Pedido de dicas sobre matemática prova de ingresso

Solangedocarmo

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2022
Caros estudantes preciso das vossas dicas por favor. Há mais de 12 anos que não estudo e no secundário nem sequer tive matemática pois segui geometria descritiva A. Neste momento quero ir para a universidade e vou tentar fazer a prova de ingresso de matemática pois o curso assim o exige.

Preciso das vossas valiosas dicas sobre possíveis livros para me preparar para a prova de ingresso. Livros com explicações e outros com exercícios.

Vai ser uma aventura mas ao menos tentar não custa 🙂 obrigada

Caros estudantes preciso das vossas dicas por favor. Há mais de 12 anos que não estudo e no secundário nem sequer tive matemática pois segui geometria descritiva A. Neste momento quero ir para a universidade e vou tentar fazer a prova de ingresso de matemática pois o curso assim o exige.

Preciso das vossas valiosas dicas sobre possíveis livros para me preparar para a prova de ingresso. Livros com explicações e outros com exercícios.

Olá.
Vou começar por falar de livros. Se tiveres possibilidade compra um livro de preparação de exames (eu costumo gostar mt dos da areal). Além disso, eu tentaria pedir emprestado os manuais escolares de matemática A a alguém porque a materia esta mais estendida lá.
Vai ver oq vai ser avaliado em exame, uma vez que, nem tudo é avaliado em exame.
Procura playlists da disciplina. Aconselho te as playlists do @Ricardo A. Ferreira (basta entrares no perfil dele e ires à aba de apontamentos)
Depois oq tens de fazer é treinar muito. Fazer muitos exercícios é o segredo para desenvolver o raciocínio para conseguires resolver outros exercícios. Começa pelos base e vai procurando aumentar a dificuldade. É importante diversificar o tipo de exercícios.
Quando te sentires preparada faz simulações de exame para veres como te sais.
Boa sorte. Qualquer dúvida podes enviar me mensagem 😊🍀

• Like
Reactions: Solangedocarmo
Olá.
Vou começar por falar de livros. Se tiveres possibilidade compra um livro de preparação de exames (eu costumo gostar mt dos da areal). Além disso, eu tentaria pedir emprestado os manuais escolares de matemática A a alguém porque a materia esta mais estendida lá.
Vai ver oq vai ser avaliado em exame, uma vez que, nem tudo é avaliado em exame.
Procura playlists da disciplina. Aconselho te as playlists do @Ricardo A. Ferreira (basta entrares no perfil dele e ires à aba de apontamentos)
Depois oq tens de fazer é treinar muito. Fazer muitos exercícios é o segredo para desenvolver o raciocínio para conseguires resolver outros exercícios. Começa pelos base e vai procurando aumentar a dificuldade. É importante diversificar o tipo de exercícios.
Quando te sentires preparada faz simulações de exame para veres como te sais.
Boa sorte. Qualquer dúvida podes enviar me mensagem 😊🍀
Muito obrigada foi uma grande ajuda!! depois dou noticias ;)

• Fabulous
Reactions: Cristiana Matos

Oi oi, Solange! Ainda bem que a Cristiana me deu tag. Deixo-te aqui o meu guia de preparação:

É POSSÍVEL?
Se é possível estudar 3 anos em 1 ano e passar no exame? Sim, claro que é possível! Até é possível teres 20! Na verdade, só há um único obstáculo que tens de ultrapassar: tu próprio.

A PRIMEIRA REGRA DE OURO
O grande desafio de estudares sozinho é que tu és responsável pelo teu próprio trabalho. Por isso, no mínimo, segue sempre esta regra de ouro: estuda todos os dias à mesma hora (e nunca falhes dois dias seguidos). Por isso, promete-me uma coisa: que vais estudar todos os dias à mesma hora e nunca falharás dois dias seguidos. Porque no momento em que falhares dois dias seguidos, será muito mais fácil falhares o terceiro, falhares o quarto, falhares uma semana ou um mês. Por isso, promete-me só isso: que estudarás todos os dias sempre à mesma hora e que nunca falharás dois dias seguidos.

A SEGUNDA REGRA DE OURO
Se estudares todos os dias à mesma hora e nunca falhares dois dias seguidos, então terás um bom tempo para estudar. Agora, só te falta uma coisa: garantires que o teu estudo é o mais eficiente possível e que não perdes tempo com ações inúteis. Sendo assim, a segunda regra de outro explica-te como estudar: "começa sempre pelos exercícios (e vê aulas e vídeos só quando não consegues avançar)". A verdade é que a Matemática aprende-se fazendo exercícios, por isso queres fazer o máximo possível de exercícios! Sendo assim, quando um exercício é fácil, é porque já sabes a matéria e por isso não precisas de a rever. Por outro lado, só quando tens dúvidas e não consegues avançar é que vale a pena reveres essa matéria - porque assim detetas e resolves imediatamente as dúvidas concretas que tens. Assim em vez de perderes tempo a ver vídeos inteiros, vais direto à parte que interessa. Com isto, não só poupas tempo como memorizas muito mais!

PLANO DE ESTUDO:
(1) Para aprenderes toda a matéria que precisas, o melhor é comprares o meu livro de preparação para exame de 12º ano, porque te ensina toda a matéria do zero através de exercícios. O livro começa cada capítulo com os exercícios mais fáceis e vai evoluindo gradualmente até aos exercícios tipo-exame (ou seja, cada exercício ensina-te uma nova lição, até aprenderes todas as lições desse tema que precisas para exame!!!) Espreita mais informação sobre o meu livro, incluindo um vídeo de apresentação, aqui: Arrasa no Exame: em 7 dias - Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira
(2) Depois, quando terminares o meu livro de preparação para exame, já terás um ótimo conhecimento de toda a matéria, por isso agora já conseguirás fazer exercícios de qualquer lado! Por isso, acima de tudo, procura exercícios de cada tema que te DESAFIEM (ou comprando um outro livro de exame das editoras ou fazendo os imensos exercícios que existem online). Podes ver uma lista completa dos recursos online que existem no artigo do meu website: Exame de Matemática A 2022: Como Preparar, Estudar e Arrasar! | Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática!
(3) Por fim, mesmo antes do exame, faz exames anteriores cronometrados, como se estivesses no exame a sério.
PS: Podes não comprar o meu livro de preparação, só que perderás imenso tempo no início sem saberes muito bem aquilo que devias estudar. Comprares o meu livro garante que não perdes tempo e começas logo a aprender o que é essencial - assim é só tens de fazer os exercícios e não te preocupar com mais nada. Só pelo descanso que te dá, o livro já vale o dinheiro!

PLANO DE ESTUDO PARA REVER BASES:
É bem possível que seria bom para ti reveres as tuas bases de matemática do 5º ao 9º ano. Para isso, recomendo-te o mesmo plano que acima:
(1) Comprar o meu livro de exame de 9º ano, que te ensina do zero toda a matéria de 5º ao 9º ano através de exercícios (ainda não lancei este livro - deverá sair para fins de setembro)
(2) Fazer exercícios desafiantes de 9º ano para consolidares
(3) Fazer exames anteriores cronometrados de 9º ano, como se estivesses no exame a sério, para treinares a tua gestão de tempo e estratégia de exame.

OUTROS RECURSOS DISPONÍVEIS
Eis aqui todos os recursos que tenho disponíveis para ti:
Website (compilações de recursos grátis e dicas) https://ricardo-ferreira.pt
YouTube (aulas e dicas de estudo em vídeo): https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
Discord (esclarece dúvidas com outros alunos): Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server!
Livro Preparação para Exame 12º ano (aprende a matéria do zero através de exercícios): Arrasa no Exame: em 7 dias - Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira

O QUE DEVES FAZER JÁ
Se fosse a ti, começava por comprar o meu livro de preparação de 12º ano e começava já a fazer os primeiros capítulos do livro. Se nos primeiros capítulos (que são na sua maioria revisão) estiveres a sentir muitas dificuldades (mesmo depois de tentares esclarecer as tuas dúvidas vendo video-aulas ou perguntando no meu Discord), então é porque deves voltar atrás e rever primeiro as bases de 9º ano. Para reveres essas bases, compras o meu livro de preparação de 9º ano (que para fins de setembro já deve estar lançado e te dará todas as bases que precisas). E depois é só seguires os planos acima e as duas regras de ouro e tens tudo para arrasar!

Por isso, agora tens duas missões:
(1) Subscreve na newsletter do meu website para receberes por email todas as minhas novidades - assim não perderás nenhuma: Newsletter | Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática!
(2) Compra o meu livro de preparação de 12º ano e começa a bombar JÁ: Arrasa no Exame: em 7 dias - Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira

ALGUM PROBLEMA? DIZ!
Se durante o ano estiveres com algum problema no teu estudo, contacta-me imediatamente e juntos resolveremos o assunto! 😁🔥

• Fabulous
Reactions: Cristiana Matos