Olá meninas,
A minha escola nos últimos 2 anos adotou o regime de ensino por semestres ao invés de períodos pelo que vos posso dar o meu testemunho.
No meu caso concreto ao início não gostei da experiência porque apesar de sentir que descansava mais porque tinha mais férias, e ao contrário do ensino superior, eram férias literalmente não tempo para estudar para exames, acabei por sentir que a nível de avaliações parecia mais sobrecarregada só pelo simples facto de no 1 semestre que é o mais curto, acaba por parecer que é tudo em cima, mas isso basta organizarem o calendário de testes com os profs (no meu caso, fui delegada agora no 12 ano e os profs tinham sempre aquela cena de perguntar “como é que estão de testes?” Ou “x dia é o teste/pode ser” e eu automaticamente organizava as semanas de modo a não deixar que colocassem mais que 2 testes por semana, dependendo da disciplina e do tipo de avaliação, e nunca tive problemas, bastava saber falar e dar a volta a situação e pronto.
Tinha 2 testes por cada disciplina e por cada semestre, trabalhos, fichas, sempre alguma coisa
Mas quando me habituei e comecei a entranhar na coisa gostei muito, porque la está descansava mais, eu sempre fui uma aluna que gostava da escola e não precisava de estudar muito em casa porque sou daquelas que percebendo a matéria na aula não esquece facilmente. Então acabava por ter boas notas acabei o secundário com média de 17, e acho que foi um bocado graças a esse método de ensino. Descansava mais, logo durante a altura de aulas era sempre a bombar.
Outro ponto positivo é que agora que vou entrar na faculdade já estou familiarizada com o funcionamento dos semestres, não vou estranhar esse tipo de regime nem o facto de ter uns tempos de aulas e uma outra semana em casa. (Se bem que na faculdade pelo que vi há pelo menos 1 mês de intervalo que é a altura dos exames, mas não tive ainda a experiência por isso abstenho-me de comentários).
Portanto, de um modo geral:
- Inicialmente poderão estranhar este regime novo
Positivo
- Mais tempo de descanso
- Logo mais tempo para estudarem se quiserem
- Melhor organização de tempo
- Meio caminho andado para uma mais rápida adequação ao ensino superior
Negativo
- Como só existem 2 avaliações por disciplina e por semestre, já não existe aquele último teste do 3 período que por vezes safava da negativa.
Não é um mau regime na minha opinião, até porque acabam por ter épocas de testes, épocas de aulas e descanso.
Eu achei que até era melhor na verdade
Espero que isto tenha ajudado de alguma forma,
Boa sorte