Bom dia,
Relativamente ao dia de exame:
Dormir bem, existem muitos exames de manhã por isso não vale a pena ficar a noite anterior acordado até mais tarde, ora a estudar ora a jogar para relaxar por exemplo, claro que existe sempre pessoas que passam a noite anterior a pensar no exame cheios de nervos, se esse for o teu caso tenta distrair-te, ouvir musica, ler qualquer coisa, e se nessa altura estiveres habituado a ficar acordado até as tantas, porque é Junho e já ninguém têm aulas, tenta mudar essa rotina uns dias antes do exame, se não chegas à manhã do exame a morrer de sono.
Relativamente ao comer, eu aconselho um pequeno-almoço bem reforçado, vamos estar entre 2-3 horas dentro da sala, num ambiente em que é preciso estares bastante concentrado logo é necessário COMER BEM !
Eu costumo levar na mala um iogurte ou uma sandes e como antes de entrar para a sala
Dentro do exame não se pode ter comida, a não ser que tenhas um papel do médico por alguma razão relativamente a tua saúde.
Para tentar enganar o estômago enquanto estou la dentro uso 2 técnicas:
* Pastilha, nunca mastigo uma pastilha, a não ser por exemplo num exame, assim quando começar a sentir um pouco de fome, consigo enganar o estômago e nunca ninguém me disse nada (Só não se metam a fazer balões no exame xD )
* Batido, para o exame podes levar água, garrafa sem rotulo, para um batido, não sei se existe alguma regra contra isso, mas uma vez levei e ninguém me disse nada, e tinha fruta e vegetais e sempre que encravava numa pergunta bebia um pouquinho e parecia que ganhava energia (:
Levem também água, os exames é no final de Junho , por norma costuma estar calor, houve um ano em que apanhei um calor horrível que não consiga estar dentro da sala, por isso a água é milagrosa e ajuda IMENSO
Espero ter ajudado (: