Petição para a média de Educação Física ser opcional

@bibbsp

Membro
Matrícula
8 Outubro 2016
Mensagens
29
Olá a todos, venho vos pedir que por favor, compartilhem esta petição, mesmo que não sejam a favor, esta causa é para ser opcional e não abolida.
Nem todos têm a mesma condição e resistência física, por isso contar para média é extremamente INJUSTO!
Opção de utilização da nota de Educação Física, para a média de acesso ao ensino superior, a partir deste ano letivo
Assinei e divulguei. Põe no Twitter
Post automatically merged:

Mas explica-me uma coisa . A partir de que ano letivo é que conta para a média ? Deste (19/20), do anterior (18/19) ou do próximo (20/21)? Quando é que saiu em Diário da República?
Post automatically merged:

nem toda a gente tem capacidade para Matemática, para Português, Física, Filosofia, Biologia etc... também dá para essas serem opcionais?
Podes ter explicação, apoio, etc. Agora , o meu prof está a dar futebol e acrobática. Explica lá como é que aprendo a ser boa a jogar à bola ou a fazer pinos e mortais . Já para não falar que chove no pavilhão . Pedi para fazer um trabalho teórico para recuperar e ele nem quis ouvir - não estão habituados a corrigir trabalhos . Mas , se sabes o mínimo de Português, lês lá OPCIONAL! Já matemática ou português ou Inglês , aviso te já que sem isso não fazes curso nenhum, nem um de desporto!
 
Última edição:

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Mensagens
1,117
Curso
Hello world
Podes ter explicação, apoio, etc. Agora , o meu prof está a dar futebol e acrobática. Explica lá como é que aprendo a ser boa a jogar à bola ou a fazer pinos e mortais . Já para não falar que chove no pavilhão . Pedi para fazer um trabalho teórico para recuperar e ele nem quis ouvir - não estão habituados a corrigir trabalhos . Mas , se sabes o mínimo de Português, lês lá OPCIONAL! Já matemática ou português ou Inglês , aviso te já que sem isso não fazes curso nenhum, nem um de desporto!
Educação Física é tão importante como qualquer uma das outras disciplinas que tens. Tal como em matemática, quando não sabes fazer algo, praticas. No desporto é exatamente o mesmo, treinas. Agora, se me disseres que o interesse /dedicação que a maior parte dos alunos dão à disciplina é pouca ou nenhuma, sim, concordo. Não concordo que educação física conte para efeitos de média para acesso ao ensino superior a qualquer curso, contudo, isso não retira a importância e não deverá fazer com que olhes para educação física como um "intervalo" entre aulas. Muitos dos professores não têm interesse em se esforçar na disciplina, isso é notório quando olhas para a pauta (pelo menos, aconteceu na minha altura ). Se o aluno A é um craque a jogar Futsal e o professor adora Futsal, esse aluno vai ser dos melhores (quer seja ou não bom nos outros desportos), e isso faz com que a motivação de alguns alunos baixe, é normal.
O que quero transmitir, é que educação física é uma disciplina que deve ser obrigatória (contar para efeitos de acesso ao ensino superior só para alunos que queiram seguir a área). Podes não ser boa num desporto, mas pelo menos esforça-te ao máximo para conseguires melhorar, encara esta disciplina como se fosse outra qualquer. Se não fosse educação física, se calhar metade dos alunos do ensino secundário não praticavam qualquer desporto. Está científicamente comprovado que a atividade física é importante para o desempenho escolar.
 

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Mensagens
12,011
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Educação Física é tão importante como qualquer uma das outras disciplinas que tens. Tal como em matemática, quando não sabes fazer algo, praticas. No desporto é exatamente o mesmo, treinas. Agora, se me disseres que o interesse /dedicação que a maior parte dos alunos dão à disciplina é pouca ou nenhuma, sim, concordo. Não concordo que educação física conte para efeitos de média para acesso ao ensino superior a qualquer curso, contudo, isso não retira a importância e não deverá fazer com que olhes para educação física como um "intervalo" entre aulas. Muitos dos professores não têm interesse em se esforçar na disciplina, isso é notório quando olhas para a pauta (pelo menos, aconteceu na minha altura ). Se o aluno A é um craque a jogar Futsal e o professor adora Futsal, esse aluno vai ser dos melhores (quer seja ou não bom nos outros desportos), e isso faz com que a motivação de alguns alunos baixe, é normal.
O que quero transmitir, é que educação física é uma disciplina que deve ser obrigatória (contar para efeitos de acesso ao ensino superior só para alunos que queiram seguir a área). Podes não ser boa num desporto, mas pelo menos esforça-te ao máximo para conseguires melhorar, encara esta disciplina como se fosse outra qualquer. Se não fosse educação física, se calhar metade dos alunos do ensino secundário não praticavam qualquer desporto. Está científicamente comprovado que a atividade física é importante para o desempenho escolar.

Pratiquei Karaté desde os meus 5 anos até por volta dos meus 15 e estive uns 2 provavelmente quase 3 anos em ginásio, apenas agora que não pratico nada em específico e sempre fui um aluno meh a educação física (tirava 3 no básico) quando cheguei ao secundário apanhei um professor exigente no 10º e 11º e fui corrido a 13 nos dois anos (tendo tido 10 no 1º período do 10º porque a avaliação de badminton era literalmente um torneio em que o professor juntou os rapazes todos num grupo e dividiu as raparigas em outros 2 grupos e eu só ganhei 1 único jogo, eu não me importaria com isto se o professor tivesse feito algum tipo de avaliação antes para ver em que níveis estávamos e nos separasse por capacidades e não por rapazes e raparigas) já no 12º com um novo professor acabei com 17, a minha dedicação à disciplina não mudou em nada ao longo dos 3 anos, sempre fiz o melhor que conseguia mesmo que não fosse muito. Sabes qual foi o fator para esta diferença de 4 valores na nota? Um professor valorizava as capacidades, outro professor tinha uma atitude de "ninguém está aqui ensinado, está tudo para aprender e eu prefiro um aluno que se dedique a um que ache que sabe tudo e que é o melhor". Isto não acontece com outra disciplina, e é por isso que digo que uma disciplina com um carácter tão subjetivo em que um professor pode dar 10 e outro pode dar 20 não devia contar para média, excetuando os casos em que o aluno se candidate a um curso na área do desporto.
Dito isto, não retiro a importância de Ed.Física, obviamente.
Post automatically merged:

Agora , o meu prof está a dar futebol e acrobática. Explica lá como é que aprendo a ser boa a jogar à bola ou a fazer pinos e mortais .

Gotta say que ninguém sai do útero da mãe a saber fazer isso tudo, pode não ser possível aprender no tempo em que se tem de aulas mas é, de todo, possível aprender.
 

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Mensagens
1,117
Curso
Hello world
Pratiquei Karaté desde os meus 5 anos até por volta dos meus 15 e estive uns 2 provavelmente quase 3 anos em ginásio, apenas agora que não pratico nada em específico e sempre fui um aluno meh a educação física (tirava 3 no básico) quando cheguei ao secundário apanhei um professor exigente no 10º e 11º e fui corrido a 13 nos dois anos (tendo tido 10 no 1º período do 10º porque a avaliação de badminton era literalmente um torneio em que o professor juntou os rapazes todos num grupo e dividiu as raparigas em outros 2 grupos e eu só ganhei 1 único jogo, eu não me importaria com isto se o professor tivesse feito algum tipo de avaliação antes para ver em que níveis estávamos e nos separasse por capacidades e não por rapazes e raparigas) já no 12º com um novo professor acabei com 17, a minha dedicação à disciplina não mudou em nada ao longo dos 3 anos, sempre fiz o melhor que conseguia mesmo que não fosse muito. Sabes qual foi o fator para esta diferença de 4 valores na nota? Um professor valorizava as capacidades, outro professor tinha uma atitude de "ninguém está aqui ensinado, está tudo para aprender e eu prefiro um aluno que se dedique a um que ache que sabe tudo e que é o melhor". Isto não acontece com outra disciplina, e é por isso que digo que uma disciplina com um carácter tão subjetivo em que um professor pode dar 10 e outro pode dar 20 não devia contar para média, excetuando os casos em que o aluno se candidate a um curso na área do desporto.
Dito isto, não retiro a importância de Ed.Física, obviamente.
Post automatically merged:



Gotta say que ninguém sai do útero da mãe a saber fazer isso tudo, pode não ser possível aprender no tempo em que se tem de aulas mas é, de todo, possível aprender.
Concordo plenamente. É também exatamente por essa razão que não concordo que educação física conte para a média de acesso ao ensino superior, ainda por cima uma avaliação que é feita, literalmente, a "olhómetro".É verdade que os alunos se podem esforçar e terem o azar do professor ser "exigente". A meu ver, existem vários problemas em educação física. Dos professores que tive, sempre vi pouca motivação por parte dos mesmos para darem as aulas e, acho, que no panorama geral a ideia dos alunos é semelhante. Não sei qual é a razão para isso acontecer, mas a meu ver isso está presente. Outro dos problemas, é a vontade de alguns alunos. Muitos sentam-se no banco sem ter a mínima vontade de fazerem algum exercício, porque também não levam muito a sério a disciplina, não sei.
Tudo isto para dizer, que educação física tem vários problemas e que não tem grande lógica, pelo menos da forma como está atualmente, contar para o acesso ao ensino superior.
 

@bibbsp

Membro
Matrícula
8 Outubro 2016
Mensagens
29
Garanto-te que me esforço , tal como todos os meus colegas . Tenho uma coordenação terrível , parece que nasci com dois pés esquerdos. Não sou daquelas que inventa que está com o período ou não leva equipamento. Nem eu nem a minha turma . Mas digo-te , o que o meu prof vê é a aluna que é sempre a última a ser escolhida para as equipas e não ajuda quem tem dificuldades, nem ensina como fazer. Bips, faço até não conseguir mais . Mas não consigo mais que isso . E é injusto ver colegas meus, cujos pais sempre tiveram € para os meter no volley , basquete, rugby, ver com uma média muito superior (17/18/19) e me me vão passar a frente mesmo tendo notas bem inferiores a BG, FQ ou MAT (não se empenham) e eu, que estudo que me farto é que dou o meu máximo , tenho 14 pelo empenho e dedicação, mas não passa disso. Não é justo . Daí defender que seja opcional , para que ninguém fique prejudicado. A importância está no currículo (são 3 anos de EF no secundário! Filosofia ou Inglês são 2 por exemplo).
 
  • Like
Reactions: Mr. Pancakes

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Mensagens
1,117
Curso
Hello world
Garanto-te que me esforço , tal como todos os meus colegas . Tenho uma coordenação terrível , parece que nasci com dois pés esquerdos. Não sou daquelas que inventa que está com o período ou não leva equipamento. Nem eu nem a minha turma . Mas digo-te , o que o meu prof vê é a aluna que é sempre a última a ser escolhida para as equipas e não ajuda quem tem dificuldades, nem ensina como fazer. Bips, faço até não conseguir mais . Mas não consigo mais que isso . E é injusto ver colegas meus, cujos pais sempre tiveram € para os meter no volley , basquete, rugby, ver com uma média muito superior (17/18/19) e me me vão passar a frente mesmo tendo notas bem inferiores a BG, FQ ou MAT (não se empenham) e eu, que estudo que me farto é que dou o meu máximo , tenho 14 pelo empenho e dedicação, mas não passa disso. Não é justo . Daí defender que seja opcional , para que ninguém fique prejudicado. A importância está no currículo (são 3 anos de EF no secundário! Filosofia ou Inglês são 2 por exemplo).
Pois, é complicado quando os professores não ajudam e não têm interesse em ajudar. E também confirmo o que dizes, também tive professores que não ligavam ao empenho e tinham os seus alunos preferidos (aqueles que jogam na equipa não sei de onde) e aqueles que são escolhidos primeiro. Educação Física deve ser encarada como outra disciplina qualquer e deve ser obrigatória, mas não vejo nenhuma lógica para que seja contabilizada para o acesso ao ensino superior. Até porque a aptidão num desporto não se consegue em 2 ou 3 semanas, como se consegue noutras disciplinas e, prejudicar o acesso de alunos empenhados no curso que querem por não terem essa aptidão, não é justo.