Perdido na escola

   

Gabriel04

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2023
Mensagens
5
Olaa!

Vou começar pelo principio, então no 9 ano eu não pensava no que escolher no 10 ano, mas sempre tive aquele pensamento de "vou para humanidades", na altura das matrículas demorei um tempo a pensar em LH ou CT e decidi ir para LH, no início do primeiro período todo bonito, a partir de umas semanas comecei a pensar o que estava a fazer da minha vida, e então lá entrei em numa crise existencial porque é mesmo stressante e decidi mudar para CT, prontos mudei, fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia (ou eu não gostei daquilo ou eu já estava muito apegado ao curso de humanidades, acredito na 2 opção), sendo assim acabei o 10 ano com 17, tais, não me lembro bem e desde então nestas férias tenho pensado sera que estou bem ou estou? (identifico-me mais com cursos superiores de ciências). Depois a malta toda a entrar na faculdade e eu fico come on tou mesmo perdido no secundário. Sendo assim com a escola já a começar não quero nada voltar para lá (como a maioria do pessoal) e ficar deprimido com aquilo. Este tempo de férias tive a pensar será que repito o 10 ano em Ct? Mas nunca teria coragem para o fazer. Vim por aqui desabafar e se alguém está a passar ou passou por algo assim que diga pls, que qualquer dia já não penso normalmente
😅
😂
. Obrigado por me ouvirem pessoal.
 
O melhor é tentares perceber o que queres seguir no futuro, e a partir daí ver o que melhor se encaixa agora.
Não vale a pena mudar de curso só por 1 exame, por exemplo, mas se forem os 3, já é algo a ponderar.
 
O melhor é tentares perceber o que queres seguir no futuro, e a partir daí ver o que melhor se encaixa agora.
Não vale a pena mudar de curso só por 1 exame, por exemplo, mas se forem os 3, já é algo a ponderar.
Olá! Obrigado por responderes.
Em princípio queria fazer só o de biologia, pois queria seguir enfermagem ou algo relacionado a saúde.
Disto de tar confuso é porque acho que não me sento realizado no curso em que estou, tenho interesse por algumas específicas de curso mas outras não me dizem nada, é por isso que fico a pensar no que ando realmente a fazer da vida. Por isso vim aqui ver se alguém me dá conselhos ou se já passaram pelo mesmo o que fizerem😅.
 
acho que não me sento realizado no curso em que estou, tenho interesse por algumas específicas de curso mas outras não me dizem nada
Nada te garante que o mesmo não aconteceria se trocasses de curso - aliás, pelo que dizes, já aconteceu: "fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia".
Acho que não vale a pena deitar fora um ano. No 12º, já escolhes disciplinas novas.
se já passaram pelo mesmo
No sentido de querer frequentar uma disciplina de outro curso, já. Fiquei no meu curso e fiz o exame de Física e Química como aluno externo.
Já quanto a esse sentimento de andar perdido, e de questionar se se fica onde está ou se se está melhor noutro sítio... não passei por isso no secundário, mas no início da licenciatura passei. O que me serviu foi perceber o que é que eu queria fazer no futuro e qual caminho melhor me levava lá. Saí disso com motivação para continuar.
 
Fiquei no meu curso e fiz o exame de Física e Química como aluno externo.
Conseguiste mesmo não tendo a disciplina bianual, ter a nota desejável para entrar no curso superior que querias?
Tens algumas dicas de como conseguiste consuliar os estudos do curso + disciplina bianual?
Nada te garante que o mesmo não aconteceria se trocasses de curso - aliás, pelo que dizes, já aconteceu: "fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia".
Acho que não vale a pena deitar fora um ano. No 12º, já escolhes disciplinas novas.

No sentido de querer frequentar uma disciplina de outro curso, já. Fiquei no meu curso e fiz o exame de Física e Química como aluno externo.
Já quanto a esse sentimento de andar perdido, e de questionar se se fica onde está ou se se está melhor noutro sítio... não passei por isso no secundário, mas no início da licenciatura passei. O que me serviu foi perceber o que é que eu queria fazer no futuro e qual caminho melhor me levava lá. Saí disso com motivação para continuar.
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Nada te garante que o mesmo não aconteceria se trocasses de curso - aliás, pelo que dizes, já aconteceu: "fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia".
Acho que não vale a pena deitar fora um ano. No 12º, já escolhes disciplinas novas.

No sentido de querer frequentar uma disciplina de outro curso, já. Fiquei no meu curso e fiz o exame de Física e Química como aluno externo.
Já quanto a esse sentimento de andar perdido, e de questionar se se fica onde está ou se se está melhor noutro sítio... não passei por isso no secundário, mas no início da licenciatura passei. O que me serviu foi perceber o que é que eu queria fazer no futuro e qual caminho melhor me levava lá. Saí disso com motivação para continuar.
Desculpa tar a responder a várias cenas que já disseste, só que eu não sei muito bem como isto funciona 😅.
Só que sei lá, eu odeio hist A odeio mesmo, acabei com 17 nem sei como, mas aquilo não me diz nada, por outro lado amo biologia e FQ nem é mau de todo (pela experiência do 9 ano + conceitos do 10 ano que alguns amigos mostravam), só que mat A aquilo é um desafio mas não iria precisar dela para seguir algo que queria, sendo assim faço o exame de biogia e maybe Fq + os de curso (pela nova medida de fazer 3 exames para entrar na faculdade, ns se fazer exames por externo contam), só que que claro é tudo bonito antes porque na realidade vai ser um desafio e dos grandes.
Daí a minha confusão do curso e isso, só de pensar na escola e nos exames, etc já fico todo nervoso daquilo que me espera e com 0 motivação para estudar.
Estou aqui a desabafar um bocado porque realmente não falo isto com ninguém, sorry por responder te muito 🥲.
 
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Olaa!

Vou começar pelo principio, então no 9 ano eu não pensava no que escolher no 10 ano, mas sempre tive aquele pensamento de "vou para humanidades", na altura das matrículas demorei um tempo a pensar em LH ou CT e decidi ir para LH, no início do primeiro período todo bonito, a partir de umas semanas comecei a pensar o que estava a fazer da minha vida, e então lá entrei em numa crise existencial porque é mesmo stressante e decidi mudar para CT, prontos mudei, fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia (ou eu não gostei daquilo ou eu já estava muito apegado ao curso de humanidades, acredito na 2 opção), sendo assim acabei o 10 ano com 17, tais, não me lembro bem e desde então nestas férias tenho pensado sera que estou bem ou estou? (identifico-me mais com cursos superiores de ciências). Depois a malta toda a entrar na faculdade e eu fico come on tou mesmo perdido no secundário. Sendo assim com a escola já a começar não quero nada voltar para lá (como a maioria do pessoal) e ficar deprimido com aquilo. Este tempo de férias tive a pensar será que repito o 10 ano em Ct? Mas nunca teria coragem para o fazer. Vim por aqui desabafar e se alguém está a passar ou passou por algo assim que diga pls, que qualquer dia já não penso normalmente
😅
😂
. Obrigado por me ouvirem pessoal.
Olá, Gabriel! O que pensas sobre o curso é algo relativamente comum: a verdade é que muitos alunos não adoram de morte os cursos do secundário e isso não é impeditivo de que consigam ter excelentes notas. Acho que a primeira coisa que deves avaliar na tua situação (fala com pais, amigos e se quiseres procura o psicólogo da tua escola) é o que compensa mais na tua situação: mudar ou não de curso. Não há uma resposta certa para a tua questão, sendo absolutamente uma avaliação subjectiva e que o que importa é que a decisão que tomes seja a mais satisfatória para ti (mesmo que uma decisão melhor acarrete teres de lidar com partes mais chatas, no entanto, o secundário são 3 anos e se queres ir para o Ensino Superior, o secundário é uma porta de entrada e os 3 anos não querem dizer necessariamente imensa coisa uma vez que estejas no Ensino Superior).

Vamos tentar falar um pouco sobre o que pode ser mais vantajoso num e noutro percurso. À partida, os cursos que mais te interessam estão em Ciências e é nesta perspectiva que vamos tentar analisar.

1) Ficar no curso de LH.

Vantagens potenciais: ficas num curso em que já estás, em que as tuas notas são boas e não perdes um ano na mudança de curso.

Desvantagens potenciais: Terás de fazer exames por tua conta de disciplinas que não tiveste para prova de ingresso (isto é relevante e é uma tarefa exigente que terás, podendo ou não ter a possibilidade de ires para explicações) -> parece-me um pouco árduo, porque além de te preocupares com as provas de ingresso, terás exames obrigatórios e fora toda a preparação ao longo do ano de testes e trabalhos. O que me parece, externamente, é que optares por este percurso poderá ser extremamente cansativo. Não sei que instituições te interessam, mas Enfermagem tem tido notas do último colocado mais altas, como tendencialmente todos os cursos tiveram. Não sei que mais cursos te interessam na área da Saúde, mas em Medicina praticamente nunca entraram alunos de LH simplesmente porque é muito difícil conjugar o estudo de 3 provas de ingresso de disciplinas que nunca tiveram e não porque exista falta de alunos de LH com médias altas. Além disso, tu dizes que detestas História A e é possível que tenhas até de fazer exame a essa disciplina - que tu não gostas e que em princípio não te serve de nada para os cursos que te interessam.

2) Mudar para CT.

Vantagens: Vais para o curso mais indicado para as tuas áreas de interesse e terás oportunidade de estudar as disciplinas que precisas para prova de ingresso. Além disso, com a panóplia de disciplinas em comum (Português, Filosofia, Inglês) + específicas, um aluno de CT tem, à partida, uma escolha muito mais variada de cursos, podendo tanto optar por cursos de ciências sociais e humanas como cursos das mais variadas áreas das ciências. Caso existam horários compatíveis, poderás não ter de repetir as disciplinas comuns, fazendo disciplinas de 11° ano OU poderás escolher entre não repetir disciplinas mas não poder fazer logo as de 11°, só quando chegares ao 11° de CT OU repetires para melhoria, ficando a nota de 10° ano da disciplina a melhor entre a que tiveste nos dois cursos (recomendo a melhoria porque se não melhorares ficas com a nota de LH - imagina que tinhas 17 a Português e em CT 10° ano tiravas 15; a tua nota de 10° ia ser o 17. Mas, ao repetires, às vezes estás melhor preparado e se tiveres um 18, 19, etc. essa passaria a ser a tua nota da disciplina de 10° ano).

Desvantagens: Voltares ao 10° ano, com possibilidade de repetires disciplinas poderá ser chato (mas não é necessariamente perda de tempo, considerando as vantagens). Terás de lidar com disciplinas que gostas menos ou em que sentes que não és tão bom, mas podes melhorar ao longo do tempo e, tal como no percurso 1), talvez tenhas possibilidade de teres explicações. Vários cursos da área da saúde têm disciplinas de componente laboratorial, então não compensa imenso fugires do inadiável. Quanto a matemática, terás que pensar se ficas melhor no percurso LH ou se mesmo sendo desafiante, não conseguirias eventualmente ultrapassar aos poucos as dificuldades a matemática e tornares-te melhor na disciplina, mesmo que não seja excelente. Acho que os impedimentos que tens tido para este percurso são por um lado, estares com receio de matemática e por outro, estares a medir a bitola dos cursos pela nota que já tens em LH. Quanto à primeira situação, é normal mas não é insuperável e quanto à segunda - creio que o melhor conselho é não pensares na comparação, a tua nota em CT poderá ser diferente da que tinhas em LH, assim como em LH poderias ter melhor nota do que em CT e chegares ao exame e tirares notas baixas ou insuficientes para ingressares nos cursos que te interessam. O que me parece correcto é pensares "tenha a nota que tiver, o curso de LH é uma coisa e CT é outra, então não vou perder tempo a comparar como poderiam ser as minhas notas". Há imensos alunos em CT que até podem pensar "Se estivesse noutro curso, se calhar tinha 19 ou 20", mas não mudam de curso e parece-me que a grande motivação tem a ver com os cursos que procuram no Superior.

Eu não sou de todo especialista no assunto, nem conheço a tua situação financeira para poderes ter explicações, mas parece-me gritante que não gostas das disciplinas de LH e todos os teus projectos de curso para o Superior são de áreas das CT. Parece-me trabalhoso ficares num curso por "apego" e em que terás de preparar exames de disciplinas que não tens no percurso, enquanto que em CT, os problemas parecem mais uma questão de ultrapassares dificuldades e tendo as disciplinas, em princípio chegarás ao curso superior com uma preparação melhorzinha.

Aconselho a que procures pelo fórum se alguém de LH foi para Enfermagem e que experiências tiveram, para poderes familiarizar-te com histórias de outras pessoas (embora não sejam uma fonte 1000% segura porque não é a *tua*).

Sobre a minha experiência: No secundário, não pensei muito na escolha porque parecia-me óbvio que gostava muito mais de LH (embora tivesse preferido um curso de teatro, mas não tinha perto). Apesar de várias vezes ter dito que gostava do curso, em retrospectiva, não era um amor de morte, a minha disciplina favorita era História A e as restantes que gostava eram gerais aos cursos, pelo que diria que, em geral, não desgostei, mas tive disciplinas que não me diziam nada (o que não afectou que no final do curso terminasse com 19). No ensino superior, a nível da licenciatura comecei por questionar se não quereria mudar para Teatro, mas acabei por ficar no curso, porque no 2° semestre gostei muito mais das disciplinas; no curso superior, diria que fui mais feliz, mas está também relacionado com ter feito umas 30 disciplinas diferentes, enquanto que no secundário eram menos disciplinas. Mesmo assim, dentro das disciplinas que fiz, não amei de morte todas, algumas não gostei de todo e novamente isso não foi impeditivo de que no final conseguisse puxar a ferros um 18. O único "arrependimento" que tenho é do meu curso não dar acesso a mestrado em ensino, mas é daquelas coisas em que uma pessoa pensa "oh pena, anyways" e faço outras coisas, que me chamaram mais à atenção até do que a possibilidade de ensino obrigatório. A nível de mestrado, não me arrependo da escolha, embora vários profs comentem que tanto poderia estar onde estou como em Teoria da Literatura, ou fora do país (particularmente na Sorbonne, mas é caro e eu detesto francês, 0 interesse) - com o passar do tempo, começamos a perceber que temos imensas opções e nenhuma é errada, são só as nossas opções e o que importa no final do dia é que estejamos q.b. satisfeitos com elas.
 
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Conseguiste mesmo não tendo a disciplina bianual, ter a nota desejável para entrar no curso superior que querias?
Usei esse exame para me candidatar à minha 3ª opção (e outra mais abaixo), e por acaso fiquei exactamente 1 décima abaixo do último colocado (000,1). Não interessou porque já tinha sido colocado numa opção mais acima, que não exigia esse exame. Na 2ª fase já tive uma nota melhor.
Tens algumas dicas de como conseguiste [conciliar] os estudos do curso + disciplina bianual?
Para mim foi fácil, eu nunca tive de estudar no secundário, só assistir às aulas, portanto a única disciplina para estudar fora das aulas era esta.
Quanto ao estudo em si, usei a auladigital e a escolavirtual para ter acesso aos manuais. A auladigital tinha exercícios que eu achei muito úteis para consolidar a matéria logo após a acabar de ler, já que o próprio programa os corrigia - não tinha de andar para trás e para a frente com as soluções do manual. Têm também simulações virtuais das experiências - o que é útil, já que, estudando por conta própria, não se tem laboratório. Até tinham apresentações de diapositivos, que só descobri mais para o fim.
No meu caso, eu comecei muito tarde e tive de dar os últimos 25% da matéria à pressa, ficando com pouco tempo para resolver exames de anos anteriores, mas tu ainda vais com tempo de fazer tudo em condições.
Só que sei lá, eu odeio hist A odeio mesmo, acabei com 17 nem sei como, mas aquilo não me diz nada, por outro lado amo biologia e FQ nem é mau de todo
Então, se calhar, poderá valer a pena trocar, já que História A é a trienal de LH e estarias "preso" com ela até o fim do curso - e por outro lado ao ficar estarias ainda a abdicar de frequentar essas duas disciplinas de que gostas.
Vê se gostarias de Matemática A ou se ficavas igual nesse aspecto.
mat A aquilo é um desafio mas não iria precisar dela para seguir algo que queria
Caso decidas trocar, recomendo-te desde já recursos para estudares Matemática A.
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
(pela nova medida de fazer 3 exames para entrar na faculdade, ns se fazer exames por externo contam
Pelo que li, podes escolher quaisquer dois exames, portanto o de Biologia contaria mesmo ficando em LH. Posso estar enganado, já que também se fala em voltarem os exames a ter peso na nota final da disciplina... o que é impossível quando se faz um exame de uma disciplina que não se frequenta.
Daí a minha confusão do curso e isso, só de pensar na escola e nos exames, etc já fico todo nervoso daquilo que me espera e com 0 motivação para estudar.
Mas isso é por causa desse curso ou por causa deles em geral?
Se for o curso a causar-te esse transtorno, é relevante, sim, pensar em mudar.
 
Mas isso é por causa desse curso ou por causa deles em geral?
Se for o curso a causar-te esse transtorno, é relevante, sim, pensar em mudar.
Olaa. Boa noite!
Obrigado por responderem!
Sei lá antes do 10 ano, eu gostava bué da escola, disciplinas tops, turma top era mesmo tudo bom, a partir do 10 ano começou a desgraça. De facto é uma cena séria para um jovem de 15/16 anos decidir, que curso quero seguir na faculdade, que exames quero fazer, etc, vou ser sincero no 9 ano não pensava muito sobre isso, pensava em acabar o secundário e seguir a vida mas depois caiu a ficha da realidade. Quanto a questão da escola este ano (que começa para a semana ☠️) não estou preparado nem psicologicamente, ainda me dá um treco😅) nem fisicamente, porque mal a escola acabou em Junho tive de ser internado no hospital devido a um pneumotórax que tive pela segunda vez, (plus ter que ser operado again daqui a uns tempos 🥲) enfim vida que segue. Como vêem nada me corre bem mesmo.
Quanto à questão de mudar de curso li as vossas mensagens com experiências e conselhos mas realmente tou cheio de medo de voltar para a escola e defenitivamente não tenho coragem nenhuma de repetir o 10 ano, eu já sou nervoso de natureza quando se trata de escolhas mínimas como, cor da capa do telemóvel ou algo assim, demoro bue tempo e as vezes Ainda me arrependo, mas são coisas pequenas, mas estes assuntos assim não consigo mesmo tomar acção sei lá, fico paralisado. Já tentei procurar por pessoal que tenha passado por situações semelhantes, mas encontrei pouco sobre o assunto (verdade e que também não sei muito bem usar a uniarea).
De facto não sei mesmo o que fazer sou mais do que "ja ta já tá" do que "vamos mudar de caminho", opa isto também não faz bem à uma pessoa lets be honest, claramente o pessoal não anda por aí a pensar maioria do tempo das escolhas que fez.
Resumindo, que medo de voltar a ter aulas e não sei mesmo o que fazer da vida.
Boa noite!
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Olá, Gabriel! O que pensas sobre o curso é algo relativamente comum: a verdade é que muitos alunos não adoram de morte os cursos do secundário e isso não é impeditivo de que consigam ter excelentes notas. Acho que a primeira coisa que deves avaliar na tua situação (fala com pais, amigos e se quiseres procura o psicólogo da tua escola) é o que compensa mais na tua situação: mudar ou não de curso. Não há uma resposta certa para a tua questão, sendo absolutamente uma avaliação subjectiva e que o que importa é que a decisão que tomes seja a mais satisfatória para ti (mesmo que uma decisão melhor acarrete teres de lidar com partes mais chatas, no entanto, o secundário são 3 anos e se queres ir para o Ensino Superior, o secundário é uma porta de entrada e os 3 anos não querem dizer necessariamente imensa coisa uma vez que estejas no Ensino Superior).

Vamos tentar falar um pouco sobre o que pode ser mais vantajoso num e noutro percurso. À partida, os cursos que mais te interessam estão em Ciências e é nesta perspectiva que vamos tentar analisar.

1) Ficar no curso de LH.

Vantagens potenciais: ficas num curso em que já estás, em que as tuas notas são boas e não perdes um ano na mudança de curso.

Desvantagens potenciais: Terás de fazer exames por tua conta de disciplinas que não tiveste para prova de ingresso (isto é relevante e é uma tarefa exigente que terás, podendo ou não ter a possibilidade de ires para explicações) -> parece-me um pouco árduo, porque além de te preocupares com as provas de ingresso, terás exames obrigatórios e fora toda a preparação ao longo do ano de testes e trabalhos. O que me parece, externamente, é que optares por este percurso poderá ser extremamente cansativo. Não sei que instituições te interessam, mas Enfermagem tem tido notas do último colocado mais altas, como tendencialmente todos os cursos tiveram. Não sei que mais cursos te interessam na área da Saúde, mas em Medicina praticamente nunca entraram alunos de LH simplesmente porque é muito difícil conjugar o estudo de 3 provas de ingresso de disciplinas que nunca tiveram e não porque exista falta de alunos de LH com médias altas. Além disso, tu dizes que detestas História A e é possível que tenhas até de fazer exame a essa disciplina - que tu não gostas e que em princípio não te serve de nada para os cursos que te interessam.

2) Mudar para CT.

Vantagens: Vais para o curso mais indicado para as tuas áreas de interesse e terás oportunidade de estudar as disciplinas que precisas para prova de ingresso. Além disso, com a panóplia de disciplinas em comum (Português, Filosofia, Inglês) + específicas, um aluno de CT tem, à partida, uma escolha muito mais variada de cursos, podendo tanto optar por cursos de ciências sociais e humanas como cursos das mais variadas áreas das ciências. Caso existam horários compatíveis, poderás não ter de repetir as disciplinas comuns, fazendo disciplinas de 11° ano OU poderás escolher entre não repetir disciplinas mas não poder fazer logo as de 11°, só quando chegares ao 11° de CT OU repetires para melhoria, ficando a nota de 10° ano da disciplina a melhor entre a que tiveste nos dois cursos (recomendo a melhoria porque se não melhorares ficas com a nota de LH - imagina que tinhas 17 a Português e em CT 10° ano tiravas 15; a tua nota de 10° ia ser o 17. Mas, ao repetires, às vezes estás melhor preparado e se tiveres um 18, 19, etc. essa passaria a ser a tua nota da disciplina de 10° ano).

Desvantagens: Voltares ao 10° ano, com possibilidade de repetires disciplinas poderá ser chato (mas não é necessariamente perda de tempo, considerando as vantagens). Terás de lidar com disciplinas que gostas menos ou em que sentes que não és tão bom, mas podes melhorar ao longo do tempo e, tal como no percurso 1), talvez tenhas possibilidade de teres explicações. Vários cursos da área da saúde têm disciplinas de componente laboratorial, então não compensa imenso fugires do inadiável. Quanto a matemática, terás que pensar se ficas melhor no percurso LH ou se mesmo sendo desafiante, não conseguirias eventualmente ultrapassar aos poucos as dificuldades a matemática e tornares-te melhor na disciplina, mesmo que não seja excelente. Acho que os impedimentos que tens tido para este percurso são por um lado, estares com receio de matemática e por outro, estares a medir a bitola dos cursos pela nota que já tens em LH. Quanto à primeira situação, é normal mas não é insuperável e quanto à segunda - creio que o melhor conselho é não pensares na comparação, a tua nota em CT poderá ser diferente da que tinhas em LH, assim como em LH poderias ter melhor nota do que em CT e chegares ao exame e tirares notas baixas ou insuficientes para ingressares nos cursos que te interessam. O que me parece correcto é pensares "tenha a nota que tiver, o curso de LH é uma coisa e CT é outra, então não vou perder tempo a comparar como poderiam ser as minhas notas". Há imensos alunos em CT que até podem pensar "Se estivesse noutro curso, se calhar tinha 19 ou 20", mas não mudam de curso e parece-me que a grande motivação tem a ver com os cursos que procuram no Superior.

Eu não sou de todo especialista no assunto, nem conheço a tua situação financeira para poderes ter explicações, mas parece-me gritante que não gostas das disciplinas de LH e todos os teus projectos de curso para o Superior são de áreas das CT. Parece-me trabalhoso ficares num curso por "apego" e em que terás de preparar exames de disciplinas que não tens no percurso, enquanto que em CT, os problemas parecem mais uma questão de ultrapassares dificuldades e tendo as disciplinas, em princípio chegarás ao curso superior com uma preparação melhorzinha.

Aconselho a que procures pelo fórum se alguém de LH foi para Enfermagem e que experiências tiveram, para poderes familiarizar-te com histórias de outras pessoas (embora não sejam uma fonte 1000% segura porque não é a *tua*).

Sobre a minha experiência: No secundário, não pensei muito na escolha porque parecia-me óbvio que gostava muito mais de LH (embora tivesse preferido um curso de teatro, mas não tinha perto). Apesar de várias vezes ter dito que gostava do curso, em retrospectiva, não era um amor de morte, a minha disciplina favorita era História A e as restantes que gostava eram gerais aos cursos, pelo que diria que, em geral, não desgostei, mas tive disciplinas que não me diziam nada (o que não afectou que no final do curso terminasse com 19). No ensino superior, a nível da licenciatura comecei por questionar se não quereria mudar para Teatro, mas acabei por ficar no curso, porque no 2° semestre gostei muito mais das disciplinas; no curso superior, diria que fui mais feliz, mas está também relacionado com ter feito umas 30 disciplinas diferentes, enquanto que no secundário eram menos disciplinas. Mesmo assim, dentro das disciplinas que fiz, não amei de morte todas, algumas não gostei de todo e novamente isso não foi impeditivo de que no final conseguisse puxar a ferros um 18. O único "arrependimento" que tenho é do meu curso não dar acesso a mestrado em ensino, mas é daquelas coisas em que uma pessoa pensa "oh pena, anyways" e faço outras coisas, que me chamaram mais à atenção até do que a possibilidade de ensino obrigatório. A nível de mestrado, não me arrependo da escolha, embora vários profs comentem que tanto poderia estar onde estou como em Teoria da Literatura, ou fora do país (particularmente na Sorbonne, mas é caro e eu detesto francês, 0 interesse) - com o passar do tempo, começamos a perceber que temos imensas opções e nenhuma é errada, são só as nossas opções e o que importa no final do dia é que estejamos q.b. satisfeitos com elas.
Olá! Desculpa não responder ao teu feddback, li tudo e de facto a certos aspetos contra e favor, eu sou mesmo perdido na vida e tenho dificuldade de tomar decisões ( ainda por cima das grandes), e sou do tipo que quando está assim não conta a ninguém (por isso vim por aqui desabafar), obrigado por vocês disponibilizarem tempo para me ajudar e a dar conselhos!!
Não escrevo muito aqui porque basicamente a mensagem de cima resume o caso perdido que eu sou 😅😅.
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Não escrevo muito aqui porque basicamente a mensagem de cima resume o caso perdido que eu sou 😅😅.
Não sei como escrever sem dar repost em algo sorry 😅, faltou dizer que peço desculpa por demorar a responder só de facto tenho que ganhar coragem para escrever este tipo de cenas, kinda make me anxious,my bad😬.
 
Última edição:
Sinceramento acho que tens que colocar as coisas em perspetiva e ver qual das escolhas tem menos desvantagens para ti. Tanto uma com a outra têm vantagens e desvantages, tens mesmo de ver o que é que te custaria menos fazer. Além disso, tens de ter em conta as tuas próprias capacidades, mas os teus gostos também. Por exemplo, arranja uma folha e faz um quadro de "pros" e de "contras" referente aos dois possíveis cenários. Os cursos do teu interesse são, na sua maioria, cursos de ct? Se sim, penso que deverias considerar ir para ct. Às vezes tomamos decisões, mas, a curto prazo, não sabemos se foram as mais acertadas. Porém, com o tempo, chegaremos a uma conclusão.

Além disso, tenta pensar se, por exemplo, mudares para ct será uma decisão que te satisfará. Achas que vais gostar mais das disciplinas do que as que tens em lh? Não te esqueças que não existem decisões perfeitas.
 
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Hello! Tal como aconselhas te fiz um quadro de pós e Contras:

Ficar em Lh:

Prós :
não perder 1 ano,
sinto me confortável no curso em si não sei explicar, não detesto mas também não adoro, isto tudo por causa do dia decidi mudar não é, tem que se pedir pedido de mudança (foi numa segunda), terça tive em LH e nesse dia é no dia a seguir tava tão tão nervoso, que cheguei lá a pedir para voltar para LH e disseram me que já tinha sido aprovado e então, eu queria anular pk tava tão anxious que me disseram para ir experimentar e eu fui. Prontos eles tinham fq laboratório nessa hora e a seguir bio (não fui pk o stor não veio), então fui prontos, calhei no turno de um amigo meu e tal, eles acharam estranho e kinda que me aceitaram, prontos fizemos uma experiência e tal, eu ajudei que até entendia daquilo mas mesmo assim tava mesmo nervoso sei lá, só sei que os de LH tavam a ter hist A e a seguir era ef, sei lá tava tal coiso com aquilo tudo que quando era ef bazei dali não sei. Nesse dia anulei a mudança. Eu não sei se não gostei daquilo, se foi a pressão, a mudança não sei mesmo. Foi bad timing mesmo. E desde então que prontos. Continuando,
Continuar com os amigos e acabar o 12 ano + viagem Finalistas, pode parecer infantil mas sei lá, eu curto bué deles e a minha turma de LH era "weird" e eles de ct era mesmo fixe sei lá dava nos bem com certo pessoal.

Contras:

Ter hist A, que sono 😐,
Fazer exames que podem ser ou não úteis para o futuro,
Caminho mais difícil para atingir objetivos futuros.


Mudar para Ct:

Prós :

fazer exame (s) que pretendo de momento,
Curtir das disciplinas, principalmente biologia, matéria preferida era ciências naturais no básico.
Caminho mais fácil para atingir objetivos futuros.


Contras:

Atrasar um ano,
Deixar os amigos "ir",
Desperdiçar um ano de trabalho duro para ter média de 17,4, pode não ser boa mas custou.
Medo e trauma do curso.

Escrevi a maioria que me veio a cabeça.
Opa quanto a profissões e isso, sempre gostei de ajudar, por isso o meu interesse na área da saúde, SÓ QUE fico todo coiso a ver sangue sei lá, não gosto nada de ver ou levar injeções, da me a agonia. Sou mesmo random 😂. De profissões ligadas à saúde (enfermagem), med vet ou enfermagem veterinária, tudo com o meu trauma de sangue, fora disso sei lá professor dos pequenos, até ao 4 ano acho, pode ser r até porwue tive uma professora bastante boa e é por causa dela que nos alunos dela somos como somos, acho que me via a ensinar, MAS não tenho paciência para crianças, 0 mesmo. Fora disso sei lá trabalho administrativo ou isso, mas kinda seca. Não sei mesmo o que gostar ou não.
Quanto a tua pergunta de achar que gosto mais das disciplinas de Ct ou LH acho que é metade metade, hist A e Mat A de fora, bio /geo, macs/Fq. não sei, eu gostava de ter todas honestamente 😅.
Concluindo, a escola começa sexta e coitado de mim, perdido aqui na vida e anxious about that, enquanto o pessoal ta feliz de ir para a escola e tal, também queria ser asism mas prontos, bad luck. Dilema de vida... Enfim.
Acho que é tudo and btw ty por responderes ao meu tópico.
 
Desperdiçar um ano de trabalho duro para ter média de 17,4, pode não ser boa mas custou.
Isto não é verdade. Apenas perderias a nota das 3 disciplinas específicas, podes ficar com a nota das disciplinas gerais e não as repetir. Observa:
Caso existam horários compatíveis, poderás não ter de repetir as disciplinas comuns, fazendo disciplinas de 11° ano OU poderás escolher entre não repetir disciplinas mas não poder fazer logo as de 11°, só quando chegares ao 11° de CT OU repetires para melhoria, ficando a nota de 10° ano da disciplina a melhor entre a que tiveste nos dois cursos

sempre gostei de ajudar, por isso o meu interesse na área da saúde
Não é só na área da saúde que se "ajuda".
SÓ QUE fico todo coiso a ver sangue sei lá,
Então se calhar devias reconsiderar essa questão de ir para Saúde... pelo menos, deves pensar sobre se conseguirás superar isso no futuro ou não. Se achares que não consegues, Saúde não me parece uma boa opção.
fora disso sei lá professor dos pequenos, até ao 4 ano acho
Isso consegues fazer ficando em LH.
acho que me via a ensinar, MAS não tenho paciência para crianças, 0 mesmo
Se gostas de ensinar e não gostas de lidar com crianças, devias antes pensar em ensinar no Ensino Secundário ou no Ensino Superior (precisas de doutoramento para o Superior).
 
Ficar em Lh:

Prós :
não perder 1 ano,
sinto me confortável no curso em si não sei explicar, não detesto mas também não adoro, isto tudo por causa do dia decidi mudar não é, tem que se pedir pedido de mudança (foi numa segunda), terça tive em LH e nesse dia é no dia a seguir tava tão tão nervoso, que cheguei lá a pedir para voltar para LH e disseram me que já tinha sido aprovado e então, eu queria anular pk tava tão anxious que me disseram para ir experimentar e eu fui. Prontos eles tinham fq laboratório nessa hora e a seguir bio (não fui pk o stor não veio), então fui prontos, calhei no turno de um amigo meu e tal, eles acharam estranho e kinda que me aceitaram, prontos fizemos uma experiência e tal, eu ajudei que até entendia daquilo mas mesmo assim tava mesmo nervoso sei lá, só sei que os de LH tavam a ter hist A e a seguir era ef, sei lá tava tal coiso com aquilo tudo que quando era ef bazei dali não sei. Nesse dia anulei a mudança. Eu não sei se não gostei daquilo, se foi a pressão, a mudança não sei mesmo. Foi bad timing mesmo. E desde então que prontos. Continuando,
Continuar com os amigos e acabar o 12 ano + viagem Finalistas, pode parecer infantil mas sei lá, eu curto bué deles e a minha turma de LH era "weird" e eles de ct era mesmo fixe sei lá dava nos bem com certo pessoal.

Contras:

Ter hist A, que sono 😐,
Fazer exames que podem ser ou não úteis para o futuro,
Caminho mais difícil para atingir objetivos futuros.


Mudar para Ct:

Prós :

fazer exame (s) que pretendo de momento,
Curtir das disciplinas, principalmente biologia, matéria preferida era ciências naturais no básico.
Caminho mais fácil para atingir objetivos futuros.


Contras:

Atrasar um ano,
Deixar os amigos "ir",
Desperdiçar um ano de trabalho duro para ter média de 17,4, pode não ser boa mas custou.
Medo e trauma do curso.

Escrevi a maioria que me veio a cabeça.
Opa quanto a profissões e isso, sempre gostei de ajudar, por isso o meu interesse na área da saúde, SÓ QUE fico todo coiso a ver sangue sei lá, não gosto nada de ver ou levar injeções, da me a agonia. Sou mesmo random 😂. De profissões ligadas à saúde (enfermagem), med vet ou enfermagem veterinária, tudo com o meu trauma de sangue, fora disso sei lá professor dos pequenos, até ao 4 ano acho, pode ser r até porwue tive uma professora bastante boa e é por causa dela que nos alunos dela somos como somos, acho que me via a ensinar, MAS não tenho paciência para crianças, 0 mesmo. Fora disso sei lá trabalho administrativo ou isso, mas kinda seca. Não sei mesmo o que gostar ou não.
Quanto a tua pergunta de achar que gosto mais das disciplinas de Ct ou LH acho que é metade metade, hist A e Mat A de fora, bio /geo, macs/Fq. não sei, eu gostava de ter todas honestamente 😅.
Concluindo, a escola começa sexta e coitado de mim, perdido aqui na vida e anxious about that, enquanto o pessoal ta feliz de ir para a escola e tal, também queria ser asism mas prontos, bad luck. Dilema de vida... Enfim.
Acho que é tudo and btw ty por responderes ao meu tópico.
Acho que deves tentar pesquisar melhor sobre os cursos da área de humanidades. Há tantos cursos e essa tua ideia de querer ajudar está presente em vários deles! Ajudar não é só em termos da medicina ou da enfermagem, há n opções fora disso e que, lá está, não envolvem sangue nenhum ( 😆 ).