Agradeço a tua resposta, boas notas digo médias 16 porque no meu 10ºano brinquei em algumas disciplinas (filosofia, inglês) era imaturo e não sabia o que queria. Isso está a prejudicar-me a média pois tive 13 nessas disciplinas. E não concordo contigo, quando disseste "Se no estado em que estamos actualmente o que vos preocupa mais é poder fazer melhorias, talvez seja preciso redefinir prioridades, sem ofensa
" porque não somos nós que temos o poder na mão, como se diz, eles é que têm a faca e o queijo, se "precisar redefinir prioridades" é sinónimo para retirar direitos dos alunos então eu vivo numa ditadura. Desculpa, mas não compreendes o meu ponto de vista, porque, pelo que vejo, já estás na universidade, já estas lá, agora imagina que desistias do teu curso para entrar num curso de nota mínima 18,3. Ias perder muito tempo da tua vida admite.
Se o problema fosse eu… a verdade é que são mais de 2000 alunos que foram prejudicados. Pessoas que lhes faltavam apenas 1 décima para entrar no seu curso de sonho e foram totalmente decapitadas pela conjuntura atual. Não somos nós que temos de nos adaptar às diretrizes daqueles senhores! O dever do governo é assegurar o direito dos cidadãos, não retirar direitos às pessoas!
Até posso estar a fazer uma tempestade num copo de água, e no final permitirem, mas sinto que o meu esforço não vale de nada, pois se não melhorar as disciplinas que me estão a puxar a média para baixo, nem 20 nas 3 provas de ingresso me deixam seguir o meu sonho que tem 18,3 de mínima, o meu futuro está nas mãos do governo.
Pelo caminho que a pandemia está a tomar, sinceramente, é difícil dar melhorias. Mas não faz mal, no ensino superior continua a haver e não à problema nenhum. Depois do erro que fizeram no Natal, é uma tristeza cortar as melhorias, nem sei o que faço da minha vida se fizerem isso, ainda apanho uma depressão ou algo assim…
Com os meus cumprimentos.
Mas lá está, se tens média final de curso de 16, mesmo que subisses de 13 para 16 ou mais nessas disciplinas em exame, tens de considerar o impacto que isso vai ter na tua média. E fazeres 1 ou 2 melhorias é diferente de tentares melhorar 3 ou 4, ou 6 disciplinas que é o que estás a tentar fazer tudo no mesmo ano, o que, sendo um ano mais normal ou não, é sempre algo complicado. De qualquer das formas, só posso desejar-te muita sorte, porque acho que vais estar a fazer um esforço extremo, que espero não ser contraprodutivo no final dos exames, uma vez que o que vais precisar sobretudo é de notas excelentes nas provas de ingresso, muito mais do que nas melhorias em si, mas isso cabe-te a ti decidir.
Por mim podes perfeitamente discordar, só acho que no meio de uma pandemia em que estão mais de 200 pessoas a morrer diariamente e em que um dos grupos com mais contágios são precisamente os jovens, parece-me insensato achar que o direito fundamental das pessoas são as melhorias. Lamento, não é e por isso é que falei em redefinir prioridades. Perder um ou dois anos (ou mais, se for preciso) para alcançarmos o que queremos (neste caso, um curso universitário), não é um drama quando comparado ao facto do sistema de saúde não ter resposta para as emergências que as pessoas estão ou poderão vir a ter, por estar em ruptura total. Os jovens não vivem propriamente sozinhos, muitos vivem com adultos, outros vivem com pessoas de risco, não podemos tomar o assunto de ânimo leve e responsabilizar os políticos, quando uma boa parte da situação cabe também a nós e às nossas acções. Enquanto que, no teu caso (e no das 2000 pessoas de que falas), se não forem possíveis as melhorias, com esforço consegues recuperar noutros anos, uma pessoa que perca a vida nesta pandemia não pode propriamente ressuscitar dos mortos, mas okay, eu percebo perfeitamente que isso afecte o teu estado psicológico. Só acho que é preciso pensar com sensatez e não espalhar a resposta
antes da decisão ser tomada, especialmente quando o parecer inicial era de que as melhorias voltariam, em princípio.
Acho igualmente perigoso dizeres que vives numa ditadura, já agora, só porque há a possibilidade de restringirem as melhorias, possibilidade essa que está
longe de ser confirmada. Isso não é ditadura, os teus direitos estão a ser mais protegidos do que retirados permanentemente, mas não vou sequer perder mais tempo com esta questão. Aproveito e acrescento que se calhar até estou numa situação tão grave como a tua, visto que para concluir a minha licenciatura preciso de um estágio que, se for cancelado pela pandemia, só poderei realizar daqui a um ano, o que atrasa a conclusão da minha licenciatura e a minha ida para mestrado. É uma chatice? É, claro, vai custar mais dinheiro do meu bolso, coisa que não me posso dar propriamente ao luxo de fazer, mas se tiver de ser, não vou defender o indefensável porque uma coisa me beneficia
Novamente, o parecer inicial seria de que as melhorias regressariam, portanto, não acho que existam motivos para atacar já uma situação imaginária que ainda não se sabe. E dizeres que estou dentro da universidade não invalida que não compreenda as coisas, já agora, a capacidade de compreender a situação não tem a ver com eu precisar de ir para Medicina ou ter média de 183 (se te interessa assim tanto, ia """"perder"""" anos a estudar para as 3 provas de ingresso, porque não tive as disciplinas e ia sujeitar-me aos exames para conseguir entrar ou não no curso, como qualquer outro aluno de LH. Não acho que isso seja perder anos, com ou sem pandemia. Se estivesse na tua situação e precisasse fazer 9 exames, provavelmente não iria fazer tantos exames e se ainda assim fossem mais do que as 3 provas de ingresso, faria exames em 2 anos diferentes, uma vez que acharia difícil fazer 3 exames com uma média dos 3 muito boa + subir a outras disciplinas, mas isto é só a minha opinião sobre as avaliações).
Percebo perfeitamente o quão triste podes estar por potencialmente teres de ficar mais do que 1 ano a lutar para ires para o que queres, mas acho que no meio da situação toda, se é o que realmente queres, vai sempre valer a pena, demores o tempo que for preciso. Há pessoas a tirarem licenciaturas noutros cursos para poderem entrar pelo concurso de licenciados. Todos os anos há sempre pessoas que não entram em Med por 1 décima, 2, 3 décimas, sempre aconteceu e vai sempre acontecer porque o curso tem vagas finitas. A culpa das médias altas não foi por não existirem melhorias (aliás, dado o que aconteceu no ano passado se existissem aqueles exames
E melhorias, as médias seriam provavelmente ainda mais altas do que o 183 que já achas ser altíssimo). Não estás sozinho de todo a tentar entrar em Med e acho que o caminho certo é continuares a esforçar-te, mesmo que alguns dos teus planos possam ter de ser adiados (mas sendo muito sincera, acho muuuuuuito complicado uma pessoa ir fazer 3 exames de disciplinas de CT e tirar notas muito altas + melhorar 6 disciplinas e efectivamente isso resultar completamente; aliás, muitas vezes os alunos com boas notas fazem-se fazendo escolhas, em que às vezes as escolhas implicam deixares exames/cadeiras para outro ano e coisas do género para obteres um melhor resultado). Se os exames este ano contarem para a média, é possível que as notas baixem e, portanto, mesmo tendo uma média na casa dos 160's, se tiveres notas muito altas nos exames, nada é impossível.
Acho que as melhorias do superior e do secundário não têm ponto de comparação pelo simples facto que o ES é autónomo nessa decisão, portanto, enquanto puderem ser feitas, as faculdades têm liberdade de o fazer. O Secundário é regido de outra forma, mas, pela milésima vez, apesar do agravamento da pandemia, não houve ainda qualquer parecer sobre a possibilidade de não existirem melhorias. Tem calma e espera pela informação oficial antes de já estares efectivamente chateado, provavelmente é tempo em que te focas na quantidade de exames que pretendes fazer. Boa sorte!