Diogo, eu faço parte da Equipa Uniarea, estás literalmente a duvidar do conhecimento de uma pessoa que conhece o processo que estás a falar, mas okay, vai lá à vontade aos exames de 2ª fase a acreditar que vão alterar as tuas notas para a 1ª fase do concurso deste ano

Os exames de 2ª fase só contam como 1ª fase para o concurso
SE e apenas se coincidirem com as datas e horas de outros exames nacionais. Não havendo sobreposição, nada feito. O que me estás a dizer nada tem a ver com o assunto de que estamos a falar, o que essa parte que citaste quer dizer é que podes indeterminadamente ir fazer melhorias para efeito de acesso ao ensino superior, desde que o código do exame seja o mesmo.
Não, de todo, o que te estou literalmente a dizer e que é verdade é que se fores este ano à 2ª fase dos exames de 2021, essas notas só contam para a média interna do concurso nacional do ano seguinte, ou seja 2022. Se tens dúvidas de que estou certa, o próprio
@davis (que escreveu o artigo que estás a citar) pode confirmar.
O 17,5 de BG serve para entrar, se fizeste o exame em 2019 ou anos posteriores, essa nota serve como PI. Se o 17,5 foi na 2ª fase, só serve para a 2ª fase do concurso, sempre que seja prova de ingresso.