Olaa!
Vou começar pelo principio, então no 9 ano eu não pensava no que escolher no 10 ano, mas sempre tive aquele pensamento de "vou para humanidades", na altura das matrículas demorei um tempo a pensar em LH ou CT e decidi ir para LH, no início do primeiro período todo bonito, a partir de umas semanas comecei a pensar o que estava a fazer da minha vida, e então lá entrei em numa crise existencial porque é mesmo stressante e decidi mudar para CT, prontos mudei, fui a uma aula laboratorial de FQ e voltei para LH no mesmo dia (ou eu não gostei daquilo ou eu já estava muito apegado ao curso de humanidades, acredito na 2 opção), sendo assim acabei o 10 ano com 17, tais, não me lembro bem e desde então nestas férias tenho pensado sera que estou bem ou estou? (identifico-me mais com cursos superiores de ciências). Depois a malta toda a entrar na faculdade e eu fico come on tou mesmo perdido no secundário. Sendo assim com a escola já a começar não quero nada voltar para lá (como a maioria do pessoal) e ficar deprimido com aquilo. Este tempo de férias tive a pensar será que repito o 10 ano em Ct? Mas nunca teria coragem para o fazer. Vim por aqui desabafar e se alguém está a passar ou passou por algo assim que diga pls, que qualquer dia já não penso normalmente
. Obrigado por me ouvirem pessoal.
Olá, Gabriel! O que pensas sobre o curso é algo relativamente comum: a verdade é que muitos alunos não adoram de morte os cursos do secundário e isso não é impeditivo de que consigam ter excelentes notas. Acho que a primeira coisa que deves avaliar na tua situação (fala com pais, amigos e se quiseres procura o psicólogo da tua escola) é o que compensa mais na tua situação: mudar ou não de curso. Não há uma resposta certa para a tua questão, sendo absolutamente uma avaliação subjectiva e que o que importa é que a decisão que tomes seja a mais satisfatória para ti (mesmo que uma decisão melhor acarrete teres de lidar com partes mais chatas, no entanto, o secundário são 3 anos e se queres ir para o Ensino Superior, o secundário é uma porta de entrada e os 3 anos não querem dizer necessariamente imensa coisa uma vez que estejas no Ensino Superior).
Vamos tentar falar um pouco sobre o que pode ser mais vantajoso num e noutro percurso. À partida, os cursos que mais te interessam estão em Ciências e é nesta perspectiva que vamos tentar analisar.
1) Ficar no curso de LH.
Vantagens potenciais: ficas num curso em que já estás, em que as tuas notas são boas e não perdes um ano na mudança de curso.
Desvantagens potenciais: Terás de fazer exames por tua conta de disciplinas que não tiveste para prova de ingresso (isto é relevante e é uma tarefa exigente que terás, podendo ou não ter a possibilidade de ires para explicações) -> parece-me um pouco árduo, porque além de te preocupares com as provas de ingresso, terás exames obrigatórios e fora toda a preparação ao longo do ano de testes e trabalhos. O que me parece, externamente, é que optares por este percurso poderá ser extremamente cansativo. Não sei que instituições te interessam, mas Enfermagem tem tido notas do último colocado mais altas, como tendencialmente todos os cursos tiveram. Não sei que mais cursos te interessam na área da Saúde, mas em Medicina praticamente nunca entraram alunos de LH simplesmente porque é muito difícil conjugar o estudo de 3 provas de ingresso de disciplinas que nunca tiveram e não porque exista falta de alunos de LH com médias altas. Além disso, tu dizes que detestas História A e é possível que tenhas até de fazer exame a essa disciplina - que tu não gostas e que em princípio não te serve de nada para os cursos que te interessam.
2) Mudar para CT.
Vantagens: Vais para o curso mais indicado para as tuas áreas de interesse e terás oportunidade de estudar as disciplinas que precisas para prova de ingresso. Além disso, com a panóplia de disciplinas em comum (Português, Filosofia, Inglês) + específicas, um aluno de CT tem, à partida, uma escolha muito mais variada de cursos, podendo tanto optar por cursos de ciências sociais e humanas como cursos das mais variadas áreas das ciências. Caso existam horários compatíveis, poderás não ter de repetir as disciplinas comuns, fazendo disciplinas de 11° ano OU poderás escolher entre não repetir disciplinas mas não poder fazer logo as de 11°, só quando chegares ao 11° de CT OU repetires para melhoria, ficando a nota de 10° ano da disciplina a melhor entre a que tiveste nos dois cursos (recomendo a melhoria porque se não melhorares ficas com a nota de LH - imagina que tinhas 17 a Português e em CT 10° ano tiravas 15; a tua nota de 10° ia ser o 17. Mas, ao repetires, às vezes estás melhor preparado e se tiveres um 18, 19, etc. essa passaria a ser a tua nota da disciplina de 10° ano).
Desvantagens: Voltares ao 10° ano, com possibilidade de repetires disciplinas poderá ser chato (mas não é necessariamente perda de tempo, considerando as vantagens). Terás de lidar com disciplinas que gostas menos ou em que sentes que não és tão bom, mas podes melhorar ao longo do tempo e, tal como no percurso 1), talvez tenhas possibilidade de teres explicações. Vários cursos da área da saúde têm disciplinas de componente laboratorial, então não compensa imenso fugires do inadiável. Quanto a matemática, terás que pensar se ficas melhor no percurso LH ou se mesmo sendo desafiante, não conseguirias eventualmente ultrapassar aos poucos as dificuldades a matemática e tornares-te melhor na disciplina, mesmo que não seja excelente. Acho que os impedimentos que tens tido para este percurso são por um lado, estares com receio de matemática e por outro, estares a medir a bitola dos cursos pela nota que já tens em LH. Quanto à primeira situação, é normal mas não é insuperável e quanto à segunda - creio que o melhor conselho é não pensares na comparação, a tua nota em CT poderá ser diferente da que tinhas em LH, assim como em LH poderias ter melhor nota do que em CT e chegares ao exame e tirares notas baixas ou insuficientes para ingressares nos cursos que te interessam. O que me parece correcto é pensares "tenha a nota que tiver, o curso de LH é uma coisa e CT é outra, então não vou perder tempo a comparar como poderiam ser as minhas notas". Há imensos alunos em CT que até podem pensar "Se estivesse noutro curso, se calhar tinha 19 ou 20", mas não mudam de curso e parece-me que a grande motivação tem a ver com os cursos que procuram no Superior.
Eu não sou de todo especialista no assunto, nem conheço a tua situação financeira para poderes ter explicações, mas parece-me gritante que não gostas das disciplinas de LH e todos os teus projectos de curso para o Superior são de áreas das CT. Parece-me trabalhoso ficares num curso por "apego" e em que terás de preparar exames de disciplinas que não tens no percurso, enquanto que em CT, os problemas parecem mais uma questão de ultrapassares dificuldades e tendo as disciplinas, em princípio chegarás ao curso superior com uma preparação melhorzinha.
Aconselho a que procures pelo fórum se alguém de LH foi para Enfermagem e que experiências tiveram, para poderes familiarizar-te com histórias de outras pessoas (embora não sejam uma fonte 1000% segura porque não é a *tua*).
Sobre a minha experiência: No secundário, não pensei muito na escolha porque parecia-me óbvio que gostava muito mais de LH (embora tivesse preferido um curso de teatro, mas não tinha perto). Apesar de várias vezes ter dito que gostava do curso, em retrospectiva, não era um amor de morte, a minha disciplina favorita era História A e as restantes que gostava eram gerais aos cursos, pelo que diria que, em geral, não desgostei, mas tive disciplinas que não me diziam nada (o que não afectou que no final do curso terminasse com 19). No ensino superior, a nível da licenciatura comecei por questionar se não quereria mudar para Teatro, mas acabei por ficar no curso, porque no 2° semestre gostei muito mais das disciplinas; no curso superior, diria que fui mais feliz, mas está também relacionado com ter feito umas 30 disciplinas diferentes, enquanto que no secundário eram menos disciplinas. Mesmo assim, dentro das disciplinas que fiz, não amei de morte todas, algumas não gostei de todo e novamente isso não foi impeditivo de que no final conseguisse puxar a ferros um 18. O único "arrependimento" que tenho é do meu curso não dar acesso a mestrado em ensino, mas é daquelas coisas em que uma pessoa pensa "oh pena, anyways" e faço outras coisas, que me chamaram mais à atenção até do que a possibilidade de ensino obrigatório. A nível de mestrado, não me arrependo da escolha, embora vários profs comentem que tanto poderia estar onde estou como em Teoria da Literatura, ou fora do país (particularmente na Sorbonne, mas é caro e eu detesto francês, 0 interesse) - com o passar do tempo, começamos a perceber que temos imensas opções e nenhuma é errada, são só as nossas opções e o que importa no final do dia é que estejamos q.b. satisfeitos com elas.