Pedido de senha para realizar os exames como aluna externa

cintia_reis

Membro
Matrícula
10 Fevereiro 2021
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa noite, como estão?
Saí do secundário e ingressei na universidade em 2021. Porém, saí no ano seguinte. Este ano, pretendo ingressar novamente. Só que simplesmente não faço ideia de como proceder. Pedido de senha DGES, Ficha ENES, ter de ir á escola pedir documentação, etc? Alguém me poderia resumir o que fazer ao certo? Estou mesmo perdida haahha

• Like
Reactions: APPS13

Olá!
Deves primeiro usar a plataforma PIEPE JNEPIEPE para te inscreveres nos exames que pretendes realizar. (Caso tenhas dúvidas deves contactar a escola onde vais fazeres exame e há vídeos a explicar tudo - eu achei fácil)
Depois deve pedir a senha de acesso ao ensino superior (ainda não abriu, mas está quase, até porque temos de carregar o recibo disso na plataforma PIEPE.
Deves depois dirigir-te a escola e pagar pelos exames.
Espero ter ajudado!

Boa noite, como estão?
Saí do secundário e ingressei na universidade em 2021. Porém, saí no ano seguinte. Este ano, pretendo ingressar novamente. Só que simplesmente não faço ideia de como proceder. Pedido de senha DGES, Ficha ENES, ter de ir á escola pedir documentação, etc? Alguém me poderia resumir o que fazer ao certo? Estou mesmo perdida haahha
Olá! Estou na mesma situação que tu. Também acabei o secundário e entrei no ensino superior em 2021. A vida acabou por dar voltas e cá estamos outra vez a tentar a nossa sorte hahah.
Pelo que percebi, temos que obrigatoriamente pedir a senha da DGES e a Ficha ENES para nos podermos voltar a candidatar ao ensino superior.
A senha da DGES (supostamente) já dava para pedir ontem mas ainda não está a dar (é só esperar...).
Se tiveres que voltar a fazer exames, pedes a Ficha ENES quando forem afixadas as pautas com os resultados dos mesmos. Se tiveres provas de ingresso válidas e não tiveres interesse em fazer novos exames, podes pedir logo a Ficha ENES no site onde fazes a inscrição para os exames nacionais.
Sobre documentação, lá está depende se queres fazer exames novamente. No PIEPE, eles pedem cópia do cartão de cidadão ou outro documento, prova do pedido da senha da DGES, diploma com as tuas habilitações e prova de residência (isto se te candidatares como externo, que como já acabaste o secundário e quiseres fazer os exames, é o caso). Mas sobre estas duas últimas, eu perguntei na escola e disseram-me que como estudei lá, eles tratam disso por mim. Portanto, acabaram por me facilitar as coisas. Mas recomendava-te a perguntar na tua escola.
Acho que é mais ou menos isto. Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: sigis

Olá! Estou na mesma situação que tu. Também acabei o secundário e entrei no ensino superior em 2021. A vida acabou por dar voltas e cá estamos outra vez a tentar a nossa sorte hahah.
Pelo que percebi, temos que obrigatoriamente pedir a senha da DGES e a Ficha ENES para nos podermos voltar a candidatar ao ensino superior.
A senha da DGES (supostamente) já dava para pedir ontem mas ainda não está a dar (é só esperar...).
Se tiveres que voltar a fazer exames, pedes a Ficha ENES quando forem afixadas as pautas com os resultados dos mesmos. Se tiveres provas de ingresso válidas e não tiveres interesse em fazer novos exames, podes pedir logo a Ficha ENES no site onde fazes a inscrição para os exames nacionais.
Sobre documentação, lá está depende se queres fazer exames novamente. No PIEPE, eles pedem cópia do cartão de cidadão ou outro documento, prova do pedido da senha da DGES, diploma com as tuas habilitações e prova de residência (isto se te candidatares como externo, que como já acabaste o secundário e quiseres fazer os exames, é o caso). Mas sobre estas duas últimas, eu perguntei na escola e disseram-me que como estudei lá, eles tratam disso por mim. Portanto, acabaram por me facilitar as coisas. Mas recomendava-te a perguntar na tua escola.
Acho que é mais ou menos isto. Espero ter ajudado!
Olá. Cá estamos ahahha espero que te corra bem este processo.

Então, se percebi bem, o primeiro passo de todos é pedir a senha DGES, certo? É isso que possibilita fazermos os exames, ou é algo diferente? É que eu vou fazer o exame de Português (não o fiz em 2021) e de Bio/Geo (fiz em 2020, mas já perdeu a validade.
Então vou ter de pedir já ficha ENES para isso? Estou mesmo perdida haahah não sei bem o que a senha e a ficha fazem.

Então, se percebi bem, o primeiro passo de todos é pedir a senha DGES, certo? É isso que possibilita fazermos os exames, ou é algo diferente? É que eu vou fazer o exame de Português (não o fiz em 2021) e de Bio/Geo (fiz em 2020, mas já perdeu a validade.
Então vou ter de pedir já ficha ENES para isso? Estou mesmo perdida haahah não sei bem o que a senha e a ficha fazem.
Sim, acho que sem a senha não consegues avançar com a inscrição nos exames.
Como vais fazer exames, não pedes já a Ficha ENES. Se o fizeres não poderás realizar exames (li isso algures no Guia Geral de Exames da DGES). Só pedes a Ficha quando forem afixados os resultados dos exames nacionais, neste caso.
A senha da DGES permite que faças login na plataforma de candidaturas ao ensino superior. Tens de fazer o pedido e lá para maio recebes a senha. A Ficha ENES basicamente reúne todas as tuas informações para a candidatura, por isso é que só a pedes quando realizares os exames.
Se continuares com dúvidas, aconselhava-te a ler o Guia da DGES (https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2025.pdf) onde tens tudo explicado! Também encontras vídeos no YouTube que explicam tudo direitinho (por exemplo, no canal do podcast universitário existe muita informação).
Vai correr tudo bem! A maior das sortes para ti!

Olá.
Saí do secundário e ingressei na universidade em 2021. Porém, saí no ano seguinte. Este ano, pretendo ingressar novamente.
Já tens conhecimento das possibilidades de reingresso e do concurso especial de mudança de par instituição/curso? Podes usá-los quer realizes quer não realizes exames.
acho que sem a senha não consegues avançar com a inscrição nos exames
Conseguir consegues, até porque os alunos de 11º ano não precisam de senha porque não se vão candidatar, só que depois vais ter de ir lá em pessoa tratar disso em vez de simplesmente enviar pelo PIEPE.
temos que obrigatoriamente pedir a senha da DGES e a Ficha ENES para nos podermos voltar a candidatar ao ensino superior.
Correcto.

Muito obrigada pela bossa ajuda, já consegui perceber melhor. Também já fui ler o documento do guia geral (não sabia que existia haha), que também me ajudou.
Fui agora ao site da PIEPE, mas surgiram-me mais dúvidas.
1 - Como já saí do secundário, tenho de selecionar opção de aluna externa, certo?
2 - Na parte onde é pedido o comprovativo de pedido de senha, comprovativo de residencia/local de trabalho e o documento comprovativo de habilitações académicas, tudo isso devo adquirir na escola que frequentei?

Como já saí do secundário, tenho de selecionar opção de aluna externa, certo?
Certo.
Na parte onde é pedido o comprovativo de pedido de senha, comprovativo de residencia/local de trabalho e o documento comprovativo de habilitações académicas, tudo isso devo adquirir na escola que frequentei?
Não. O pedido de senha é no website da DGES, o de residência é na junta de freguesia (mas isso não é preciso, até o envelope de uma carta que te seja dirigida serve), e o de habilitações académicas, esse sim, é na escola em que concluíste o 12º ano.

Qualquer questão, dispõe.

Olá, sim começa por pedir a ficha ENES na DGES! E logo em seguida preenche a ficha de inscrição para os exames (a data de inscrição é bastante curtinha (6 a 19 de março de 2025), caso tenhas dúvidas com o processo de inscrição contacta a escola onde vais fazer os exames (por área de residência ou de local de trabalho) - comigo foram impecáveis!
Durante a inscrição na plataforma inscreves-te nos exames que quiseres (depois vais pagar a escola a inscrição em cada exame!)
Espero ter ajudado!

Boa sorte com tudo!

Certo.

Não. O pedido de senha é no website da DGES, o de residência é na junta de freguesia (mas isso não é preciso, até o envelope de uma carta que te seja dirigida serve), e o de habilitações académicas, esse sim, é na escola em que concluíste o 12º ano.

Qualquer questão, dispõe.
Hoje fui à escola, e disseram-me que, como eu concluí o 12°ano lá, sao eles que tratam disso das habilitações académicas, entao nao me deram nenhum comprovativo. A senhora disse me que podia avançar com a inscrição, colocando a copia do CC e da residencia em PDF, e bastava. Que a escola tratava do resto.

• Like
Reactions: davis

Hoje fui à escola, e disseram-me que, como eu concluí o 12°ano lá, sao eles que tratam disso das habilitações académicas, entao nao me deram nenhum comprovativo. A senhora disse me que podia avançar com a inscrição, colocando a copia do CC e da residencia em PDF, e bastava. Que a escola tratava do resto.
Sim, no caso de realizares exames na mesma escola em que concluíste o 12º pode não ser necessário o certificado.

Eu coloquei o meu certificado de fim de curso, no meu caso do mestrado, mas quando fui pagar a escola também me disseram que não era necessário, que eles podiam colocar lá (também vou fazer à escola onde fiz o secundário).