é NADA comum um aluno entrar num curso aleatório e pedir transferência interna para outro curso à sua escolha por várias razões, como pode imaginar. Os procedimentos regulados para mudança de curso incluem, entre vários fatores, a média da faculdade que no caso do seu filho seria 0 o que tornaria logo impossível se mais alguém se candidatasse. A 30 de Setembro foi também publicado o mapa de vagas sobrantes em 2ª fase para regimes de mudança de curso no ISEP e, já aí, não havia vagas no curso que o seu filho quer. Suponho que seja possível a direção dar um parecer mas não consigo imaginar qual será a resposta porque é, de facto, um pedido excecional.

Para adicionar, a escolha de um curso como Biorecursos é terrível se o seu filho quer tirar Eng. Informática porque 1) não tem nada a ver com Eng. Informática que é o que ele quer tirar e; 2) não lhe vai dar equivalências nenhumas para possível mudança de curso. As mudanças de curso são feitas, como disse, (pelo menos) 1 ano depois do aluno entrar na faculdade e algo valioso desta mudança é que se ele tiver feito cadeiras com conteúdos muito parecidos no curso anterior pode pedir equivalências. As equivalências dizem, de forma muito simplificada, "este aluno já passou a esta cadeira noutro curso e por isso não precisa de fazê-la outra vez" o que significa que se o seu filho tivesse entrado num curso com cadeiras parecidas (pelo menos no 1º ano) podia pedir a transferência, pedir equivalências das cadeiras (mesmo de outra universidade) e ingressar no 2º ano como se não tivesse perdido nada (provavelmente tinha de fazer 1 ou outra cadeira de 1º ano). Como escolheu Biorecursos, mesmo que faça o ano todo e peça transferência, para o próximo ano é como se começasse do 0 no sentido em que vai ter de fazer as cadeiras todas de 1º ano outra vez e as Biorecursos não lhe vão ser úteis no curso porque são muito diferentes.

A minha sugestão é, de facto, candidatar-se à 3ª fase com 6 opções em cursos que o seu filho realmente estaria interessado ou que sejam muito parecidos a Informática no primeiro ano e esperar que entre em algum. Entretanto, pode também candidatar-se a uma privada se for uma opção financeira viável e ele até poderá para o próximo ano fazer pedido de mudança de curso para o ISEP se ainda quiser.

Adiciono também que deviam olhar para as vagas sobrantes da 2ª fase e escolher pelo menos 1 ou 2 instituições porque garantem maiores chances de entrada. Aqui estão as vagas sobrantes: Vagas Sobrantes da 2.ª Fase 2020

Outra opção é ir a um gabinete de Acesso ao Ensino Superior e tentar falar com alguém (talvez ligue primeiro para marcar) para lhe dar uma luz sobre o que fazer porque parece que não vocês não estão familiarizados com o processo e talvez seja melhor alguém guiar-vos pelas dúvidas e ajudar-vos a encontrar uma solução. Alternativamente, aqui no fórum estamos para responder as dúvidas que possam ter.

Deixo aqui todos os documentos do IPP relativamente a mudanças de curso para que se possam informar melhor: Acesso & Ingresso - P.PORTO estão debaixo de "Regimes de Reingresso e de Mudança de par Instituição/Curso".

Se estiverem interessados em saber que cursos são mais próximos de Eng. Informática para fazer mudança e pedido de equivalências, é só pedir que posso tentar olhar para os planos e ajudar-vos.

Boa sorte!

FMRSMTM

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Muito obrigada pela resposta.

Neste momento o meu filho já se fez a candidatura na Universidade Fernando Pessoa em Eng. Infomática mas com o objetivo de no segundo ano pedir transferencia para a Feup ou Isep.
De qualquer forma vai tenta mais uma vez na 3ª fase nova candidatura e nesse sentido pedia então uma ajuda para saber quais os cursos mais próximos de eng. informática.

Obrigada.

• Like
Reactions: Wraak and ph+

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Muito obrigada pela resposta.

Neste momento o meu filho já se fez a candidatura na Universidade Fernando Pessoa em Eng. Infomática mas com o objetivo de no segundo ano pedir transferencia para a Feup ou Isep.
De qualquer forma vai tenta mais uma vez na 3ª fase nova candidatura e nesse sentido pedia então uma ajuda para saber quais os cursos mais próximos de eng. informática.

Obrigada.
Bom dia,

Relativamente à transferência, acho importante o seu filho ter noção dos critérios de seriação tanto para a FEUP como para o ISEP para perceber o que pode fazer na privada (ou noutro lugar que entre) para ter mais chances de ter sucesso na mudança. Se tiver dúvidas sugiro começar a coordenar com as respetivas instituições (FEUP e ISEP) em Janeiro/Fevereiro, as candidaturas normalmente são até Julho/Agosto para mudança de curso.

Os critérios de seriação para Mudança de par instituição/curso da FEUP estão aqui: FEUP - Mudança de par instituição/curso - 2020/2021 em Candidaturas > Critérios de seriação

Os critérios de seriação para Mudança de par instituição/curso do IPP estão aqui: Acesso & Ingresso - P.PORTO em Regimes de Reingresso e de Mudança de par Instituição/Curso > Regimes de Reingresso e de Mudança de par Instituição/Curso do P.PORTO- Edital 2020/21.

Algo fundamental para ambas as universidades é ele fazer todos os créditos e não chumbar a nenhuma cadeira, ou seja, terminar o ano com 60 ECTS porque de outra forma começa a ser mais difícil entrar.

Relativamente aos cursos com maiores equivalências, os do ISEP que me parecem dar mais equivalências (em ordem do primeiro ao último) são:
  • Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Alguns cursos que posso recomendar no norte (que parece ser a zona de interesse) são (em nenhuma ordem particular):
Sugiro também darem uma vista de olhos em cursos em outros politécnicos em distritos vizinhos porque podem ter boas ofertas. Como podem ver, há imensos cursos que são compatíveis e "parecidos" com Eng. Informática.

Relativamente às vagas sobrantes da 2ª fase (em nenhuma ordem particular):
Faço notar que dia 22 de Outubro vai sair o edital oficial com as vagas para a 3ª fase, por isso é capaz de haver mais vagas nessa altura. Sugiro verificarem antes de preencherem a candidatura. O edital será publicado aqui: Colocações 2020 - Concurso Nacional de Acesso

Sugiro também ver com o seu filho dependendo da média que tem quais são as opções mais realistas para ele baseando-se nas médias do ano passado e das outras duas fases. Para mim, as melhores opções seriam:
  1. ISEP - Eng. Informática (a esperança é a última a morrer)
  2. Algum dos cursos que mencionei do ISEP que dão mais equivalências (1ª lista), o que der maior probabilidade de entrada
  3. Algum dos cursos que mencionei do ISEP que dão mais equivalências (1ª lista) ou cursos com mais semelhanças mas sem vagas à partida (2ª lista)
  4. Cursos com mais semelhanças mas sem vagas à partida (2ª lista)
  5. Cursos com vagas sobrantes na 2ª fase (3ª lista)
  6. Cursos com vagas sobrantes na 2ª fase (3ª lista)
O processo de encontrar os lugares onde se candidatar é extremamente chato, lembro-me de passar dias a ver cursos, planos curriculares, ... O seu filho tem agora 1 semana para olhar bem para todos os cursos e prioritizar aqueles que prefere. Sugiro escrever mesmo uma lista e ordená-la por ordem de preferência, escolher desses os mais realistas/com vagas e ir a partir daí.

Agora resta-me desejar-vos boa sorte para o ingresso na faculdade e que corra tudo pelo melhor para vocês!

Bom fim-de-semana.

Última edição:

FMRSMTM

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Bom dia,

Relativamente à transferência, acho importante o seu filho ter noção dos critérios de seriação tanto para a FEUP como para o ISEP para perceber o que pode fazer na privada (ou noutro lugar que entre) para ter mais chances de ter sucesso na mudança. Se tiver dúvidas sugiro começar a coordenar com as respetivas instituições (FEUP e ISEP) em Janeiro/Fevereiro, as candidaturas normalmente são até Julho/Agosto para mudança de curso.

Os critérios de seriação para Mudança de par instituição/curso da FEUP estão aqui: FEUP - Mudança de par instituição/curso - 2020/2021 em Candidaturas > Critérios de seriação

Os critérios de seriação para Mudança de par instituição/curso do IPP estão aqui: Acesso & Ingresso - P.PORTO em Regimes de Reingresso e de Mudança de par Instituição/Curso > Regimes de Reingresso e de Mudança de par Instituição/Curso do P.PORTO- Edital 2020/21.

Algo fundamental para ambas as universidades é ele fazer todos os créditos e não chumbar a nenhuma cadeira, ou seja, terminar o ano com 60 ECTS porque de outra forma começa a ser mais difícil entrar.

Relativamente aos cursos com maiores equivalências, os do ISEP que me parecem dar mais equivalências (em ordem do primeiro ao último) são:
  • Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
  • Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Alguns cursos que posso recomendar no norte (que parece ser a zona de interesse) são (em nenhuma ordem particular):
Sugiro também darem uma vista de olhos em cursos em outros politécnicos em distritos vizinhos porque podem ter boas ofertas. Como podem ver, há imensos cursos que são compatíveis e "parecidos" com Eng. Informática.

Relativamente às vagas sobrantes da 2ª fase (em nenhuma ordem particular):
Faço notar que dia 22 de Outubro vai sair o edital oficial com as vagas para a 3ª fase, por isso é capaz de haver mais vagas nessa altura. Sugiro verificarem antes de preencherem a candidatura. O edital será publicado aqui: Colocações 2020 - Concurso Nacional de Acesso

Sugiro também ver com o seu filho dependendo da média que tem quais são as opções mais realistas para ele baseando-se nas médias do ano passado e das outras duas fases. Para mim, as melhores opções seriam:
  1. ISEP - Eng. Informática (a esperança é a última a morrer)
  2. Algum dos cursos que mencionei do ISEP que dão mais equivalências (1ª lista), o que der maior probabilidade de entrada
  3. Algum dos cursos que mencionei do ISEP que dão mais equivalências (1ª lista) ou cursos com mais semelhanças mas sem vagas à partida (2ª lista)
  4. Cursos com mais semelhanças mas sem vagas à partida (2ª lista)
  5. Cursos com vagas sobrantes na 2ª fase (3ª lista)
  6. Cursos com vagas sobrantes na 2ª fase (3ª lista)
O processo de encontrar os lugares onde se candidatar é extremamente chato, lembro-me de passar dias a ver cursos, planos curriculares, ... O seu filho tem agora 1 semana para olhar bem para todos os cursos e prioritizar aqueles que prefere. Sugiro escrever mesmo uma lista e ordená-la por ordem de preferência, escolher desses os mais realistas/com vagas e ir a partir daí.

Agora resta-me desejar-vos boa sorte para o ingresso na faculdade e que corra tudo pelo melhor para vocês!

Bom fim-de-semana.