Permutas/Transferências

Eu estou no 1ºano de medicina na UBI. Há possibilidade de pedir transferência no final deste ano letivo para a NOVA ou assim?
Olá @Maria Guimarães,
A FCM não tem aberto vagas para transferência (nem a FML). A solução é mesmo como o @davis disse: ou pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior ou ao final dos 3 anos candidatares-te pelo concurso especial para licenciados.

Ninguém sabe, dado que isso não acontece há muitos anos.
Só mais uma dúvida: caso, por exemplo, concorra no próximo ano à FCM pelo concurso nacional e entre, poderei vir a ter equivalências dado que já completei um ano na UBI? E, nesse caso, continuaria no 1º ano, certo?
Desde já muito obrigado pelas respostas e desculpem as dúvidas todas, mas sinto-me mesmo perdida quanto a este assunto.

Só mais uma dúvida: caso, por exemplo, concorra no próximo ano à FCM pelo concurso nacional e entre, poderei vir a ter equivalências dado que já completei um ano na UBI?
Sim, quais só a instituição te pode responder, já que são eles que decidem. Não é tão incomum assim, como te poderão fizer outros utilizadores do fórum, que 2 anos vindos do mesmo curso e da mesma instituição um tenha equivalência a uma disciplina e o outro não à essa mesma disciplina. Digamos que é um processo algo complicado e nada linear.

Boa Tarde,
Estou a frequentar o curso de Medicina na Nova de Lisboa, no entanto gostaria de me mudar para a UBI. Há alguém que queira fazer uma permuta?
E quais é que são os procedimentos para pedir transferência?
Obrigada :)

Olá! Acabei no ano letivo passado o ensino secundário no curso de Ciências e Tecnologias. No entanto a minha ambição era ingressar em Medicina Dentária , e atendendo á minha nota de candidatura, não consegui.( a faculdade pretendida era a Faculdade de medicina dentária de Lisboa).
Neste momento encontro-me, por decisão própria, a assistir ás aulas de matemática e de biologia e geologia para no final deste ano letivo ir repetir os exames das respetivas disciplinas...
Caso não consiga ingressar neste ano no curso pretendido, por concurso nacional, terei alguma hipótese de ir para outro curso com o primeiro ano semelhante, e depois pedir transferência para medicina dentária dentro da mesma instituição? Apelo aos entendidos no assunto que me possam responder. Já ouvi falar que temos a hipótese de Ir para Higiene Oral e no final do ano pedir a transferencia para Medicina Dentária, visto que este curso é abandonado por muitos alunos no final do primeiro ano que pretendem ir para Medicina...
Atenciosamente,

Boa tarde, eu estou no 2ºano de Enfermagem em Coimbra a terminar o 1ºsemestre e pretendo fazer transferência no próximo ano para a Universidade do Minho, gostaria de saber se alguém sabe como funcionam as equivalências e essas coisas do género
Obrigada pela ajuda

Olá @VitóriaCampos
Boa tarde, eu estou no 2ºano de Enfermagem em Coimbra a terminar o 1ºsemestre e pretendo fazer transferência no próximo ano para a Universidade do Minho, gostaria de saber se alguém sabe como funcionam as equivalências e essas coisas do género
Obrigada pela ajuda
O pedido de equivalências é feito depois de entrares no curso, e cabe à instituição decidir se as dá ou não, sendo muitas das vezes um processo pouco linear.

É possível pedir transferência de uma faculdade para outra da mesma universidade no início do segundo semestre? Ou varia de universidade para universidade?

Mas sendo o programa igual não devo ter equivalencias ? Há um limite máximo ? Vou perder tudo o que fiz para trás ?
Só a instituição em causa é que te pode dar a certeza disto, dado que ela pode ter o entendimento que o programa não é bem igual ou que as matérias não são aprofundadas da mesma forma. Não há propriamente limites.

É possível pedir transferência de uma faculdade para outra da mesma universidade no início do segundo semestre? Ou varia de universidade para universidade?
Desde 2015 que não é possível:
Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea

Boa noite. Estou na faculdade de Direito da Universidade de coimbra (a mais prestigiada do país). Contudo, é um ensino muito teórico e doutrinal e o que pretendo do curso de direito é algo mais prático visto que quero seguir com investigação criminal (por exemplo: pj). Há alguém que esteja interessado numa permuta?

Olá @Joana Azul
Boa noite. Estou na faculdade de Direito da Universidade de coimbra (a mais prestigiada do país). Contudo, é um ensino muito teórico e doutrinal e o que pretendo do curso de direito é algo mais prático visto que quero seguir com investigação criminal (por exemplo: pj). Há alguém que esteja interessado numa permuta?
As permutas só são possíveis até 15 dias após as matrículas, pelo que isso já não é uma opção. Só mesmo concorrendo novamente pelo concurso nacional de acesso e/ou concorrendo via mudança de curso.

Boa tarde! Estou interessada em pedir transferência do curso de Gestão na ubi para o mesmo curso na fep, no entanto o meu exame de matemática é um pouco baixo e gostaria de o melhorar. No regulamento da fep diz que "os exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo". A minha questão é, posso repetir o exame de matemática este ano e pedir transferência com esse mesmo exame? De acordo com os prazos do ano letivo 2016-2017 este seria possível, visto que a colocação dos resultados do exame de mat foi a 13 de julho e as candidaturas por transferência apenas terminavam a 22 de julho.

Boa tarde! Estou interessada em pedir transferência do curso de Gestão na ubi para o mesmo curso na fep, no entanto o meu exame de matemática é um pouco baixo e gostaria de o melhorar. No regulamento da fep diz que "os exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo". A minha questão é, posso repetir o exame de matemática este ano e pedir transferência com esse mesmo exame? De acordo com os prazos do ano letivo 2016-2017 este seria possível, visto que a colocação dos resultados do exame de mat foi a 13 de julho e as candidaturas por transferência apenas terminavam a 22 de julho.
Nesse caso parece-me possível visto que os prazos ajudam. Eu estou na mesma situação (ir para a FEP) e também concordo contigo nesse aspeto. Penso que desde que respeites os prazos de candidatura a mudança de curso da faculdade/instituto em questão não há qualquer problema em usares a nota do exame nacional de Matemática deste ano (2017).

Nesse caso parece-me possível visto que os prazos ajudam. Eu estou na mesma situação (ir para a FEP) e também concordo contigo nesse aspeto. Penso que desde que respeites os prazos de candidatura a mudança de curso da faculdade/instituto em questão não há qualquer problema em usares a nota do exame nacional de Matemática deste ano (2017).

Pois também me parece. Obrigada!

Com a média interna conseguia entrar em ciências farmacêuticas mas os exames não me correram bem por isso estava a pensar colocar farmácia no politécnico em segunda opção.
É possível depois de um ano no politécnico fazer a transferência entre o curso de farmácia no instituto politécnico de Lisboa para o mestrado integrado em ciências farmacêuticas na universidade de Lisboa?