Pedido de inscrição em novos exames (fora de prazo) e esclarecimento sobre melhoria de nota

joaoplamasmachado.527@gma

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2026
Olá,
Ainda é possível inscrever-me em novos exames do secundário?
Fiz a inscrição apenas para as provas de ingresso, dentro do prazo, mas tenho duas disciplinas que estão a baixar a minha média de acesso. Finalizei o secundário em 2021 e tenho a certeza de que é possível realizar melhorias apenas para fins de candidatura, mas poderiam confirmar-me esta informação?
Já agora, a alteração da nota dessas disciplinas é automática ou preciso de fazer algo específico na PIEPE ou na escola? Pergunto isto porque tenho conhecimento de que o ponto 4.6 («Melhoria») na inscrição da PIEPE é apenas à alteração da nota do diploma, o que no meu caso já não é possível. O que devo fazer para que o exame conte para a média de acesso?
Atentamente,
João Machado

Solução
Olá @joaoplamasmachado.527@gma
Sim, ainda podes fazer a inscrição, mas irás pagar uma multa de 25€.
Fiz a inscrição apenas para as provas de ingresso, dentro do prazo, mas tenho duas disciplinas que estão a baixar a minha média de acesso. Finalizei o secundário em 2021 e tenho a certeza de que é possível realizar melhorias apenas para fins de candidatura, mas poderiam confirmar-me esta informação?
Podes fazer inscrição para melhoria, sim. Além da multa de 25€ tens de pagar 3€/exame.
Já agora, a alteração da nota dessas disciplinas é automática ou preciso de fazer algo específico na PIEPE ou na escola? Pergunto isto porque tenho conhecimento de que o...
Olá @joaoplamasmachado.527@gma
Sim, ainda podes fazer a inscrição, mas irás pagar uma multa de 25€.
Podes fazer inscrição para melhoria, sim. Além da multa de 25€ tens de pagar 3€/exame.
Já agora, a alteração da nota dessas disciplinas é automática ou preciso de fazer algo específico na PIEPE ou na escola? Pergunto isto porque tenho conhecimento de que o ponto 4.6 («Melhoria») na inscrição da PIEPE é apenas à alteração da nota do diploma, o que no meu caso já não é possível. O que devo fazer para que o exame conte para a média de acesso?
A alteração é automática na emissão da Ficha ENES.

Solução

no meu caso já não é possível.
Acrescento só que já houve, este ano, quem relatasse que as escolas lhes permitiram marcar "melhoria: sim" mesmo após o prazo habitual do próprio ano de conclusão da disciplina ou o ano seguinte, e quem relatasse que não o permitiram e mandaram para trás para alterar, portanto podes tentar a tua sorte, se quiseres.